Como utilizar o marketing digital para promover seu curso e evento

O marketing digital é uma ótima estratégia para promover o seu negócio, seja ele um curso ou evento. Mas você sabe como utilizar o marketing digital a seu favor? Ele pode ser muito útil e render um bom retorno de resultados. 

Neste artigo vamos te mostrar como utilizar o marketing digital e suas ferramentas para promover seu curso e evento e obter sucesso.

O que é marketing digital?

O marketing digital se trata de utilizar ações por meio da comunicação digital, seja por redes sociais, blog, e-mail marketing ou qualquer outra forma digital que atraia novos consumidores para o seu produto.

Porém, para que essa promoção possa ser feita de maneira eficiente, é preciso saber como usar o marketing digital. Por isso, é necessário que se desenvolva um plano de ação.

1. Plano de marketing digital

Um plano de marketing digital é um planejamento em que o time, junto ao organizador, define quais ações serão tomadas no meio digital para que os objetivos sejam alcançados – que neste caso, é promover eventos e cursos. Ou seja, é nesse momento que reuniões são feitas, o projeto em questão é discutido e, assim, a estratégia é elaborada.

Estabelecendo quais ações serão tomadas e em qual período de tempo, é a hora de começar a colocá-las em prática. Portanto, listamos algumas ações que devem ser tomadas pelos organizadores para que a promoção do seu evento e/ou curso seja efetiva. Veja:

2. Marketing de conteúdo

Essa ação trata-se da criação de conteúdo para o seu site, blog, redes sociais ou qualquer outro meio digital. Esse conteúdo deve ser atrativo o suficiente para converter leads em clientes. 

Portanto, trabalhe em cima de um conteúdo interessante e que atraia muitas pessoas para entender mais sobre o curso ou evento que você oferece.

3. Content Management System – CMS 

Ao falarmos de marketing de conteúdo, primeiro é necessário pensarmos em algo primordial para o veiculamento desse conteúdo: a plataforma. 

O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, ou apenas CMS, são plataformas de gestão de conteúdo, que possibilitam que um site seja colocado no ar com mais rapidez e facilidade.

Existem CMS gratuitas e outras pagas, como uma das mais famosas e simples de serem manuseadas, podemos citar o WordPress. 

Agora que já sabemos como executar a parte técnica, vamos aos tipos de mídias que estão dentro do marketing de conteúdo:

E-mail marketing 

O e-mail ainda continua sendo uma forma muito eficiente de chamar a atenção do público – principalmente se você estiver enviando a eles uma novidade. 

Além disso, essa ferramenta é ideal para disparar informações sobre o novo curso ou evento para a sua lista de contatos, explicando sobre eles e os convidando para participar. 

Mas veja bem, invista em um design chamativo para o conteúdo do e-mail, mandar um texto corrido não chama a atenção de ninguém. Por isso, é importante ter:

  • Design;
  • Paleta de cores correspondente à sua marca, para que o cliente a identifique logo de cara;
  • Logotipo da marca em um tamanho razoavelmente grande, ajudando também na identificação;
  • Linguagem simples;
  • Elabore um conteúdo interessante e chamativo;
  • Imagens;
  • Inclua CTAs (call to action) direcionando para a sua landing page ou homepage. 

Todos esses elementos juntos podem aumentar sua taxa de conversão e promover seu curso e/ou evento de forma eficiente.

Redes sociais

Em redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn, elabore um conteúdo de rápida leitura – algo característico da internet – e que ressalte as qualidades do produto/serviço. Também é importante fazer conteúdo relacionados ao seu nicho, isso pode atrair pessoas que não estão procurando o seu produto ou serviço mas podem acabar se interessando por ele.

Dessa forma, fica mais fácil convencer o público da importância do seu produto, aumentando consideravelmente as chances do seu evento ou curso ser um sucesso.

Nas redes, é importante prestar atenção em tendências de conteúdo que estão em alta pois costumam atrair mais visitantes. Por isso, fique atento ao que está acontecendo e fazendo sucesso nas redes. 

Aí vai algumas dicas para promover curso e evento nas redes sociais:

  • Aposte nas tendências, veja o que está fazendo sucesso e adeque ao seu conteúdo;
  • Tenha uma identidade visual;
  • Adeque a linguagem de acordo com a rede social;
  • Use recursos visuais como vídeos, imagens e emojis (representações gráficas que representam emoções);
  • Cada rede tem suas particularidades, atente-se a isso: LinkedIn é um pouco mais formal e importante para o relacionamento B2B (Business to Business), enquanto Instagram e Facebook são mais voltados para os clientes e o público alvo. Adeque-se linguagem, conteúdo e afins a cada um deles; 
  • Faça postagens regularmente.

Blog

O blog possibilita a publicação de textos mais longos e abrangentes do que os das redes sociais. Portanto, crie blogposts que tenham um conteúdo relacionado ao produto que você oferece e ao nicho no qual ele se encaixa, despertando a curiosidade do público. Para postagens de sucesso no seu blog, preste atenção nessas dicas:

  • Aposte em uma linguagem simples e objetiva;
  • Use imagens;
  • Utilize hiperlinks que direcionem os leitores para a homepage da marca ou outros artigos;
  • Colocar algumas palavras em negrito e itálico pode ajudar a deixar a leitura mais atraente;
  • Tenha uma identidade visual.
  • Use CTAs (call to action);
  • Técnicas de SEO: muito úteis para todas as mídias citadas acima. Entenda mais sobre no tópico a seguir. 

4. Técnicas de SEO

Essa ferramenta do marketing digital é muito útil para aumentar o alcance do conteúdo sobre o evento ou curso que você está promovendo. 

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que ajudam a melhorar o posicionamento do seu conteúdo nos navegadores de busca

Para que o conteúdo que você elaborou para promover seu produto apareça em primeiro lugar no Google, por exemplo – sonho de todo marqueteiro – é necessário realizar algumas ações: 

  • Use palavras-chave no seu conteúdo que são muito buscadas no Google – mas que tenham relação com o que você está divulgando;
  • Título e conteúdo atraentes e bem pensados;
  • Meta tag resumida, chamativa e que explique bem o conteúdo falado no texto: as meta tags são os resumos que aparecem nos navegadores, elas ficam embaixo do título do post – que leva a pessoa diretamente à postagem;
  • URL relacionada ao texto: elabore uma URL simples e que tenha relação direta com o título do conteúdo daquele post;
  • Use subtítulos: em blogs, principalmente, o uso dos subtítulos são muito importantes para que o texto não fique cansativo, mas fique atento ao tamanho usado nos subtítulos (h1, h2, h3, h4). Nesses subtítulos, inclua a palavra-chave escolhida, isso ajudará também no posicionamento do blog post no Google.

Já que estamos falando de técnicas de SEO, principalmente para blogs e redes sociais, não podemos deixar de mencionar algumas ferramentas que também são muito importantes no marketing digital e podem ajudar a otimizar a promoção do seu serviço, como o analytics. 

5. Analytics

O Analytics é uma ferramenta que monitora os números provenientes das ações que foram feitas na internet, como em sites, blogs ou em redes sociais. Através dela é possível entender as métricas e saber se os resultados das ações estão positivos ou não: 

  • O site teve quantas visualizações no último mês?
  • Esse número aumentou ou diminuiu?
  • A postagem para promover o curso ou evento obteve sucesso?
  • Como isso pode melhorar?

É uma ótima forma de direcionamento das ações que serão executadas. Podemos citar o Google Analytics como exemplo, que é oferecido gratuitamente e atende a blogs, redes sociais e sites. 

Outra forma muito eficaz de promover seu evento e curso é através de uma plataforma de gestão. 

6. Plataforma de gestão: uma aliada do marketing digital

Uma plataforma de gestão de cursos e eventos pode auxiliar muito o organizador desde o planejamento, até o pós – momento de muita importância para entender o que os inscritos acharam do evento ou curso. 

Conheça o E-inscrição:

Somos a plataforma de gestão com a melhor tarifa do mercado: apenas 6,9% por inscrição. Além disso, oferecemos uma gestão completa, desde a inscrição até o certificado, passando pelo financeiro, check-in e comunicação. São diversas funcionalidades e benefícios: 

  • Flexibilidade no pagamento e recebimento: os seus inscritos terão opções de parcelamento em 12x no cartão de crédito ou boleto bancário e você pode sacar o valor das inscrições diretamente de uma conta bancária – sem custos para valores compensados;
  • Aplicativo de check-in: você monitora o acesso dos participantes através do escaneamento do QRcode apresentado. Ele também detecta tentativa de fraudes e sincroniza novas inscrições;
  • Descontos e cupons: gerencie facilmente os preços diferenciados e crie cupons de desconto para grupos específicos;
  • Venda de opcionais: disponibilize para os participantes comprarem serviços adicionais ou opcionais, como: passeios, camisa do evento ou workshops.
  • Emissão de certificados: envie certificados personalizados pelo sistema para todos que participaram do curso ou evento;
  • Impressão de etiquetas: personalize o  conteúdo das etiquetas e imprima online para agilizar o credenciamento dos seus eventos.

Oferece apenas cursos ou eventos online? Sem problemas, temos compatibilidade com os serviços de vídeo e transmissão ao vivo mais populares do mundo, como: YouTube, Zoom, Meet, Facebook Live, entre outros.

E-inscrição junto ao marketing digital é a receita certa para o sucesso, faça uma experiência conosco. Você pode começar a utilizar nossa plataforma gratuitamente, clique no botão abaixo!

Gostou deste artigo? Comente aqui embaixo, nós queremos saber!

Leia também: Neuromarketing para eventos: 4 estratégias práticas realmente incríveis.  

Sobre o Autor

2 Comentários

  1. Ei, Blog e inscrição você sabia que as festas minimalistas vem ganhando espaço cada vez mais, e a procura por balões tem sido um grande diferencial, a chance de criar seu negócio de sucesso.

    Entre em nosso site e aprenda como não ficar sem renda nessa pandemia: https://bit.ly/32MharD

  2. Perfeito, Adorei seu artigo, apenas para complementar, tem um programa chamado: Software PCG, esse programa é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode anunciar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue gerar trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para divulgar e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a sugestão… Seu texto me ajudou muito. Abraços para você leitor


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *