Como organizar um evento gastronômico de sucesso?

O segredo para organizar um evento gastronômico inesquecível está no planejamento correto. Em outras palavras, é preciso pensar nos mínimos detalhes e em cada etapa separadamente. Somente assim você conseguirá tornar a realização bem-sucedida. 

Afinal, de nada adianta ter em mente apenas o cenário final e não elaborar um plano de ação efetivo, capaz de tirar do papel as suas ideias. 

Para ajudá-lo com essa missão, preparamos um conteúdo exclusivo, que vai mostrar o passo a passo de como realizar um evento especial. Veja agora mesmo como preparar melhor a o seu próximo trabalho, desde a escolha do local até a divulgação. 

Preste atenção na infraestrutura

A questão do local merece atenção redobrada. Lembre-se de que o espaço não deve ser nem muito grande, nem excessivamente pequeno. Lugares amplos podem passar a impressão de que o evento não conseguiu atrair o público esperado.

Já no segundo caso, os visitantes poderão ter uma experiência nenhum pouco agradável. Afinal, ninguém gosta de ambientes apertados, onde não é possível nem se locomover direito. 

É preciso ainda observar se a localidade é coberta ou fechada e, claro, se ela possui os recursos necessários para a realização, como: banheiros, cozinha, estacionamento para carga e descarga, gerador de energia e outros. 

Tenha cuidado com a data

Você não quer correr o risco de o seu evento coincidir com outra grande festa da região, não é mesmo? Por isso, é importante pensar bem sobre a data de realização. 

Antes de determinar o dia, veja o calendário festivo da cidade sede e confira se existe outro evento marcado para a data pretendida.

Não se esqueça ainda de que nos feriados, principalmente os prolongados, a população local costuma viajar, o que deixa a cidade vazia e, por consequência, pode afetar a sua realização gastronômica. 

Selecione os participantes

Não basta ter um local diferenciado. Para tornar o evento gastronômico mais atrativo, é preciso ter nomes de destaque entre os participantes. Lembre-se de que o público espera encontrar chefs renomados e pratos distintos, que atendam aos mais diversos paladares. 

Antes de convidar os profissionais, pesquise sobre as preferências culinárias de cada um, certificando-se de que eles têm o perfil desejado, ou seja, que atendam aos anseios do público e também dialoguem com a proposta do evento. 

Tão importante quanto essa seleção é a escolha dos pratos que serão apresentados. Nesse momento, pense na praticidade das refeições e também no tempo necessário para produzir cada prato. Afinal, ninguém quer ter que esperar horas para experimentá-lo.

Pense na logística

Qual é o horário de realização do evento? Quantos expositores devo convidar? Qual é o melhor horário para eles chegarem ao local? Como levar os ingredientes e equipamentos para o espaço? Qual é o valor do investimento?

Essas são apenas algumas das questões que devem ser consideradas no planejamento. Para que o evento seja um sucesso, o produtor de eventos precisa analisar cada variável, tendo um plano realista e efetivo. 

Definir bem a logística é essencial para que tudo ocorra conforme o esperado, ou seja, que o público tenha uma experiência gastronômica especial assim como os chefs.

Invista na divulgação

De nada adianta contar com uma infraestrutura impecável e uma logística bem definida, mas pecar na divulgação. Afinal, como diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Por isso, é importante repercutir o seu evento, fazendo com que o público tenha conhecimento sobre ele. Quer saber como? Continue a leitura!

Aposte nas redes sociais

Acredite: as redes sociais são fortes aliadas no processo de divulgação. Para começar, crie um evento no Facebook, no estilo “Save the date”, que em português significa reserve a data.

Não pare por aí. Crie também um perfil no Instagram, compartilhando fotos que despertem a atenção dos convidados. Uma boa ideia é mostrar alguns pratos que estarão no cardápio do festival gastronômico.

Também vale a pena investir no Google Ads, Facebook Ads e afins, aumentando assim o alcance do trabalho. Lembre-se de criar campanhas compatíveis com o perfil do público, que dialoguem com ele. Caso contrário, as ações não surtirão o efeito esperado. Tente viralizar o seu evento de forma a torná-lo extremamente conhecido. 

Crie um site

Não tem nada mais desgastante do que procurar informações sobre o evento e não encontrar nada sobre o assunto, nem mesmo data, local ou atrações. Essa falha na comunicação, sem sombra de dúvidas, afasta os potenciais participantes. 

Nesse cenário, criar um site é uma decisão sábia. Nele, reúna os principais dados da realização gastronômica, esclarecendo todos os detalhes e possíveis dúvidas. 

Além do mais, elabore uma aba específica com o menu do evento. Claro que não é preciso apresentar todos os pratos, até porque é bom deixar uma surpresa para o momento final. Entretanto, insira aqueles que vão ser o carro chefe e deixarão o público com água na boca. 

Considere anunciar também em mídias tradicionais

Outra atitude que vai ajudar, e muito, a repercutir o evento é realizar anúncios nas mídias tradicionais. Verifique a possibilidade de noticiar o acontecimento, por exemplo, na TV e em emissoras de rádio locais, optando por aquelas que são mais reconhecidas na região.  

É fundamental também pensar nos programas que vão vincular o anúncio. Para isso, solicite os dados do meio comunicacional. Dessa forma, você conseguirá saber qual é o perfil do público, horário de maior audiência e outros aspectos que influenciam o anúncio e, então, relacioná-los com o seu trabalho. 

Faça cobertura 

Que tal, também, fazer uma cobertura em tempo real? Essa estratégia vai mostrar um pouquinho mais do que aconteceu, sendo uma ótima oportunidade para despertar o interesse do público para as próximas edições. 

Para organizar um evento gastronômico de sucesso é preciso muito planejamento e jogo de cintura. Afinal, não basta se preocupar apenas com um aspecto. Pelo contrário: todos os fatores que interferem, mesmo que indiretamente, na realização, merecem cuidado e atenção. O êxito nada mais é do que a harmonia entre todos as áreas relacionadas ao evento.

Gostou do conteúdo e quer mais dicas para aprimorar o seu trabalho? Então, assine nossa newsletter e tenha acesso a informações exclusivas. 

Caso queira cadastrar-se gratuitamente em nossa plataforma e usufruir nossos incríveis benefícios, clique no botão abaixo agora mesmo! Plataforma gratuita para eventos gratuitos! Use todos os benefícios com custo ZERO

  • Aplicativo de Check-in com leitura de QR-Code, acabou de uma vez por todas a complicação no credenciamento
  • Página própria e personalizada do seu evento para receber inscrições e disponibilizar mais informações
  • Pagamentos fáceis e seguros, o mais alto padrão de segurança: criptografia avançada + PCI Compliance
  • Comunicação com participantes de forma automatizada e efetiva
  • Divulgação facilitada, com sua própria página, divulgue ela tranquilamente em todos os seus canais
  • E muito mais! 

EXPERIMENTAR GRÁTIS

Nós sabemos como ajudar você nessa jornada...

Vem com a gente!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This