E-inscrição: Unindo Pessoas Através de Experiências Enriquecedoras

Receba conteúdos e ferramentas para transformar o modo com que você gerencia seus eventos!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Planejamento estratégico para eventos: tire aqui todas as suas dúvidas

Planejamento estratégico para eventos: tire aqui todas as suas dúvidas

Apesar de ser uma importante ferramenta na elaboração de eventos, muitos produtores deixam o planejamento estratégico de lado e colocam em risco o sucesso da empreitada.

Evitar falhas, como não atingir o público-alvo esperado ou não obter o retorno financeiro necessário, deve ser o objetivo do produtor de eventos.

Elaboramos um post com as principais dúvidas sobre planejamento estratégico que você deve conhecer agora mesmo! Acompanhe.

O que é planejamento estratégico?

Bastante utilizado por empresas, o planejamento estratégico é um documento no qual é possível delinear todas as ações, tempo de execução e responsáveis pelo projeto.

É por meio dele que você identifica todas as etapas da produção do serviço e garante o cumprimento dos prazos, evitando surpresas com falhas e minimizando os imprevistos.

Como fazer um planejamento estratégico para eventos?

Por ser um documento que possibilita o acompanhamento da execução de tarefas, o planejamento estratégico é ideal para uso em produção de eventos. Antes de tudo, analise seu evento para entender os objetivos, orçamento disponível, características do público-alvo e principais diferenciais. Depois, crie sua planilha descrevendo alguns pontos essenciais, como:

1. Data

Esse é um ponto primordial para garantir um evento de sucesso. Fique atento a outros eventos realizados no mesmo dia ou próximos, se há feriados e se a previsão de tempo vai colaborar na data.

Não deixe que seu evento concorra com outros, prejudicando o comparecimento do público.

2. Local

Deve receber a devida atenção durante o planejamento de um evento. Verifique se o local é de fácil acesso para o público-alvo, se possui linhas de transporte público e se tem estacionamento amplo.

3. Interesse do público

Você precisa descobrir o que os participantes buscam em eventos para garantir uma maneira de surpreendê-los e, mais, fidelizá-los.

Pense no seu público: faixa etária, motivações, o que consideram importante, quais possíveis problemas podem afugentá-los. Com essas informações em mãos, pense nos diferenciais que seu evento pode oferecer para chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas queiram participar.

4. Custos

Planeje em detalhes o orçamento do evento para saber quanto poderá gastar com cada um dos serviços. Para facilitar, anote os custos de cada item contratado para não correr o risco de deixar escapar alguma informação importante.

Veja quais são os gastos primordiais, como segurança e estrutura, para saber em que você pode economizar caso o orçamento fique apertado.

5. Divulgação

Conseguir a participação do maior número possível de participantes é o objetivo de qualquer organizador de eventos. E para isso, divulgar é uma ação fundamental.

Descubra em quais meios seu público está e invista neles. São várias opções: redes sociais, rádio, TV, blogs especializados, panfletos, outdoors.

Lembre-se de escolher os que estão em maior sintonia com os participantes que deseja atrair e que combinem com o estilo do evento.

6. Fornecedores

Um dos cuidados que o organizador de eventos deve ter para evitar problemas é com a escolha de bons prestadores de serviço. Mais um item que não pode ficar de fora do planejamento estratégico.

Antes de fechar qualquer contrato, busque referências sobre o fornecedor com conhecidos e tente se certificar pessoalmente da qualidade do serviço.

7. Pós-evento

Não se esqueça de incluir no planejamento estratégico o pós-evento. Ao ter acesso a informações como a opinião dos participantes e retorno sobre o investimento, será mais fácil saber o que foi um sucesso e o que ainda precisa ser melhorado nas próximas edições.

Agora que você conseguiu entender mais sobre o planejamento estratégico para eventos, que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais e ajudar seus contatos a também conhecerem mais sobre o assunto?

Nós sabemos como ajudar você nessa jornada...

Vem com a gente!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This