Ferramentas para trabalho em equipe: conheça as 8 melhores

Vivemos em uma época em que as relações profissionais mudam a todo instante. O avanço da tecnologia pede maior rapidez na troca de informações e pessoas dinâmicas para lidar com tanta novidade. Por esta razão, o mercado tem investido bastante na criação de ferramentas para trabalho em equipe com o intuito de atender a esta nova demanda.

São programas que permitem o compartilhamento de ideias e o armazenamento de informações, além de serem ferramentas eficazes para manter a comunicação constante entre a empresa, seus profissionais e outros colaboradores. Neste post, reunimos 8 opções de ferramentas para trabalho em equipe incríveis que vão ajudar sua equipe a otimizar o trabalho. Confira!

1. Evernote

Apesar de não ser voltado apenas para o meio empresarial, o Evernote é famoso pela facilidade e diversidade de funções. Trata-se de um grande bloco de notas com anotações diversas — desde as mais simples até links para visitar em outro momento. Além disso, dá para inserir PDFs, imagens, áudios e outros arquivos.

Para quem pensar que esta ferramenta é apenas individual, ela funciona muito bem na organização do trabalho em equipe. Por meio dela, funcionários de uma empresa podem compartilhar informações com o restante do time, com outros departamentos e até mesmo com clientes externos.

Outro benefício do Evernote como instrumento colaborativo é a redução de e-mails. Em vez de trocar várias mensagens durante a execução dos projetos, os membros da equipe, fornecedores e clientes colaboram entre si nos Cadernos Compartilhados. Além de agilizar as conversas, os membros podem acompanhar as atualizações por meio do fluxo de atividades.

2. Slack

Esta é uma ferramenta excelente para a comunicação durante o trabalho em equipe e uma das ótimas opções de ferramentas para trabalho em equipe. Neste aplicativo, é possível criar conversas privadas com um ou mais membros, sem a formalidade que normalmente as reuniões têm.

É como um escritório virtual e, no que se refere à comunicabilidade, funciona semelhante ao Skype. No entanto, o Slack apresenta funções mais voltadas para o trabalho. É o caso dos canais, que permitem o compartilhamento de links para leitura.

Também é uma boa opção para pessoas que fazem trabalho remoto e precisam interagir com outros colegas a distância.

3. Google Docs

De forma resumida, o Google Docs é um editor de texto na nuvem. Mas o que muita gente não sabe é que sua funcionalidade vai além da edição de textos. Por meio dele, toda uma equipe pode trocar informações a respeito de uma tarefa, fazer edições, construir relatórios e acessá-los de qualquer computador ou dispositivo móvel.

O compartilhamento e as edições simultâneas talvez sejam as funções mais eficazes para a produtividade do grupo. Elas permitem que toda a equipe trabalhe junto em um determinado projeto, podendo acrescentar caixas de diálogo, fazer comentários, adicionar perguntas e até mesmo fazer videoconferência.

Resumindo, o Google Docs torna possível que várias pessoas trabalhem ao mesmo tempo em um documento — revisando, editando e discutindo ideias — sem trocar um único e-mail.

4. Google Hangouts

Quando se trata de trabalho em equipe, impossível não pensar em reuniões. Entretanto, em vez de encontros longos, presenciais e formais, essa ferramenta permite reuniões via chamada de vídeo — com compartilhamento de textos e áudios também — entre os integrantes de um time.

Além de otimizar o tempo e permitir que várias pessoas em lugares distintos se reúnam, o Google Hangouts evita gastos com viagens de negócios, já que ele pode ser acessado em qualquer lugar do mundo, desde que haja um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.

5. Trello

O Trello foi pensando para empresas e grupos de pessoas, mas também funciona individualmente. Dentre as ferramentas colaborativas, talvez o Trello seja a mais indicada para quem gosta de organizar as tarefas de forma mais visual.

Basicamente, a plataforma permite a digitalização dos post-its. Dentro de cada projeto é possível criar boards que, por sua vez, são preenchidos por tarefas. Os membros da equipe podem adicionar arquivos, comentários, marcar outras pessoas, fazer murais, adicionar checklist, dentre outras coisas.

Tudo isso em um programa leve e visualmente agradável, já que é possível separar os projetos por cores. Sem contar que é uma forma gratuita e flexível de organizar todo o trabalho e acompanhar a produtividade do time.

Dá para usar no computador e no celular, além de ter integração com o Dropbox, Google Drive e OneDrive.

6. Asana

Assim como o Trello, o Asana permite que sua equipe esteja em um mesmo ambiente virtual. Essa funcionalidade melhora a comunicação, o desenvolvimento de projetos e aumenta a produtividade.

Baseada na nuvem, é mais uma alternativa de comunicação valiosa para o trabalho. Por meio dela, é possível monitorar conversas, projetos e tarefas. Além disso, dá para adicionar comentários, checklist, prazos, pagamentos e arquivos a cada tarefa.

Sem contar que a criação dessas tarefas é bem simples, podendo ser organizadas de acordo com o projeto do qual fazem parte. Por fim, conta também com um calendário em que estão registrados todos os trabalhos de acordo com seu status: entregues ou pendentes.

7. Dropbox

Bastante popular, o Dropbox oferece mais que o compartilhamento de documentos. Por meio dele, você tem acesso aos seus arquivos de qualquer computador ou celular, desde que eles rodem nas plataformas Android, Mac, Windows, iOS e Linux.

Ele sincroniza toda informação armazenada com todos os seus dispositivos. Isso significa que suas informações estão seguras e acessíveis para você e sua equipe, que pode compartilhar arquivos com você por meio de permissões, que são disponibilizadas na versão Pro.

8. Doodle

Trata-se de um sistema de agendamento online para marcação de reuniões com colegas de trabalho e uma ótima . Um dos desafios na hora de marcar um encontro de trabalho é lidar com a dificuldade de reunir todos em um mesmo dia e horário.

Para auxiliar nesta tarefa, o Doodle permite pesquisar com cada membro da equipe o melhor momento para um encontro por meio de enquetes. Assim, cada um fornece sua disponibilidade e fica mais fácil encontrar um consenso entre todos.

Como você pode notar, existem diversas ferramentas para trabalho em equipe eficazes no mercado. Você pode usar uma ou mais e colocar o serviço em dia com a equipe de forma prática e segura.

#BÔNUS E-I

Se você é um empreendedor ou um profissional que deseja se destacar no mercado, oferecer cursos e workshops pode ser a chave para o seu sucesso. Além de ser uma maneira de compartilhar seus conhecimentos e habilidades, é uma ótima oportunidade para expandir sua rede de contatos e aumentar sua visibilidade no mercado.

No entanto, organizar cursos e workshops não é uma tarefa fácil. É preciso planejar cuidadosamente cada etapa, desde a escolha do tema até a divulgação do evento. E é exatamente por isso que criamos este e-book exclusivo: para ajudá-lo a organizar cursos e workshops de maneira eficiente e bem-sucedida.

Ao baixar o nosso e-book [E-book] Tudo que você precisa saber para organizar cursos e workshops, você terá acesso a dicas valiosas que o ajudarão a:

  • Escolher o tema certo para o seu curso ou workshop
  • Definir o público-alvo e as necessidades dos participantes
  • Elaborar um cronograma de atividades e conteúdo
  • Divulgar o evento de forma eficaz
  • Escolher os recursos certos para apoiar suas aulas
  • Avaliar o sucesso do evento e obter feedback dos participantes
  • Com todas essas informações em mãos, você estará pronto para organizar cursos e workshops que deixarão uma impressão duradoura em seus participantes e ajudarão a aumentar sua reputação no mercado. E o melhor de tudo é que o nosso e-book é completamente gratuito!

Então, não perca mais tempo e baixe agora mesmo o nosso [E-book] Tudo que você precisa saber para organizar cursos e workshops. Com ele, você terá todas as ferramentas necessárias para se tornar um organizador de eventos bem-sucedido e se destacar no mercado.

Ferramentas para trabalho em equipe

Sobre o Autor

8 Comentários

  1. Aw, this was an exceptionally good post. Taking a
    few minutes and actual effort to make a superb article… but what can I say… I put things off a whole lot and
    don’t manage to get anything done.

    My web page; delta 8 carts

  2. This is the perfect blog for everyone who hopes to find out
    about this topic. You realize a whole lot its almost tough to
    argue with you (not that I personally would want to…HaHa).
    You certainly put a brand new spin on a topic that’s been discussed
    for a long time. Great stuff, just excellent!

  3. What i don’t understood is actually how you’re no longer actually a lot more smartly-preferred than you might be right now.
    You’re so intelligent. You realize therefore considerably
    in the case of this matter, made me personally imagine it from a lot of various angles.
    Its like men and women aren’t involved until it is something to do with Woman gaga!
    Your own stuffs great. All the time care for it up!

  4. Howdy! I could have sworn I’ve visited your blog before but after going through many of the articles I realized it’s new to
    me. Anyhow, I’m certainly delighted I found it and I’ll be bookmarking it and checking back regularly!

  5. Howdy very nice website!! Guy .. Beautiful .. Amazing ..

    I will bookmark your blog and take the feeds additionally?
    I am glad to seek out a lot of helpful info here within the post,
    we need work out more techniques on this regard, thanks for sharing.
    . . . . .

  6. You could definitely see your skills within the article you write.
    The arena hopes for more passionate writers like you who aren’t afraid to mention how they believe.
    At all times follow your heart.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *