Saiba como divulgar o evento da sua igreja

Pode parecer óbvio, mas sem inscritos, qualquer evento, mesmo aquele impecavelmente planejado, está fadado ao fracasso!

Não adianta possuir um grande orçamento, contar com boas atrações e escolher o local ideal, se o público não tem conhecimento do evento. Dessa forma, a divulgação precisa ser uma das prioridades, e pensada detalhadamente para garantir sucesso.

Saber como divulgar corretamente vai te ajudar na construção da identidade do evento e a reforçar o reconhecimento da igreja perante os cristãos e a comunidade.

Pensando nisso, a E-inscrição preparou um artigo que vai te ensinar como divulgar o evento da sua igreja. Confira!

Criação de Persona

A Persona é uma personagem semi-fictícia que representa o cliente ideal!

Ela é construída a partir do comportamento e das dores dos reais clientes, com a finalidade de entender melhor o público alvo e alcançá-lo mais facilmente.

Primeiramente, para iniciar a divulgação do evento da sua igreja, é preciso ter bem definido quem são as personas do evento. Esse ponto é fundamental para entender o público e conseguir alcançá-lo.

Para construir as personas você precisa saber algumas informações como:

  • Idade;
  • localização;
  • principais assuntos de interesse;
  • principais fontes de informação;
  • redes sociais favoritas;
  •  principais influências para decisão de compra;
  •  possíveis objeções ao evento.

A partir da construção da persona, as estratégias de divulgação serão facilmente elaboradas e executadas.

Hashtag do evento

O sistema de hashtag foi criada como forma de organizar os conteúdos sobre o mesmo assunto na internet.

Criar uma hashtag própria para o evento da sua igreja é uma estratégia inteligente para facilitar a procura do seu público por mais informações!

Sempre que você mencionar seu evento, incluia a hashtag dele. Isso vale para todas as suas postagens nas redes sociais, assim como para os outros canais de marketing online e material impresso.

Finalmente, encoraje os participantes a usar a hashtag ao falar sobre o evento, pois, dessa forma, você conseguirá ampliar o alcance da divulgação e acompanhar todos os posts.

Interaja com quem usar a hashtag para estabelecer um relacionamento com público. Assim, você passa mais confiança e pode sanar dúvidas que eventualmente aparecerão.

Ademais, as hashtags são também importantes no pós-evento, pois você consegue mensurar o engajamento, acompanhar a experiência e receber feedback do público.

Redes Sociais

As redes sociais são hoje o meio mais utilizado na divulgação de eventos devido ao alto potencial de propagação que elas têm.

Contudo, não adianta sair promovendo seu evento de qualquer jeito por elas!

Para divulgar o evento da sua igreja, você pode usar os diferentes canais de mídias sociais, mas sempre priorize aqueles onde o seu público-alvo está!

Facebook

A primeira coisa que você deve fazer para divulgar o evento da sua igreja no Facebook, é criar um evento público a partir da sua fanpage.

Após criar o evento, publique-o na sua página. Você pode até fixá-lo no topo do feed, convidar amigos em massa para participar e colocá-lo na capa da fanpage para garantir maior destaque.

Mantenha a fanpage e a página do evento sempre atualizadas e vá alimentando seus seguidores aos poucos com informações sobre o evento. Assim o seu alcance aumentará de forma orgânica!

Twitter

O Twitter é uma das redes mais queridas pelos brasileiros, principalmente os jovens e adolescentes.

Apesar de exigir mais objetividade e criatividade do produtor, uma vez que são apenas 280 caracteres, é uma das redes que promove mais interação entre os usuários.

Para divulgar o evento da sua igreja no Twitter, seja sucinto. Gere o interesse de forma breve e direcione as pessoas ao site ou à página do evento no Facebook, aonde irão obter informações mais completas.

O Twitter é ótimo para atualizações rápidas e em tempo real, antes, durante e após o evento. Você pode usá-lo para fazer a cobertura do evento, além de saber a opinião dos participantes.

Instagram

O Instagram é perfeito para você divulgar o evento da sua igreja através de imagens e vídeos, e funciona muito bem em conjunto com o Facebook.

Faça lives, mostre os bastidores, filme a estrutura, poste a programação, entreviste as atrações, publique depoimento de eventos anteriores, crie enquetes, construa um relacionamento com os seus seguidores e gere expectativa.

Enfim, abuse da interatividade e seja criativo!

Por fim, você pode até continuar a interação após o evento com a intenção de manter a fidelidade e audiência do seu público. Uma boa iniciativa é compartilhar vídeos dos participantes durante o evento e realizar sorteios de brindes.

WhatsApp

O WhatsApp permite a utilização de diversos formatos, possibilitando anúncios mais criativos com a utilização de imagens, vídeos e até mesmo áudios.

Para divulgar o evento da sua igreja pelo WhatsApp, construa uma base sólida de contatos e monte uma lista de transmissão. Você também tem a opção de criar grupos segmentando o público de acordo com o perfil e interesse.

Assim você poderá enviar a arte do seu evento com uma mensagem personalizada convidando e instigando a participação.

Seja pessoal! O WhatsApp é uma ótima ferramenta para manter um bom relacionamento e dar suporte aos participantes do evento. Entretanto, lembre-se de nunca ser invasivo!

Enfim, para ter sucesso ao divulgar o evento da sua igreja nas redes sociais, é preciso escolher os canais corretos, utilizar uma linguagem adequada ao público e focar na interação e engajamento.

Por último, não se esqueça de usar ativamente a hashtag do seu evento sempre que falar dele nas redes sociais.

Site do evento

Tenha uma página dedicada ao evento da sua igreja!

No site do evento você mantém tudo organizado em um único lugar, podendo descrever a programação completa, informar data, local, horários, valores e disponibilizar os formulários para inscrições.

O site do evento permite:

  • Gerar mais credibilidade;
  • otimizar o processo de inscrição;
  • reduzir o custo de investimento;
  • oferecer um conteúdo bem elaborado;
  • manter informações full-time.

Para entender melhor a importância de criar um site para o seu evento, clique aqui!

Convide o público por meio das redes sociais e não dificulte nenhum processo dentro do site, principalmente o procedimento para a inscrição.

Por fim, garanta que o site seja responsivo, ou seja, compatível com qualquer tela de smartphones e tablets. 

E-mail Marketing

Você também pode utilizar o e-mail marketing para divulgar o evento da sua igreja e criar uma relação mais próxima com o seu público.

O e-mail marketing é ideal para criar uma comunicação estreita e mostrar todas as vantagens e benefícios do evento.

Utilize as campanhas de e-mail para manter contato com as pessoas que já interagiram, de alguma maneira, com seu evento ou demonstraram interesse em participar dele.

Uma grande vantagem do e-mail marketing é que você pode enviar formulários para que as pessoas interessadas se cadastrem e passem a receber propagandas e informações sobre futuros eventos.

Mídias Pagas

Uma estratégia rápida para divulgar o evento da sua igreja é investir em mídia paga!

Você pode utilizar anúncios pagos no Facebook, Instagram e no Google, por exemplo.

Na estratégia de mídia paga, praticamente tudo pode ser adaptado para o seu evento. Você consegue segmentar o público que pretende atingir de acordo com idade, gênero, local, interesse, entre outros.

Além disso, você ainda pode definir as plataformas usadas, as palavras-chave, o período das campanhas e o valor a ser investido.

A maioria dos canais de mídia paga fornece uma ferramenta para que os investidores possam analisar e mensurar o número de visualizações, os tipos de engajamento e o alcance de suas publicações.

Com as mídias pagas, você consegue atingir resultados de forma rápida, mas sem perder a qualidade na sua divulgação.

O importante é divulgar o evento da igreja dentro do orçamento disponível e jamais descartar a estratégia orgânica, pois é através dela que seu evento ganhará autoridade.

Influenciadores Digitais

Os influenciadores digitais são personalidades na internet que possuem voz ativa e, dentro do seu nicho de atuação, conseguem influenciar o comportamento e mentalidade dos seus seguidores.

Eles geralmente trabalham com assuntos específicos e, ao escolher um influenciador para divulgar o evento da sua igreja, é preciso analisar com cuidado o perfil dessa pessoa, os conteúdos que ela produz e se ela conversa diretamente com o seu público alvo!

Também é importante definir como o influenciador atuará na promoção do seu evento.

Algumas ações comuns de divulgação são:

  •  Vídeos com informações;
  •  códigos de desconto;
  • sorteio de ingressos e brindes;
  • presença confirmada no evento.

Uma parceria com um influenciador muito conhecido pode ter um alto custo, porém, você pode optar por usar um microinfluenciador, que é uma personalidade com menor número de seguidores, mas que ainda possui grande influência e engajamento dentro do seu nicho.

Em muitos casos, um microinfluenciador poderá até ser uma melhor opção para divulgar o evento da sua igreja.

Inscrições online

Saiba que as inscrições online também são uma forte estratégia para divulgar o evento da sua igreja!

Além de permitir o acompanhamento do retorno financeiro e sucesso do evento, a inscrição online é um atrativo extra para que o público adquira os ingressos.

Fatores como segurança, agilidade e praticidade são grandes vantagens para os participantes, e você ainda pode realizar ações promocionais nas vendas dos ingressos para divulgar o evento e ampliar o seu alcance ao público desejado.

Por meio das inscrições pela internet você pode, por exemplo:

  • Vender ingressos
  • promover sorteios;
  • distribuir cortesias;
  • dar descontos;
  • fazer contagem regressiva;
  • vender em lotes.

Essas ações atraem o público e o estimulam a comprar e compartilhar essas condições!

Inclusive, uma boa plataforma de inscrições online permite aos organizadores acompanhar em tempo real o número de inscritos.

Como você pode observar, existem diversas formas de divulgar um evento. Entretanto, o importante é construir a estratégia adequada ao público alvo e ao longo da divulgação do evento da sua igreja, observar os resultados dessa estratégia.

A E-inscrição te ajuda a criar uma página própria e personalizada para receber inscrições e disponibilizar mais informações sobre o evento, pagamentos fáceis e seguros, comunicação com participantes de forma automatizada e divulgação facilitada em todos os seus canais!

Coloque as dicas que apresentamos em prática e veja o que não pode faltar no evento da sua igreja!

Gostou deste post? Deixe sua resposta nos comentários.

Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim, você passa a receber nossos artigos na sua caixa de entrada e não perde nenhuma novidade!

Experimente a nossa plataforma de forma gratuita, você vai se surpreender!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *