3 Ps dos cursos na pandemia

A pandemia do Coronavírus afetou o ramo dos eventos e dos cursos online, além de todos os outros setores, e isso não é segredo para ninguém. Se o seu negócio está parado e você não sabe o que fazer para recolocá-lo no mercado, não se preocupe, este artigo é para você. Já pensou em usar uma estratégia para melhorar os negócios? Independente da resposta, você precisa conhecer os 3 Ps: planeje, promova e projete. 

De acordo com o SEBRAE, cerca de 5,3 milhões de pequenas empresas tiveram que mudar seu funcionamento por conta da pandemia. E isso pode causar uma grande confusão na cabeça dos empreendedores. O que fazer com os negócios durante a pandemia? A resposta é: utilize os 3 Ps

Neste artigo, vamos mostrar como você não precisa correr o risco de falência durante a pandemia e como pode usar os 3 Ps para fazer seu negócio prosperar. Acompanhe!

3 Ps: Planeje, Promova e Projete

Esse modelo de gestão pode ser muito útil para organizadores de eventos e cursos que estejam sem saber como devem prosseguir sua agenda durante o isolamento social – que é obrigatório em algumas cidades, dependendo da fase na qual a mesma estiver.

Devido a todos esses fatores, alguns organizadores simplesmente se viram na necessidade de esperar a pandemia passar para retomar a organização dos eventos e cursos que costumavam planejar. Porém, isso não é necessário.

Os 3 Ps baseiam-se em: planejar, promover e projetar seu negócio agora, pensando no benefício que isso pode trazer no pós-pandemia. A seguir nós vamos te explicar cada uma das etapas que devem ser seguidas para ter sucesso nos negócios, até mesmo durante a Covid-19: 

3 Ps: Planeje

Independente se você trabalha sozinho como organizador ou se tem uma equipe, é importante fazer um planejamento para definir o plano de ação mais apropriado e quais caminhos devem ser seguidos. 

Estabeleça qual metodologia será usada e quais ferramentas são mais apropriadas para executar suas tarefas neste momento. É importante pensar também em uma boa estratégia de marketing digital, isso pode atingir mais pessoas além do seu público alvo e, desta forma, trazer mais sucesso e faturamento para os negócios. 

Defina valores que podem ser utilizados, a quantia que deve ser poupada para reserva e a receita que o evento ou curso podem oferecer, dessa forma, você estará fazendo um bom plano orçamentário e se prevenindo de possíveis falências ou prejuízos. 

No momento do planejamento, tudo deve ser colocado em questão: orçamento, produto, preços das inscrições e plano estratégico. 

Feito isso, com o plano de estratégia elaborado e as metas traçadas, você pode partir para outro passo: promover suas ideias.

3 Ps: Promover

Tudo o que o organizador planejou não deve ficar só no papel! Esse é o momento de promover o que foi planejado, ou seja, colocar em prática. E sim: é possível executar suas ideias neste momento. Não é necessário esperar um afrouxamento do isolamento social, você pode fazer agora de outras formas. 

Faça agora, faça online

Esperar a pandemia passar para retomar os negócios no ramo dos cursos e eventos, por exemplo, pode fazer com que seu faturamento diminua drasticamente e prejudique seu negócio. Esse é, com certeza, o medo de todos os organizadores considerando que pequenas empresas registraram uma queda de 75% no seu faturamento durante a pandemia, de acordo com uma pesquisa feita pelo SEBRAE

Embora essa realidade difícil esteja preocupando muitos organizadores, é importante saber que existem outras possibilidades além das que já conhecemos: eventos e cursos podem ser oferecidos online, por exemplo, e obterem muito sucesso. 

Cursos

As chances de sucesso dos cursos online são muito altas considerando a tendência de crescimento do cenário de cursos online: de acordo com a Época, em 2022 o número de calouros em cursos a distância superarão o de cursos presenciais. Além disso, o faturamento do e-learning só tende a aumentar, pois só em 2019 os alunos dessa modalidade somavam-se em 1,8 milhão.

Um curso online deve ser diferente de um presencial e para que ele tenha sucesso, basta torná-lo atraente no universo da internet: 

  • Escolha formatos interessantes;
  • Aulas dinâmicas e interativas;
  • Escolha uma boa plataforma de gestão de cursos;
  • Faça uma boa divulgação para atrair mais inscrições;
  • Ofereça certificado de participação.

Mas a internet não é um cenário apenas para os cursos online, mas também para os…

Eventos

Sim, também é possível continuar realizando eventos com segurança e qualidade durante a pandemia usando a internet para isso. 

Cerca de 98% das empresas do setor de eventos foram impactadas pela pandemia e pelo isolamento social, segundo um levantamento realizado pelo SEBRAE em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), ainda em abril de 2020. 

Mas a melhor saída para escapar desse impacto são os eventos híbridos ou online. Eles não são difíceis de serem planejados – embora também precisem de um planejamento eficiente –  e as despesas são muito menores. 

Para planejar e executar um evento online de qualidade, é importante seguir certos passos. Elencamos alguns deles a seguir:

  • Escolha bem quem irá ministrar o evento;
  • Tenha uma boa noção do seu público e do que ele gosta;
  • Planeje muito bem toda a programação do evento, com começo, meio e fim;
  • Ofereça certificado;
  • Trabalhe muito na divulgação – isso pode trazer muito resultado;
  • Escolha bem a plataforma de gestão para o seu evento.

Mesmo que não seja um evento tão grande como os presenciais, certamente irá repercutir tanto quanto se houver uma boa divulgação. Uma dica interessante é buscar um patrocínio para o evento, isso pode trazer mais possibilidades monetárias e, consequentemente, de sucesso.

Portanto, neste momento de pandemia, o mais importante é continuar em atividade, mesmo que os eventos sejam menores. Um público consolidado continuará acompanhando mesmo online, e com uma divulgação efetiva nas mídias online, o evento pode se tornar tão famoso quanto o presencial. Para entender melhor como transformar eventos presenciais em virtuais, clique aqui.

Agora chegou a hora de falar do último ‘p’ dos 3 Ps: projetar.

3 Ps: Projete

Depois de ter promovido seu negócio e executado seu evento ou curso de forma online, é o momento de colher os frutos disso no momento pós-pandemia.

Vamos supor que você promoveu seu curso ou evento, por exemplo, e não parou seus planejamentos durante a pandemia. Isso pode render um bom faturamento após a Covid-19 – muito maior do que se você não tivesse se adequado ao online. 

Por isso, não pare seus planos, adeque-os à nova – e momentânea – realidade na qual estamos vivendo e verá os frutos que isso gerará. Reinventar seus projetos e oferecê-los de acordo com as circunstâncias pode alavancar sua empresa e fazê-la ser reconhecida por isso, se tornando referência no mercado.   

Entretanto, a pergunta de muitas pessoas do setor de eventos e de cursos é: como conseguir realizar um curso ou evento online? Essa pergunta é fácil de ser respondida: plataforma de gestão. 

Uma plataforma de gestão de eventos e cursos pode simplificar o processo de planejamento do evento ou curso e oferecer mais qualidade nos resultados finais.  

Você conhece o E-inscrição?

Somos a plataforma de gestão de cursos e eventos com a melhor tarifa do mercado: outras plataformas cobram ao menos 10% da inscrição, enquanto o E-inscrição apenas 6,9%. 

Não temos custos para eventos e cursos gratuitos e, para os que são pagos, é possível sacar os pagamentos das inscrições diretamente para uma conta bancária, sem complicações ou burocracias.

Algumas das nossas funcionalidades, são:

Oferecemos uma gestão completa, da inscrição ao certificado, passando pela comunicação, financeiro e check-in. Além disso, somos aprovados pelo mercado, somando mais de 1,5 milhão de inscrições realizadas. 

Venha fazer uma experiência, você pode começar a usar a plataforma gratuitamente! Usar os 3 Ps para alavancar seus negócios somado ao E-inscrição pode levar sua empresa a outro patamar.

Gostou deste artigo? Nos conte nos comentários, queremos saber!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *