Gestão de pessoas em eventos: conheça os benefícios de delegar funções

Saber delegar funções é a chave para uma liderança eficaz!

Delegar funções é essencial para manter um alto nível de produtividade e organizar seu evento gastando menos tempo. Isto permite que você faça um melhor uso do seu tempo e habilidades, além de ajudar outras pessoas da equipe a crescer e a se desenvolver para alcançar todo o seu potencial.

A delegação de funções exige que os membros da equipe tomem decisões e sejam responsabilizados pelos resultados. Sendo assim, muitos organizadores de eventos possuem dificuldades em delegar tarefas, principalmente por medo de falhas na execução das atividades.

Como líder, delegar é importante, porque você não pode, e não deve, fazer tudo sozinho. Então, neste artigo, você descobrirá os benefícios de delegar funções na hora de organizar um evento.

Os benefícios de delegar funções na hora de organizar um evento

Primeiramente, a delegação de funções não se resume em espalhar ordens e esperar que sua equipe as realize.

A maioria das pessoas pensa que delegação e alocação de funções são a mesma coisa, porém, delegar significa tirar o melhor proveito dos colaboradores do comitê de organização, maximizando a produtividade.

Mesmo tendo muita experiência em organizar eventos, você não pode fazer tudo sozinho!

A delegação fortalece sua equipe, cria confiança e auxilia no desenvolvimento profissional. E, para os líderes, ajuda a aprender a identificar quem é mais adequado para lidar com tarefas ou projetos. 

A seguir, estão listados os 6 benefícios de delegar funções na hora de organizar um evento.

1. Melhor conhecimento da equipe

Primeiro, já está claro que todo organizador de evento precisa de ajuda e suporte.

Para que um líder possa delegar tarefas, é necessário um bom conhecimento sobre a sua equipe, que deve ser capacitada, de confiança e estar alinhada com as expectativas em relação ao evento.

Um dos benefícios de delegar funções na hora de organizar um evento é exatamente o fato de obrigar o líder a compreender as habilidades e experiências de cada colaborador e entender como a equipe funciona, para assim orientar o time de forma que alcance os maiores resultados.

A proximidade com os colaboradores gera uma relação de confiança!

Enfim, é necessário conhecer sua equipe para escolher o membro certo para a tarefa certa. Aquele líder que não conhece sua equipe não sabe o que extrair de melhor nela.

2. Desenvolvimento de habilidades

Um bom líder é aquele que conhece seu time e delega funções de maneira personalizada, de modo que as habilidades de cada membro sejam bem aproveitadas e as tarefas sejam executadas de forma mais eficaz.

Um dos grandes benefícios de delegar funções na hora de organizar um evento é o desenvolvimento de competências e habilidades.

A delegação de tarefas permite que os membros da equipe cresçam e desenvolvam suas habilidades, se tornando mais qualificadas para a realização das atividades. O time será capaz de adquirir conhecimentos e aprender novas habilidades, o que o prepara para mais responsabilidades no futuro.

A falta de alguém capacitado para executar uma determinada tarefa não significa que ela não pode ser delegada. A maioria das habilidades pode ser aprendidas!

Então, compartilhe treinamento e materiais para desenvolver habilidades que os membros ainda não possuem. A capacitação pode não parecer chamativa à primeira instância, mas isso será refletido na excelência da execução das atividades.

3. Conexão entre pessoas

O sucesso de um evento vai depender do nível de colaboração entre os membros do grupo. Por essa razão, manter a equipe de trabalho unida é essencial para realizar um projeto.

É fundamental que os membros do comitê de eventos mantenham laços positivos. Isso não significa forçar amizades entre os colaboradores, mas, sim, criar um clima harmônico, de modo que todos atuem em conjunto, querendo auxiliar um ao outro.

Outro benefício de delegar funções é a possibilidade de aumentar o nível de interação e senso de trabalho em equipe, uma vez que se cria um sentimento de pertencimento.

Quando o colaborador se sente parte de algo, ele se sente mais motivado e se compromete mais com o trabalho.

4. Aperfeiçoamento da comunicação

Delegar funções não dá certo se a comunicação entre a equipe é falha e atravessada. Um dos benefícios de delegar funções na hora de organizar um evento é a aprimoração da comunicação entre o time.

Para alcançar metas e objetivos, o time precisa estar alinhado e entender o que deve ser feito.  Com uma comunicação eficaz, é possível fazer com que todos sigam na mesma direção.

Então, para delegar funções, é fundamental deixar claro ao time o que você espera deles. Ao definir expectativas claras, você os ajuda a planejar como executar a tarefa.

Por fim, a delegação de funções também é benéfica para a comunicação, pois estimula o feedback!

Para conquistar bons resultados é necessário conduzir os colaboradores com sintonia e estimular a confiança entre os membros através de uma boa comunicação.

5. Aumento da produtividade

O planejamento de um evento requer energia e tempo, e fazer o tempo valer a pena é desejo de todo organizador.

A delegação é o processo de aprender a confiar em outras pessoas no auxílio da conclusão de tarefas e projetos, resultando em maior produtividade, qualidade e foco.

Delegar funções é um benefício na hora de organizar um evento, pois permite tirar o máximo de proveito de equipe e fazer com que a sua produtividade aumente.

Então, encarregar outras pessoas de atribuições que seriam executadas por você é uma solução para evitar o acúmulo de atividades e a falta de andamentos em processos importantes do planejamento do evento.

Delegando funções, todas as tarefas provavelmente serão realizadas de maneira melhor, mais rápida e muito mais eficaz do que você poderia ter feito sozinho.

6. Aumentar a criatividade

A criatividade é a capacidade de criar coisas novas, bem como transformar situações e inovar no modo de agir.

Um líder que sabe delegar concentra-se nos resultados, e não nos procedimentos, dando autonomia para cada membro do time ser criativo e usar seus próprios métodos e processos.

Não existe apenas um único caminho para fazer algo. Um dos benefícios de delegar funções na hora de organizar um evento é que, através da autonomia, você incentiva sua equipe a trabalhar com confiança e criatividade.

Em vez de utilizar uma abordagem linear, incentivar a criatividade na hora de organizar um evento permite abordar uma situação de todos os ângulos, ver as coisas de maneira diferente, lidar melhor com as incertezas e imprevistos e encontrar novas formas de resolver problemas.

Não delegar funções e atividades pode resultar em uma grande quantidade de tarefas acumuladas, estresse e correria durante a organização do evento.

Se você tem problemas para delegar funções, comece delegando apenas as tarefas menores e evolua gradualmente.

Você pode, por exemplo, fazer uma lista de tarefas, reunir a equipe e permitir que os colaboradores selecionem as tarefas que mais têm interesse em assumir, pois permitir que cada um escolha sua tarefa será o primeiro passo para criar confiança e inspirar o envolvimento da sua equipe.

Depois que uma tarefa é delegada, encoraja mais confiança e respeito dentro de sua equipe e ajuda a evitar interrupções na comunicação ou no entendimento do time. 

Jamais deixe de acompanhar o andamento das atividades. Uma dica é manter um cronograma contendo todas as tarefas, descrevendo quem é o responsável, o prazo e o progresso.

Por fim, quando todo o trabalho estiver concluído, não deixe de reconhecer o mérito, as vitórias e progressos daqueles que te ajudaram a organizar o evento e dê aos membros da equipe os feedbacks necessários para melhorar o desempenho da tarefa no futuro.

E então? Gostou do artigo? Veja também os 7 passos para organizar seu evento gastando menos tempo.

Conheça a E-inscrição, somos a plataforma de gestão de eventos que preza por uma experiência incrível com o melhor preço do mercado! Você irá surpreender-se com a facilidade e praticidade que oferecemos a você, produtor de eventos!

Clique no botão abaixo e cadastre grátis, agora mesmo! 

Nós sabemos como ajudar você nessa jornada...

Vem com a gente!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This