3 maneiras de divulgar um evento com eficiência

Divulgar um evento é tão importante quanto planejá-lo e você deve dar toda atenção à criação de uma boa estratégia. Tenha em mente que de nada adianta ter as melhores condições, um ótimo local e estrutura impecável se isso não chegar ao conhecimento do seu público-alvo. 

Certamente, organização e bom planejamento são fundamentais para construir um evento de sucesso. Mas, se a divulgação não for eficiente e direcionada para o público certo, as coisas não vão sair da forma esperada. 

Dessa forma, para ajudá-lo, selecionamos 3 maneiras de fazer essa divulgação de forma efetiva. Não deixe de ler!

1. Use os meios online

Com o acesso fácil à internet, as pessoas consomem informação o tempo todo!

Hoje em dia, as mídias online desempenham um papel significativo para a divulgação de eventos.

Por isso, para divulgar seu evento com eficiência, pesquise onde seu público está e aposte nas poderosas ferramentas que a internet oferece.

Hashtag do evento

O sistema de hashtag foi criada como forma de organizar os conteúdos sobre o mesmo assunto na internet. As hashtags são palavras ou frases usadas para categorizar postagens sobre um determinado tópico.

Isso faz das hashtags uma ótima ferramenta de marketing para divulgar seu evento com eficiência!

Criar uma hashtag permite reunir todas as informações sobre seu evento online. Seu público, ao clicar na hashtag, rapidamente poderá ver todos os posts associados à tag, facilitando assim a procura por mais detalhes!

Você deve incluir a hashtag do evento sempre que for falar dele em suas postagens, bem como encorajar o uso das hashtags pelos participantes pois, dessa forma, você conseguirá:

  • Ampliar o alcance da divulgação;
  • acompanhar todos os posts;
  • estabelecer um relacionamento com público;
  • passar confiança;
  • sanar dúvidas que eventualmente aparecerão;
  • mensurar o engajamento;
  • acompanhar a experiência do público;
  • receber feedback.

Redes Sociais

As redes sociais são hoje o meio mais utilizado na divulgação de eventos. Contudo, não adianta sair promovendo seu evento de qualquer jeito por elas!

Para divulgar seu evento com eficiência nas redes sociais, você pode usar os diferentes canais de mídias sociais, mas priorizando aqueles onde o seu público-alvo está.

Seja qual for, faça postagens regulares, utilize uma linguagem adequada ao público e foque na interação e engajamento.

Por último, não se esqueça de usar ativamente a hashtag do seu evento sempre que falar dele nas redes sociais.

Facebook

O primeiro passo para divulgar seu evento com eficiência no Facebook é criar uma fanpage e, a partir dela, criar uma página para o evento.

Depois, convide amigos em massa para participar e mantenha a fanpage e a página do evento sempre atualizadas.

Por fim, faça postagens regulares e mantenha os fãs informados dos preparativos e das novidades!

A dica é sempre procurar gerar curiosidade e entusiasmo!

Twitter

O Twitter é uma das redes mais queridas pelos brasileiros, principalmente os jovens e adolescentes.

Apesar de permitir apenas 280 caracteres, é uma das redes que promove mais interação entre os usuários.

Para divulgar seu evento com eficiência no Twitter, tenha objetividade e seja criativo!

Gere o interesse de forma breve e direcione as pessoas ao site ou à página do evento, onde irão obter informações completas.

O Twitter é ótimo para atualizações rápidas e em tempo real, antes, durante e após o evento. Assim, você pode usá-lo para fazer cobertura, além de saber a opinião dos participantes.

Instagram

Através de imagens e vídeos, e funcionando muito bem em conjunto com o Facebook, o Instagram é perfeito para você divulgar seu evento com eficiência!

Você pode:

  • Fazer lives;
  • mostrar os bastidores;
  • filmar a estrutura;
  • postar a programação;
  • entrevistar as atrações;
  • publicar depoimento de eventos anteriores;
  • criar enquetes;
  • construir um relacionamento com os seus seguidores;
  • gerar expectativa;
  • sortear brindes;
  • compartilhar experiências.

Então, abuse da criatividade e continue a interação após o evento. Assim você mantém a fidelidade e engajamento do seu público!

WhatsApp

Para divulgar seu evento com eficiência, o WhatsApp permite diversos formatos, e possibilita anúncios criativos com a utilização de imagens, vídeos e até mesmo áudios.

Antes de tudo, construa uma base sólida de contatos e monte uma lista de transmissão ou,se preferir, crie grupos segmentando o público de acordo com o perfil e interesse.

Envie a arte do seu evento com uma mensagem personalizada convidando e instigando a participação.

Seja pessoal, mas nunca invasivo!

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para manter um bom relacionamento e dar suporte aos participantes do evento.

Anúncios Pagos

Em muitas situações, é necessário fazer anúncios online para garantir o sucesso do evento.

Tanto as redes sociais quanto os mecanismos de busca, como o Google, oferecem o serviço de anúncios pagos, também conhecidos por Adwords ou Ads.

A estratégia de mídia paga permite divulgar seu evento com eficiência, uma vez que tem custo acessível e praticamente tudo pode ser adaptado.

Você pode segmentar suas campanhas de acordo com idade, gênero, local, interesse, entre outros, além de definir as plataformas usadas, as palavras-chave, o período das campanhas e o valor a ser investido.

Com anúncios pagos, também é possível analisar e mensurar o número de visualizações, os tipos de engajamento e o alcance de suas publicações.

Site do evento

Ter um site especialmente dedicado ao evento gera autoridade, confiança e, por consequência, interesse no seu público-alvo.

Com um site para o evento, você mantém tudo organizado em um único lugar, podendo descrever a programação completa, informar data, local, horários, valores e disponibilizar os formulários para inscrições.

Por fim, para divulgar seu evento com eficiência, garanta que o site seja responsivo, ou seja, compatível com qualquer tela de smartphones e tablets, e convide o público por meio das redes sociais.

Uma dica é contar com uma plataforma de vendas e inscrições. Assim, o site do evento fica completamente personalizado e pronto em minutos!

Para entender melhor a importância de criar um site para o seu evento, clique aqui!

E-mail Marketing

Se você conta com uma plataforma de vendas e inscrições online, com o site do seu evento você consegue adquirir uma boa base de contatos e, certamente, conseguirá divulgar seu evento de forma mais eficiente usando o e-mail marketing.

O e-mail marketing é um instrumento poderoso de propaganda e pode ser uma estratégia de grande alcance com baixo custo. 

A automação do e-mail é ideal para criar uma comunicação estreita e mostrar todas as vantagens e benefícios do evento, além de informar sobre novas atrações confirmadas, virada de lote, data limite para compras com desconto e ainda divulgar eventos futuros!

Automatize seus e-mails para manter contato com as pessoas que já interagiram, de alguma maneira, com seu evento ou demonstraram interesse em participar dele.

2. Use a divulgação offline

Principalmente se o seu público não tiver muita familiaridade com a internet e as redes sociais, a divulgação offline é uma ótima maneira de divulgar seu evento com eficiência.

Algumas técnicas de propaganda nunca perdem a utilidade. A panfletagem, por exemplo, tem a grande vantagem do custo-benefício e funciona para pequenos e grandes eventos.

Conte com o trabalho de um designer na criação de panfletos, folders e outros materiais promocionais e distribua-os em locais estratégicos.

Mas não adianta simplesmente distribuir os folhetos a esmo! O segredo é sempre o mesmo: marcar presença nos locais onde o seu público está!

Por exemplo, se ele é jovem, aposte em locais como academias, universidades, bares e lanchonetes. 

Se você está organizando algo no meio corporativo, deve afixar cartazes e distribuir os folhetos em locais como centros comerciais, livrarias e cafés. 

Inclusive, também incentive os participantes a promover o evento para amigos. O boca a boca, ou seja, a recomendação de alguém de confiança é, na maioria das vezes, fator que acelera a decisão de compra.

Una o marketing online com o offline para potencializar todos os seus esforços e divulgar seu evento de forma efetiva! 

3. Atraia bons patrocinadores

Já pensou em usar sua rede de patrocínios para a divulgação do seu evento? A relação entre você e os patrocinadores é vantajosa para ambos.

Com patrocínio é possível divulgar seu evento e atingir um público maior! 

A empresa que patrocina expande sua marca e você tem a oportunidade de utilizar essa parceria para chegar a um público maior através dos canais de comunicação da empresa patrocinadora. 

É do interesse deles que você atinja o maior público possível. Então não deixe de usar isso como uma boa estratégia de divulgação. Uma tática de divulgação bem elaborada com a presença dos patrocinadores com certeza ampliará o alcance do seu evento e trará prestígio e valor à sua ação.

Por fim, para divulgar o seu evento com eficiência, você precisa acompanhar de perto todas as estratégias selecionadas.

Veja também nosso artigo sobre como organizar seu evento gastando menos tempo!

O importante é, antes de tudo, elaborar uma boa estratégia de divulgação, sempre pensando nos objetivos e no público alvo do evento.

Se o seu orçamento é curto, aprenda aqui como divulgar um evento gastando pouco.

Enfim, colocando essas dicas em prática é possível ter um retorno melhor do que o esperado para conquistar mais participantes para o seu evento.

E então, gostou deste post? Deixe sua resposta nos comentários.

Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim, você passa a receber nossos artigos na sua caixa de entrada e não perde nenhuma novidade!

Sobre o Autor

8 Comentários

  1. Olá, achei esse site muito bom, parabéns à toda equipe.
    Vejo que o marketing digital ainda tem muito futuro.
    Voltarei outras vezes, obrigado.

  2. Eita até que fim achei o que estava procurando na
    internet. A internet é excelente, mas as vezes achar o que
    precisa pode demorar muito. Excelente artigo e vou
    compartilhar agora.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *