Passo a passo: aprenda como organizar um evento esportivo

A organização de um evento esportivo é uma tarefa que exige tanto planejamento, organização e dedicação quanto qualquer outro, porém, com algumas particularidades.

Apesar de nem todo mundo gostar de praticar atividade física, a maioria das pessoas têm admiração ou paixão por alguma equipe ou atleta de determinado esporte, certo? Portanto, os eventos dessa modalidade costumam atrair um público bem significativo.

Para planejar uma competição esportiva que agrade patrocinadores, atletas e público, é necessário seguir alguns passos. E é sobre eles que falaremos no post de hoje. Acompanhe!

Conheça as regras do esporte

Antes de pensar no evento em si, você precisa pesquisar bastante sobre o esporte em questão. Será uma maratona? Um torneio de futsal? Campeonato de vôlei? Cada modalidade exige estruturas, profissionais e até mesmo fornecedores diferentes. Portanto, procure se informar sobre regras, permissões e exigências antes de passar para a próxima etapa.

Monte um checklist de planejamento

Esse é o primeiro passo para organizar o evento esportivo. Assim como em qualquer outro, você deve estabelecer etapas ― pré, realização e pós-evento ―, listar tudo o que será necessário resolver, contratar, providenciar e pagar. A checklist, nesse caso, serve também como um orçamento, uma vez que registra todos os gastos e futuras despesas.

Não se esqueça de incluir, no documento, o nome do responsável por cada tarefa, assim você consegue saber de quem cobrar em caso de imprevistos. A checklist também deve conter o nome, público-alvo e descrição do evento, além de contato de todos os fornecedores e profissionais envolvidos.

Escolha o local

A escolha do local depende diretamente do tipo de evento esportivo que você vai organizar. Procure uma opção que comporte a modalidade escolhida e tome todas as providências legais e burocráticas para não correr riscos no dia da competição.

Por exemplo: se for uma maratona no meio da cidade, você precisa providenciar a liberação das ruas que compõem o trajeto, assim como itens de segurança para cercar o percurso. Não se esqueça de pensar no conforto do público, que estará lá para assistir. Afinal, ninguém quer ir a um evento para ficar apertado, debaixo de sol ou em pé o tempo todo.

Divulgue o evento esportivo

Essa é uma das etapas mais importantes de qualquer evento, afinal, as pessoas não comparecerão se não ficarem sabendo que ele existe. Redes sociais, outdoors, academias, etc. As opções de divulgação são muitas. Você precisa identificar quais as mídias mais consumidas pelo seu público-alvo e investir nelas.

Que tal apostar em parcerias? Se o seu evento for uma corrida, por exemplo, você pode disponibilizar uma inscrição para ser sorteada a cada 20 inscrições feitas na mesma academia.

Disponibilize as inscrições

Depois de o evento devidamente planejado e divulgado, é hora de abrir as inscrições. Nem precisamos falar que disponibilizá-las online é quase uma obrigação, certo? Hoje em dia, as pessoas prezam pela comodidade de fazer tudo pela internet, sem enfrentar filas, e com a inscrição do seu evento não é diferente.

Informe com antecedência o período de inscrição, valores, quem pode participar, etc. Normalmente os valores são divididos em “lotes”, e o preço vai aumentando conforme o evento se aproxima ou as inscrições daquele lote esgotam.

Você pode até mesmo criar uma pré-inscrição e, quem fizer nesse período, garante um desconto especial ou algum brinde. É uma forma de atrair ainda mais participantes.

A organização de um evento esportivo não tem segredos. É preciso planejar, definir e divulgar. Tudo isso com muita atenção aos detalhes. Depois, é só caprichar no pós-evento, com uma pesquisa de satisfação bem elaborada para conseguir feedbacks relevantes dos participantes. Assim, você identifica o que deu certo e deve ser mantido nas próximas edições; e já pode começar a pensar nos pontos que necessitarem de melhorias.

Mas como conseguir cumprir todas essas tarefas? Baixe agora mesmo o nosso e-book e aprenda a gerenciar o tempo na organização do seu evento

Caso queira experimentar a plataforma que vem revolucionado a gestão online dos eventos por todo o Brasil, clique no botão abaixo e cadastre gratuitamente! 

Criar meu evento! Grátis!

 

Sobre o Autor

1 Comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *