Marketing para eventos religiosos: como fazer da maneira correta?

O mercado de eventos religiosos movimenta muitas regiões do Brasil (e do mundo!) e vem se modernizando e atualizando ao longo dos anos. Como nos outros segmentos, o objetivo deste tipo de evento é sempre alcançar um número satisfatório de participantes e criar uma experiência de valor único para a o seu público-alvo.

Mas, apesar de ser uma área já bem consolidada no mercado, ainda existem muitas dúvidas sobre quais estratégias de marketing podem ser aplicadas. Do planejamento à divulgação, muitos produtores se questionam sobre as ferramentas mais eficientes quando o assunto é focado nesse tipo de projeto.

Pensando nisso, criamos um miniguia que promete solucionar essa questão. Não sabe como criar uma estratégia de marketing para eventos religiosos da maneira correta? Listamos algumas dicas que vão ajudá-lo a alcançar resultados positivos. Confira!

Estabeleça os objetivos

Antes de realizar qualquer tipo de ação é preciso estabelecer de forma clara quais são os objetivos que movem o seu evento. Pode parecer meio óbvio, mas muitos organizadores esquecem ou tem uma visão distorcida e equivocada sobre essa importante questão.

É muito importante definir qual é a finalidade de todo acontecimento que você pretende organizar, pois é essa informação que vai nortear todas as etapas do seu trabalho.

Pontue todos os objetivos, sejam eles centrais e/ou secundários, do seu evento e os use como um guia durante o planejamento e execução de todas as suas ações e estratégias.

Faça o planejamento

E por falar em planejamento, ele é uma das etapas mais importantes para a execução de qualquer tipo de evento e estratégia de marketing. Um planejamento bem elaborado e coeso com os objetivos do evento é uma verdadeira bússola que garante que tudo aconteça conforme o esperado.

Se feito de forma eficiente, essa etapa pode definir o sucesso ou fracasso de qualquer acontecimento. Mas, lembre-se, para conseguir alcançar as metas desejadas é necessário traçar um plano de ações claro e detalhado.

Todas as tarefas devem ser alinhadas entre as equipes e tudo deve ocorrer de acordo com a proporção do evento, base de participantes, estrutura do local, a agenda, a localização, as formas de divulgação e os custos finais.

Conheça o seu público

Você sabia que o tipo de público de um evento pode (e deve!) influenciar diretamente nas suas decisões de marketing? Por isso, antes de realizar qualquer ação, você precisa identificar e focar os esforços no seu público-alvo, seja ele uma comunidade, grupo jovem, famílias, casais ou outros.

Para evitar futuros problemas ou, até mesmo, algum tipo de constrangimento, é necessário entender, dominar e passar a mensagem pregada pelo grupo. Você deve ter em mente que o evento é realizado e pensado para as pessoas, logo elas são o centro de tudo.

A doutrina do seu público deve ser aplicada em todos os elementos da organização e orientar todas as suas escolhas. Isso significa que questões como alimentação, disposição das pessoas, as músicas e, inclusive, o atendimento médico podem contar com alguma particularidade ou exigência especial.

Envolva pessoas

O bom resultado do seu evento vai depender, entre outras coisas, do engajamento das pessoas com ele. Por isso, é muito importante que o seu público seja envolvido em cada etapa do projeto, do planejamento a execução. Esse é um dos grandes segredos do marketing para eventos religiosos.

Independentemente do tamanho ou proporções de um evento, valorize as pessoas que estão relacionadas a ele e faça com que elas se sintam parte de um todo. Uma equipe comprometida e que veste a camisa faz toda a diferença na divulgação e sucesso de qualquer acontecimento.

Peça ajuda, faça pesquisas de satisfação, aceite sugestões e esteja aberto a críticas e opiniões da comunidade local. Assim você mostrará a importância de cada contribuição para o projeto e aumentará o nível de comprometimento dos participantes com o seu evento.

Divulgue corretamente

Uma divulgação eficiente e focada para o público-alvo é essencial para o sucesso de qualquer evento. Por isso, não deixe de investir em marketing para a promoção dos seus projetos. Mas fique tranquilo! Nem sempre essa tarefa precisa ser cara, demorada e difícil.

A chamada propaganda boca a boca é uma excelente estratégia de divulgação dentro das instituições religiosas. Além disso, você pode realizar panfletagem em lugares específicos, como nas praças da cidade e outros eventos do segmento. Feche parcerias e conte com o apoio de rádios e jornais religiosos ou, até mesmo, blogueiros da comunidade.

Outra importante dica é contar com a ajuda de alguns grupos multiplicadores. Ou seja, pessoas influentes em uma determinada comunidade, que vão auxiliar na divulgação do evento. Podem realizar essa tarefa líderes comunitários ou pastorais e demais autoridades ou influenciadores daquele determinado grupo.

Use as redes sociais a seu favor

Atualmente, existem centenas de recursos que podem auxiliar no trabalho de divulgação de um evento. As redes sociais são uma dessas opções. Por meio delas é possível atrair e engajar os participantes com a sua mensagem, além de ser possível avaliar os resultados de cada uma de suas ações.

Mas fique atento! Usar as redes sociais a seu favor não significa sair por aí criando perfis sem propósito. É preciso saber identificar onde o seu público está e, a partir disso, estabelecer estratégias para atingi-lo nessas plataformas.

Redes sociais como Facebook e Instagram são as queridinhas do Brasil e arrastam bilhões de usuários. Mas, apesar de atingir um grande número de pessoas, nem sempre essa audiência tem algum valor para os seus objetivos. Por isso, foque os seus esforços no grupo que você pretende atingir. Ou seja, nos potenciais participantes do seu evento.

Esse conteúdo lhe ajudou? Saiba como divulgar um evento da sua igreja.

Cadastre-se também na E-inscrição. Somos uma plataforma de gestão de eventos especializada em ajudar igrejas e organizações cristãs do Brasil inteiro a revolucionar seus eventos e torná-los uma experiência muito mais enriquecedora!

Somos uma das ferramentas tecnológicas essenciais para igrejas, permitindo controlar os gastos e vender ingressos com variadas formas de pagamento.

Além disso, somos uma plataforma sem custos para eventos gratuitos, e para eventos pagos, é possível sacar os pagamentos das inscrições diretamente para uma conta bancária, sem complicações ou burocracias!

Enfim, com a E-inscrição, é possível automatizar as etapas de planejamento e realização de um evento, gerando mais produtividade para você e permitindo organizar o evento gastando menos tempo!

Clique no botão abaixo e experimente nossa plataforma de forma gratuita! 

Sobre o Autor

1 Comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *