Conheça as vantagens do lote de ingresso para seu evento Conheça as vantagens do lote de ingresso para seu evento
Dicas para produtores

Conheça as vantagens do lote de ingresso para seu evento

Você idealiza um evento, planeja suas atrações, entra em contato com patrocinadores, começa a executá-lo, traça um plano de divulgação e, finalmente, define valores para as entradas.

Então, chega a hora de vendê-las e você se pergunta: “qual será a melhor estratégia para isso?”. Neste artigo, vamos mostrar que a técnica do lote de ingresso pode ser infalível.

Se você organiza eventos, certamente está se aperfeiçoando constantemente para oferecer serviços de qualidade e obter sucesso em suas produções. É claro que as inscrições são pontos-chave dessa jornada, pois a compra dos tickets vai tornar a programação viável e lucrativa.

Quer entender por que trabalhar com a venda por lote de ingresso é vantajoso? Continue a leitura para ver informações, vantagens e dicas fundamentais sobre o assunto!

Importância da venda de entradas para o evento

Pode parecer óbvio, mas ressaltamos que o organizador deve colocar como prioritário o sucesso da venda de entradas. Isso porque todo o planejamento e o trabalho árduo podem ir por água abaixo se não houver interessados.

Por vezes, o insucesso de algum evento não se origina na atração, no local onde vai acontecer ou na data, mas sim na forma como os ingressos estão sendo vendidos. Por isso, alguns pontos são essenciais na hora de pensar no assunto — e um deles é a estratégia de vendas, que pode ser o lote de ingresso.

Funcionamento e vantagens do lote de ingresso

Nessa técnica de venda, cada lote de ingresso é disponibilizado em uma data específica, com valores progressivos. Ou seja: os primeiros lotes têm preços mais baixos e promoções, fazendo com que a maioria seja vendida logo no início da divulgação.

Essa estratégia envolve diversos benefícios, como a facilidade do planejamento, a arrecadação antecipada e a criação do senso de urgência, o que tem levado muitos organizadores a aderirem à tática. Veja as vantagens da venda por lote de ingresso abaixo.

Cria senso de urgência

Quem nunca foi motivado a comprar algo devido a publicidades que anunciavam “últimas oportunidades”, “vagas limitadas” ou “fim do primeiro lote em algumas horas”? Esse tipo de propaganda é comum e estratégico. Uma das principais vantagens de trabalhar com a venda de um lote por vez é a possibilidade de criar o senso de urgência no público-alvo.

Liberando quantidades limitadas, as divulgações podem usar o discurso de que poucas unidades estão disponíveis, de que o próximo lote terá um preço diferente e de que é indispensável que os ingressos sejam adquiridos o quanto antes para garantir o acesso à programação.

Viabiliza as promoções

Também é interessante mostrar, no site do seu evento, que a pessoa pode ser beneficiada se garantir sua participação com antecedência. Isso ocorre não apenas porque ela não terá o risco de ficar sem entrada, mas devido ao desconto que ganhará em relação aos lotes posteriores.

Vivemos em uma época na qual economizar tem se tornado prioridade para bastante gente. Por isso, muitos vão se interessar em antecipar a compra e garantir o menor preço possível. Use a seu favor a divulgação de promoções e garanta um bom volume de tickets vendidos logo nos primeiros dias.

Auxilia no controle financeiro

Imagine chegar aos dias próximos do evento e não ter ideia de quanto será arrecadado? Esse pode ser o pesadelo de muitos organizadores, mas é um problema a ser evitado com o acompanhamento de cada lote vendido. Com a aceleração das vendas proporcionada pela virada dos lotes, é possível ir pagando fornecedores e atrações, além de fazer uma estimativa das vendas a seguir.

Otimiza o planejamento prévio

O planejamento eficaz de um evento é um dos grandes desafios da organização. Estruturar bem as datas é fundamental e, com a venda de ingressos em lotes, elas já serão pensadas estrategicamente. Ao traçar os primeiros planos, por exemplo, já serão definidos os dias de virada de lote, as possíveis prorrogações e os períodos em que a divulgação será intensificada para criar um senso de urgência.

Alimenta a divulgação

O sucesso de um evento está muito ligado à divulgação que é feita. Por isso, é importante enfatizar não só as atrações principais e as datas na mídia e no site, mas os valores e os dias de virada de cada lote de ingresso. Alimentar o público-alvo com informações que vão incentivar a aquisição de entradas é mais uma vantagem de trabalhar com lotes.

Avalia o sucesso do evento

Ingressos esgotados em pouco tempo já no primeiro lote? Esse é um sinal de que seu evento está no caminho certo para o sucesso. Tais dados podem ajudar na hora de conversar com patrocinadores, mostrando que eles não vão se decepcionar ao investir na sua programação. A divulgação também pode usá-los, impulsionando e apressando aqueles que estavam na dúvida sobre adquirir a entrada.

Possibilita o uso de outras táticas

Apesar do esforço do planejamento, nem sempre os resultados obtidos são aqueles esperados, não é mesmo? Por isso, dividir a venda em lotes dá ao organizador tempo hábil para usar novas estratégias caso as compras não sejam satisfatórias. Entre as técnicas usadas para mudar a situação, há:

  • descontos para pagamentos à vista ou grupos;
  • divulgação em redes sociais com público direcionado;
  • mudança de alguma atração que pode não ter cativado os interessados.

Dicas para divulgar seu evento e vender mais

Estamos chegando ao final do nosso artigo sobre o uso do lote de ingresso como estratégia de vendas para o seu evento. Que tal conferir mais algumas dicas que podem aumentar a abrangência de sua programação? Veja:

  • use uma plataforma de vendas intuitiva e segura para o comprador, mas que atenda às suas necessidades como organizador;
  • disponibilize formas de pagamento diversificadas;
  • dê tempo hábil para as compras de ingressos acontecerem, planejando com antecedência as viradas dos lotes;
  • faça promoções para pagamentos à vista e compras de grupos ou caravanas.

Agora você já sabe que o lote de ingresso pode ser a forma mais inteligente de vender entradas para o seu evento, não é mesmo? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e ajude no sucesso da sua programação.

Se você gostou das dicas que compartilhamos ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário e vamos conversar mais sobre o tema. Até a próxima!

Você também pode gostar
Saiba como facilitar a inscrição para eventos esportivos
5 dicas incríveis para viralizar o seu evento
Como organizar uma corrida de aventura?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

*

Share This