7 livros que você deve ler para melhorar a produtividade

Ao contrário do que você pode estar pensando agora, ser produtivo não é produzir mais com menos. A produtividade está intimamente ligada à ideia de gastar menos tempo e energia produzindo, mas para que esse período restante seja dedicado a outras atividades, sejam elas voltadas ao trabalho ou não.

Mas, afinal, o que é preciso fazer para melhorar a produtividade? Uma coisa é certa: não se trata de uma tarefa fácil, muito menos que se resolve do dia para a noite. É preciso determinação e, principalmente, dedicação diária para alcançar um nível que seja saudável e oportuno para os seus interesses.

A boa notícia é que existem algumas técnicas que ajudam (e muito!) a chegar ao ponto de equilíbrio. Pensando nisso, listamos 7 livros com diferentes ideias que ensinam a identificar e mudar hábitos nocivos, administrar o tempo, concentrar somente no que importa, ser criativo e muito mais. Confira!

1. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Já parou para pensar em quais são os seus hábitos errados? Foi com essa reflexão que o repórter e pesquisador Charles Duhigg criou a teoria de que a mudança de hábitos pode transformar a vida das pessoas.

Em “O Poder do Hábito”, ele afirma que, para melhorar a produtividade, é preciso acabar com os costumes nocivos, pois eles prejudicam a concentração e o gerenciamento do tempo. A partir disso, o passo seguinte é construir os “hábitos mestres”, definidos como saudáveis e favoráveis à produtividade.

De leitura leve e objetiva, a obra mostra que praticar exercícios físicos com regularidade, perder peso e educar os filhos, por exemplo, estão intimamente ligados ao fato de ser mais produtivo.

2. Tríade do Tempo, de Christian Barbosa

Um dos especialistas em produtividade e gestão de tempo mais conhecidos do Brasil, Christian Barbosa mostra como dividir o conceito de tempo em 3 esferas (importante, urgente e circunstancial) e estabelecer o equilíbrio entre elas pode melhorar a produtividade.

A metodologia, testada e aprovada por milhares de pessoas, gira em torno da administração correta do tempo, concentrando no que de fato é importante para a sua vida. Assim, você não excede esforços à esfera errada e alcança um estilo de vida mais saudável, com momentos de respiro entre as atividades do cotidiano.

3. Trabalhe 4 horas por semana, de Timothy Ferriss

Parece impossível, mas Timothy Ferriss conseguiu a façanha de sair de uma jornada de trabalho de 80 horas semanais para apenas 4 — e ainda ganhando em um mês o rendimento que tinha durante o ano inteiro. Ele conta como alcançou sua independência no divertido “Trabalhe 4 horas por semana”.

A metodologia criada pelo autor e aplicada em sua própria experiência de vida mostra como é possível gerir o tempo para ter maior qualidade de vida. O livro apresenta 4 passos para conseguir reduzir o ritmo frenético de trabalho e, ainda por cima, empregá-lo em atividades que tragam satisfação e realização.

4. Atenção Plena, de Mark Williams e Danny Penman

Você sabia que a meditação pode ser uma grande aliada no desenvolvimento da sua produtividade? É o que os autores Mark Williams e Danny Penman ensinam em “Atenção Plena”, com uma série de exercícios e técnicas que prometem bons resultados em dois meses de práticas diárias.

A proposta consiste em adotar um novo estilo de vida a partir da observação de seus pensamentos diários sem críticas e julgamentos. O intuito é ter consciência de suas próprias emoções e, assim, ser capaz de impedir que ideias nocivas desencadeiem uma série de emoções negativas, que são as grandes responsáveis pelos sentimentos de irritação, frustração e estresse.

A obra é um auxílio para quem busca autoconhecimento para lidar com as dificuldades de maneira tranquila, libertar-se das pressões intelectuais do dia a dia e tornar-se uma pessoa compassiva consigo mesma.

5. Foco, de Daniel Goleman

Por falar em concentração, “Foco” aborda uma dificuldade muito comum na Era da Informação, em que há intermináveis distrações por todos os lados e de inúmeros tamanhos, nos impedindo de focar em um objetivo específico.

Para o autor, a única maneira de ter prosperidade na realidade em que vivemos é por meio do aprimoramento do foco. Goleman explica que pessoas conseguem alcançar o rendimento máximo em suas atividades justamente porque são capazes de se concentrar no que é relevante para o seu desempenho.

A leitura, então, é indicada para quem quer descobrir como se concentrar em seus objetivos de uma vez por todas e correr atrás da conquista de seus sonhos.

6. Flow: The Psychology of Optimal Experience, de Mihaly Csikszentmihalyi

Com base em estudos e pesquisas, o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi estabeleceu o termo “Fluxo” para definir o estado de consciência de uma pessoa que vive uma experiência verdadeiramente gratificante.

A partir desse ponto, “Flow: The Psychology of Optimal Experience” (Fluxo: a psicologia da experiência ideal, em tradução livre) afirma que estar em estado de “Fluxo” não é, necessariamente, uma obra do acaso. Pelo contrário: o autor defende que esse estado positivo pode ser controlado para ordenar as informações que entram em nossa consciência.

Após aprender a direcionar a “experiência ideal”, segundo o autor, é possível descobrir a verdadeira felicidade e melhorar consideravelmente a qualidade de vida.

7. Criatividade S/A, de Ed Catmull

Por fim, nossa última indicação é um verdadeiro guia para quem busca inspiração para novos projetos e negócios (ou mesmo para a carreira profissional). O autor de “Criatividade S/A” é um mestre no assunto. Ed Catmull, um dos fundadores da gigante em animação e entretenimento Pixar, conta o que é preciso para construir a cultura da criatividade.

A obra reúne muitos detalhes de como as primeiras ideias discutidas em reuniões de equipe se tornaram os grandes clássicos conhecidos e adorados por crianças e adultos do mundo inteiro, como Toy Story, Procurando Nemo, Vida de Insetos e Monstros S.A. Uma verdadeira aula!

Como vimos nos exemplos dos autores, para melhorar a produtividade, seja no trabalho, em um determinado projeto, evento ou qualquer outra atividade, é preciso muita dedicação. O retorno desse trabalho traz grandes benefícios. Pessoas produtivas se destacam da multidão não apenas pelo que entregam, mas especialmente pela qualidade da vida que levam.

Por tudo isso, providencie agora mesmo os seus exemplares. Com qual obra você mais se identificou? Leia também nosso artigo sobre como criar o conceito de um evento e se inspire!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *