Confira como organizar uma vigília de jovens

A fase da adolescência é, muitas vezes, ligada a palavra rebeldia. Porém, na verdade, a adolescência é uma etapa marcada por transformações físicas, psicológicas, hormonais e cognitivas, na qual os adolescentes procuram encontrar uma nova visão do mundo e de si mesmos.

Pertencer a um grupo social e construir a própria personalidade é tudo que um jovem mais procura, e nesse momento, muitos costumam perder o interesse em Deus e em participar das atividades da Igreja.

Uma vigília é um ato de fé, onde pessoas, independente da religião, se unem para orar por uma causa, refletir sobre um problema e buscar soluções em conjunto.

As vigílias são uma manifestação bonita e poderosa, que geram um forte sentimento de espiritualidade e união, e podem ser uma maneira de reunir os adolescentes em comunhão e fé.

Se a sua congregação ainda não organiza vigílias especialmente para os jovens e adolescentes da comunidade, a E-inscrição preparou um artigo que vai te ajudar no planejamento e execução da sua primeira vigília de jovens.

Agora, se a sua congregação já está acostumada a realizar esse tipo de evento, esse texto vai te ajudar a organizar uma vigília ainda melhor. Confira!

Escolha um tópico para a vigília de jovens

Toda vigília deve ter um propósito espiritual!

Uma vigília é uma maneira poderosa de reunir pessoas para orar por causas sociais. Então, primeiramente é necessário definir o objetivo da vigília de jovens para, assim, proporcionar um encontro de oração e renovação com Deus.

A vigília dos jovens precisa ter um foco geral. Se possível, tente adaptar o tema ao contexto da juventude como, por exemplo, orar por todos os doentes, dependentes químicos, moradores de ruas e afastados de Deus. Ou até mesmo focando nos dilemas e dificuldades dos jovens e no futuro deles.

O mais importante é que a vigília dos jovens seja em prol de renovar sua fé, promover um encontro mais próximo com Deus e encontrar conforto para as angústias. 

Pesquise sobre o tópico selecionado e, se necessário, considere a possibilidade de preparar um folheto informativo para distribuir em sua vigília, incluindo fatos e informações sobre o tema.

 Encontre um local adequado

Uma vigília é um encontro de pessoas que se juntam para orar e agradecer a Deus, podendo ser realizada em igrejas, casas ou locais públicos.

Porém, as vigílias acontecem, em geral, durante a madrugada. Então, pense muito bem antes de escolher o local da vigília de jovens.  

Onde quer que você planeje realizar a vigília, certifique-se de obter a permissão necessária com bastante antecedência, tanto em termos legais, quanto em relação à aprovação dos pais, principalmente por haver jovens menores de idade.

Prepare as orações e louvores

A parte mais importante de qualquer vigília é a oração. Ela deve sempre mesclar leituras da palavra de Deus, músicas e reflexões.

Em primeiro lugar, o ideal é que vigília comece com um momento de quebra gelo para que os jovens entrem no ciclo de oração em sintonia.

Normalmente, o ciclo de oração de uma vigília evangélica é:

  • Oração;
  • leitura da palavra;
  • reflexão;
  • cânticos e louvores;
  • mensagem;
  • oração;
  • intervalo.

Esse ciclo pode ser repetido diversas vezes. É muito importante que esse momento da vigília seja bem planejado, a dica é que seja revisado momentos de silêncio e oração, com cânticos e louvores para que os participantes possam manter se energizados. Além disso, para vigílias de jovens, você pode planejar dinâmicas religiosas para mantê-los mais engajados.

Você já sabe que os jovens têm uma necessidade de se identificarem com alguém, então organize testemunhos para apresentar a eles. De acordo com o tema da vigília, encontre pessoas que já passaram por aquelas tribulações e peça para testemunharem suas venceram. A grande dica é: Testemunho jovem atrai jovem!

As músicas acalmam o coração e tocam a alma. Você pode organizar um coral ou convidar cantores e promover um pequeno show acústico. Será uma ótima forma para emocionar os jovens e envolvê-los ainda mais com a palavra de Cristo.

Lembrando que a vigília será durante toda madrugada, você pode propor células evangélicas dentro da vigília. As células são perfeitas tanto para promover a espiritualidade quanto para fortalecer os laços de amizade.

Por fim, para a vigília de jovens, planeje o cronograma das orações, quantos leitores serão necessários, quais leituras e músicas serão usadas e qualquer outro material que possa precisar.

Envie aos participantes quais serão as principais passagens bíblicas estudadas. Assim eles terão tempo para estudar e se preparar para conversar sobre o assunto. Além disso, poderão trazer passagens relacionadas para serem discutidas.

Planeje um bom coffee break

Como as vigílias costumam ser bem longa, é importante reservar um tempo para que os jovens possam relaxar e se alimentar. Por isso, promova um coffee break caprichado.

Se o seu evento tiver mais tempo de duração, vale investir em um jantar ou café da manhã para os adolescentes.

Você pode decorar e personalizar a mesa de acordo com a temática da vigília ou deixá-la mais simples e neutra. O importante é pensar com carinho nos lanches para que não falte e ninguém fique sentindo fome.

Finalmente, faça questão de deixar disponível torradas ou biscoitos leves, água, suco e café à vontade durante toda a vigília.

Conte com uma equipe capacitada

Com um bom planejamento e uma boa equipe, a sua vigília de jovens pode ser única e inspiradora.

Então, defina uma equipe para te ajudar a organizar o evento e garantir que ele saia conforme planejado.

Delegue funções de modo que as habilidades de cada membro da equipe sejam bem aproveitadas e as tarefas sejam executadas de forma rápida e eficaz.

Não deixe de acompanhar o andamento das atividades. Para isso, uma dica é manter um cronograma contendo todas as tarefas, seus responsáveis, o prazo e o progresso de cada uma.

Faça uma boa divulgação da vigília de jovens

Após todo planejamento, é hora de divulgar a vigília de jovens!

A primeira coisa para divulgar bem qualquer evento é conhecer o público-alvo. Sabemos que os jovens adoram as redes sociais, e elas também têm alto potencial de propagação. Contudo, não adianta sair promovendo sua vigília de qualquer jeito por elas!

Para divulgar a vigília de jovens nas redes sociais, você pode usar os diferentes canais, mas sempre priorize aqueles mais utilizados por eles.

Utilize uma linguagem adaptada aos adolescentes, conte com influenciadores digitais, e crie e utiliza uma hashtag da vigília nas postagens para focar a interação e engajamento.

Clique no link e saiba como divulgar um evento da sua igreja. Esse artigo vai te ajudar muito na hora de divulgar a vigília de jovens.

Inclusive, para divulgar a vigília, faça anúncios na congregação, durantes as celebrações, e espalhe panfletos pelo mural da igreja. Por fim, também incentive os jovens a promover o evento para os amigos.

Enfim, as vigílias servem para nos tirar da zona de conforto e nos colocar mais próximos de Deus. Para que isso aconteça, é essencial uma organização dedicada e atenciosa.

A juventude é o futuro do mundo e da igreja, e uma vigília para jovens é uma ótima maneira da igreja entender os desafios, virtudes, necessidades e a vocação do jovem, ajudando-o a passar por uma etapa tão importante da vida, dentro da comunhão e amor do Deus.

Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todo conteúdo do blog!

Se você ainda não conhece a E-inscrição, não perca tempo. Somos a única plataforma especializada em gestão online de eventos religiosos no Brasil inteiro!

A E-inscrição possibilita gerenciar todas as etapas de um evento, reduzindo significativamente o trabalho manual dos organizadores e voluntários. Estamos desde 2008 revolucionamos eventos cristãos, tornando a experiência muito mais enriquecedora tanto para o organizador quanto para participante.

Cadastre na plataforma e experimente grátis!

Nós sabemos como ajudar você nessa jornada...

Vem com a gente!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This