6 passos para fazer eventos de sucesso

Está fazendo de tudo para que seus eventos deem certo mas eles, por algum motivo que você não sabe, não dão? A fidelização de clientes após seus eventos não está com uma taxa tão alta? Esses são problemas comuns de muitos organizadores de eventos que não seguem todos os passos para realizar eventos de sucesso.

Esses passos são fundamentais para que o evento funcione da melhor maneira e também possa agradar aos clientes – ponto extremamente importante, que pode ocasionar na fidelização e, consequentemente, no sucesso da empresa. 

Neste artigo vamos te ensinar 6 passos para fazer eventos de sucesso e como os organizadores podem colocar isso em prática, impulsionando o sucesso das empresas. Acompanhe as dicas:

1. Planeje o evento

Todo organizador precisa de um bom planejamento para atingir seus objetivos, que neste caso, é realizar eventos de sucesso. Mas para que isso realmente dê certo, é importante que esse planejamento seja feito com antecedência

Dessa forma o organizador pode pensar em todos os detalhes necessários para que esse evento tenha seu objetivo atingido.

Neste sentido, podemos pensar em alguns planos que devem ser feitos e seguidos no momento de planejar esse evento, como:

  • Segmento do evento: deve ser definido o quanto antes para a possibilidade de seguir um direcionamento. Será um evento gastronômico? Um evento esportivo? Um evento sobre um curso online? Todos esses pedem planejamentos diferentes, fique atento; 
  • Não queira fazer o evento sozinho: ao planejar um evento é muito difícil fazer tudo sozinho. Por isso, se você tem um time, delegue funções aos seus funcionários;
  • Organize datas: tenha um cronograma estabelecido e siga o que é necessário fazer em cada data prevista. Dessa forma, não existem margens para atrasos e imprevistos;
  • Faça um orçamento: importante para que o organizador não gaste mais do que o previsto e não tenha prejuízos ao invés de lucros;
  • Decoração: esse passo pode transmitir credibilidade a empresa, já que muitos clientes se encantam pelo que vêem. Invista em uma decoração que se assemelhe a empresa.

Todos esses pontos citados são muito importantes e devem ser feitos, pelo menos, com um semestre de antecedência. Assim o organizador terá tempo de planejar todos os aspectos do evento.

Após isso, não podemos deixar de pensar em um aspecto muito importante: a divulgação. 

2. Faça uma divulgação efetiva

Um ponto chave para um evento ser um sucesso é fazer uma divulgação eficiente do mesmo. Isso pode ser feito através do site do evento e das redes sociais. Divulgue datas, horários, local e do que se trata o evento.

Fazendo isso, os clientes que não estão no mailing poderão saber mais e se interessarem pelo evento, facilitando o interesse de outras pessoas pelo evento que acontecerá.

3. Observe seu público

Preste atenção nas características que o seu público apresenta, como idade, gênero, posicionamentos, gostos pessoais, entre outros.

Assim, você elabora um evento que seja condizente com os perfis de seus clientes, gerando mais proximidade entre a empresa e eles. 

Conhecer e entender seu público é o primeiro passo para iniciar o processo de elaboração de eventos de sucesso. Além disso, possibilita o auxílio em muitos outros aspectos, como  identidade visual, por exemplo.

4. Tenha uma identidade visual no seu evento 

Como citamos em um dos tópicos anteriores, definir o segmento do evento é muito importante para que o planejamento seja iniciado. Mas, além disso, direciona também a identidade visual que o organizador deve construir para o evento. 

O conceito de identidade visual consiste em uma representação visual de um produto, empresa ou marca. Resumindo, é o que torna uma organização diferente das outras por alguma característica em específico.

Construir uma identidade visual para um evento inclui alguns passos importantes, como: 

  • Definir as cores usadas;
  • Quais imagens podem ou não aparecer;
  • Qual fonte de letra é a mais adequada para ser usada nos cartazes, slides, folhetos e/ou banners;
  • Logotipo;
  • Tenha um aspecto que diferencie o evento: pode ser um slogan, um conceito ou um produto.

A identidade visual é muito importante para o evento. Os clientes associam os aspectos estabelecidos à marca, o seu diferencial.

No entanto, quando falamos sobre eventos de sucesso não podemos pensar apenas no planejamento, mas sim, no momento no qual o evento ocorrerá. Esse é um momento chave para a fidelização de clientes, por exemplo.

5. Ofereça o melhor tratamento aos inscritos no evento

No momento do evento, além de oferecer uma boa estrutura – que provém do planejamento feito pelo organizador meses antes – é importante que os inscritos no evento sejam muito bem tratados no ambiente.

Essa etapa é essencial para a imagem que o cliente terá no evento sobre a empresa. Dentre as ações que devem ser tomadas durante o evento, podemos destacar:

  • Ofereça comes e bebes: quem não gosta de chegar em um evento e poder comer e beber alguma coisa, né? Esse é um tratamento muito importante pois fará com que os clientes se sintam acolhidos e bem tratados;
  • Treine a equipe que irá trabalhar no evento: é importante lembrar os funcionários no treinamento a sempre manter a cordialidade e ter como lema a frase: o cliente tem sempre a razão. Um bom atendimento gera uma maior chance de fazer com que o evento seja um sucesso;
  • Brindes: oferecer brindes na entrada ou saída do evento faz com que o cliente se lembre da sua empresa – principalmente se for um brinde útil, como uma caneca ou uma camiseta. Ao se sentirem presenteados, os clientes tendem a ter mais proximidade e preferência pela empresa;
  • Sorteios: realizar sorteios no evento de algum item relacionado a marca pode aproximar o cliente da marca, fazer com que ele se sinta ‘sortudo’ por estar presente. Essa euforia ficará marcada no cliente, podendo gerar, a partir disso, a fidelização de clientes.

6. Inscrições online 

Hoje em dia quanto mais a tecnologia é usada, mais rápido as coisas acontecem. Nos eventos isso não é diferente, a tecnologia ajuda – e muito. Principalmente na etapa da inscrição.

Oferecer a inscrição do evento pela internet facilita o primeiro passo que o público precisa dar para participar. 

A inscrição online deve ser realizada por meio de um formulário a ser preenchido pelo público, devendo ser disponibilizado através de uma plataforma de gestão

Já conhece o E-inscrição?

Somos uma plataforma de gestão de eventos e cursos com a menor tarifa do mercado: enquanto em outras plataformas são cobrados pelo menos 10% do valor da inscrição, no E-inscrição a tarifa é de apenas 6,9%. 

São mais de 36 mil eventos e cursos realizados em mais de 2 mil cidades do Brasil. 

Oferecemos uma gestão completa de eventos, desde a inscrição até o certificado, passando pela comunicação, financeiro e check-in. 

Você pode começar a usar a plataforma de forma gratuita, sem pegadinha!

Conheça nossas funcionalidades:

  • Processo seguro e 100% integrado com o mais alto padrão de segurança da indústria financeira: criptografia avançada + PCI Compliance;
  • Formulário personalizado: defina cada informação que os inscritos devem preencher para se inscrever no seu curso ou evento;
  • Gestão e controle: Painel de indicadores em tempo real, página de pesquisa avançada de inscrições e exportação dos dados para uma planilha;
  • Aplicativo de credenciamento: faça o controle de acesso dos participantes pelo aplicativo – que detecta possíveis fraudes – através do seu celular de forma simples e rápida, por leitor de QRcode;
  • Comunicação com os inscritos: envie e-mails para os inscritos que desejar ou para toda sua lista de contatos para divulgar lançamento de novos eventos;
  • Página do evento e comunicação: crie seu evento e ganhe uma página com design moderno e simples de configurar. 

E muito mais! Clique no botão abaixo para ter uma experiência incrível com a melhor tarifa do mercado. Você pode se surpreender com o quanto pode fazer eventos de sucesso com a ajuda do E-inscrição. 

Gostou deste artigo? Comente aqui embaixo quais das ações que citamos você não conhecia e vai colocar em prática!

Sobre o Autor

1 Comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *