Lição de Marketing Digital: por que e como criar uma persona para um evento

Conhecer seu público é o principal pré-requisito para um evento de sucesso!

A adaptação das suas mensagens às vontades e necessidades do seu público aumenta suas chances de chamar a atenção dele e estabelecer conexões.

Independentemente do tipo ou porte, saber quem são as suas personas é o primeiro passo na hora de organizar um evento. Os organizadores devem conhecer o perfil exato de seus participantes ideais para criarem um evento que atenda as expectativas deles.

Neste artigo, a E-inscrição vai te mostrar por que e como criar uma persona para um evento.

Mas, afinal, o que é persona?

Buyer persona, ou apenas persona, é o termo do marketing digital que representa o cliente ideal!

A persona é uma  ferramenta simples para o marketing traçar um perfil de possíveis clientes em potencial e desenvolver um produto, serviço ou solução que converse com o público-alvo, atendendo suas dores, necessidades e expectativas.

Diferença de Persona e Público-alvo

Se você não é familiarizado com o termo, é comum pensar que persona é o mesmo que público alvo. Porém, ambos são duas partes distintas da criação de uma estratégia de marketing e que, em conjunto, podem melhorar a compreensão em relação aos clientes.

O público-alvo é um grupo específico de consumidores para o qual um produto ou serviço é direcionado. Em outras palavras, é uma lista de características compartilhadas pelos clientes típicos de uma empresa.

Para compor o público-alvo, é preciso considerar características demográficas, comportamentais e socioeconômicas desse grupo. Isso inclui dados como:

  • Idade;
  • gênero;
  • localização;
  • nível de escolaridade;
  • profissão;
  • poder aquisitivo;
  • classe social;
  • hábitos de consumo.

Para ficar mais claro, um curso online de marketing digital para eventos pode ter o seguinte público-alvo:

Homens e mulheres, entre 25 e 35 anos, em todo o Brasil, com formação superior completa, classe AB, renda entre R$3 mil e R$6 mil, organizadores de eventos que querem aprender mais sobre marketing digital.

Logo, dentro de um público-alvo, existem dezenas de perfis de consumidores diferentes!

A persona é uma representação semi-ficcional do seu cliente ideal. Dessa forma, elas são personagens criadas com base em pesquisas com clientes, com a finalidade de representar os diferentes tipos de usuários que podem utilizar um serviço.

Criar uma persona ajuda a entender as necessidades, experiências, comportamentos e objetivos do público-alvo. Um modelo de persona, dentro do exemplo citado acima, é:

Carlos Eduardo, 32 anos, mora em São Paulo e é formado em Administração. É cristão e Líder de Eventos e Comunicação da sua Igreja. Ele é recém-casado e ainda não tem filhos. Quer ampliar seus conhecimentos em marketing digital, em um curso online, para aprender a divulgar os eventos da sua congregação com mais eficiência e alcance.

Enfim, enquanto um público-alvo define uma multidão de clientes, a persona observa membros específicos dessa multidão.

Porque criar uma persona para um evento

A criação de personas para eventos ajuda os idealizadores e organizadores a reconhecer que pessoas diferentes têm necessidades e expectativas diferentes, e a orientar o processo de planejamento e de tomada de decisão.

É certo que o público procura conteúdos relevantes e experiências únicas, com as quais enxergam valor e se identificam. A persona é construída a partir do comportamento e das dores dos reais clientes, com a finalidade de entender melhor o público alvo e alcançá-lo mais facilmente.

Dessa forma, as personas são importantes na organização de um evento, pois, são essenciais para uma boa estratégia de divulgação, permitindo criar conteúdo, mensagens e formulário de inscrições online personalizados, e, criar uma boa experiência aos participantes do evento.

Ainda não organiza eventos com inscrições online? Cadastre-se agora na E-inscrição!

É importante ressaltar que um evento pode ter mais de uma persona e, a partir da construção delas, as estratégias de divulgação serão facilmente elaboradas e executadas.

Além de sustentar os esforços de marketing, a persona fornecerá a estrutura e o entendimento de todo o funil de conversão, reformulando os métodos de pré-venda, venda e pós venda do evento.

Como criar uma persona para um evento

Agora que você já sabe que ter uma persona é crucial para entender os interesses do seu público em relação ao conteúdo, programação, divulgação, venda e sucesso do cliente, é hora de entender o processo de como criar uma persona para um evento.

Passo 1: Coletar dados

O primeiro passo para criar uma persona para um evento é coletar dados!

As melhores personas são baseadas em pesquisas ou insights, então considere seus eventos passados.

Talvez você já tenha pesquisas e avaliações com participantes de eventos anteriores ou similares. Se sim, perceba quem compareceu, como eles se comportavam e analise como os participantes reagiram às suas estratégias de marketing.

Se você não possui dados sobre os participantes típicos, faça entrevistas e questionários online. Tente descobrir quais são as suas preferências, comportamentos, interesses, ambições, desafios e medos, mesmo em assuntos que não tem relação com o evento.

Além dos dados básicos de público-alvo vistos anteriormente, como nome, idade e localização, o questionário de persona para eventos deve conter perguntas como:

  • Como é a sua rotina?
  • Qual frase te define?
  • Qual o seu maior medo?
  • Qual a sua maior frustração?
  • Qual o maior desafio relacionado ao trabalho?
  • Qual o seu maior sonho?
  • Qual a sua visão de si mesmo no futuro?
  • O que te faz sentir feliz?
  • Qual foi a sua melhor experiência na vida?
  • Qual foi a sua pior experiência na vida?
  • Qual foi o melhor evento que já participou?
  • Qual foi o pior evento que já participou?
  • Quais são seus principais assuntos de interesse?
  • Quais são suas principais fontes de informação?
  • Quais são as suas redes sociais favoritas?
  • Quais são suas principais influências para decisão de compra?
  • Quais são as possíveis objeções a um evento?

É fundamental compreender a relação da pessoa com o seu evento, se ele represente uma solução, uma necessidade ou um prazer, e, o que pode influenciar ou ser decisivo no momento da compra.

Você pode padronizar um questionário de pesquisa para acelerar e facilitar todo o processo de criação de uma persona.

Por fim, lembre-se sempre de considerar o emocional, como os pontos negativos e positivos, fatores-chave de compra, fatores comportamentais, valores, influências e velocidade da tomada de decisão.

Passo 2: Identifique padrões

Depois de reunir dados, é hora de analisar e identificar tendências!

Neste ponto, você vai perceber que diferentes grupos de pessoas têm perspectivas diferentes sobre um mesmo evento.

Ao analisar os dados da sua pesquisa, procure características comuns e as agrupe para montar um perfil de cliente ideal.

Passo 3: Crie o perfil da persona

Após identificar padrões e agrupá-los, é hora de criar a persona do evento!

Para definir seus participantes ideais, você deve ter clareza nas metas e o que deseja alcançar com o evento. Dessa forma, fica mais fácil alinhar o seu evento com as áreas de interesse do público-alvo.

Uma dica é considerar toda a jornada de compra: a descoberta, o reconhecimento, a consideração e a decisão!

Nomeie a persona e monte um perfil para ela. Descreva a situação da vida dela e inclua pontos importantes da trajetória, como conquistas, problemas, motivações, desejos e medos. Depois, se desejar, você pode adicionar detalhes e outros cenários. Por fim, escolha uma foto ou desenho para representá-la.

Dependendo do evento e quão amplo é o seu público alvo, você pode criar mais de uma persona, entretanto, cada persona deve representar problemas diferentes.

Passo 4: Compartilhe com todos os envolvidos na organização

As personas são muito importantes para criar um evento que fale a linguagem do público-alvo. Após definir as personas, compartilhe os perfis com todos os envolvidos na organização do evento!

O público de um evento é como qualquer outro comprador: para causar impacto você deve conhecê-lo bem!

Se a equipe não têm entendimento claro de quem serão os participantes do evento, pode resultar em resultados negativos, tanto em termos de presença quanto de receita.

Enfim, a definição da persona ajudará toda a equipe de organização a investir seus esforços para criar uma experiência mais atraente, com mais valor e que corresponda ao desejo do participante.

Criar uma persona para um evento pode exigir um pouco de tempo e esforço, mas vale a pena! Esse processo fornecerá as informações necessárias para configurar uma estratégia mais poderosa que vai contribuir para um evento bem-sucedido.

Quanto melhor você conhecer sobre os participantes do evento, mais sucesso terá em alcançar seus objetivos!

Gostou do texto? Aproveite e leia nosso artigo com os 7 passos para organizar seu evento gastando menos tempo.

Clique no botão e baixe nosso E-Book sobre tudo que você precisa fazer no pós evento!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *