Cursos online: 5 tendências para aprendizagem online que você deve levar em consideração

A Internet revolucionou a maioria dos setores, dentre eles está a forma como as pessoas aprendem e se desenvolvem. Numerosos sites de aprendizagem e curso online substituíram o aprendizado convencional em sala de aula em grande medida.

Se você tem um curso ou está pensando em lançar um, neste artigo te apresentaremos uma lista com as 5 tendências para aprendizagem online. Dê uma olhada!

5 tendências para aprendizagem online

1. Microlearning

Microlearning é a mais nova tendência no mundo da educação. Ele combina o que mais gostamos – informações relevantes e interessantes em pequenas porções. É baseada em estratégias de curto prazo para aprendizagem, desenvolvimento de habilidades e melhoria. Para colocá-lo em termos leigos, é aprender informações pequenas, um passo de cada vez.

Essa tendência é uma boa aposta para aqueles que não conseguem prestar atenção em nada mais do que alguns minutos. Por isso, é muito melhor gastar pequenas quantidades de tempo no momento aprendendo apenas as informações mais essenciais.

Os pioneiros das estratégias de microlearning partiram do pressuposto que as pessoas estão cansadas de ficar dedicando a livros por horas a fio e decidiram simplificar o processo. Microlearning pode não ser para todos, mas é uma ótima maneira de aprender as coisas de forma rápida e eficaz.

Mesmo que as informações que obtemos por meio do microlearning possam não ser as mais profundas, é a frequência que importa.

Os benefícios do microlearning são:

  • Rápido;
  • sob demanda;
  • acessível;
  • personalização;
  • formatos variados;
  • produção rápida;
  • mais barato; e
  • fácil de atualizar.

2.  Gamificação

A Gamificação é o uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, normalmente não relacionados a jogos.

Você provavelmente se lembra de vários jogos educacionais que jogava quando era criança. Seja aqueles jogos divertidos sobre aprender o alfabeto ou jogos baseados em questionários muitas vezes aplicados na escola.

É a lógica de utilizar a metodologias dos games para tornar conteúdos complexos em materiais mais acessíveis, facilitando os processos de aprendizado. Porém, falar em gamificação na educação não significa fazer da sala de aula um grande tabuleiro ou um videogame de última geração.

A gamificação na educação é uma ótima estratégia de engajamento, especialmente quando há a expectativa de que o aluno se expresse de forma autêntica, em um tipo de comunicação espontânea, com pouco direcionamento por parte do professor. Neste caso o jogo é uma excelente saída.

Nessa estratégia, há vários elementos característicos de qualquer jogo — como um sistema de pontuação e ranking, um objetivo claro a ser alcançado e recompensas ao completar as missões.

Os benefícios da gamificação para a aprendizagem são:

  • Maior interação social e maior participação dos alunos em sala;
  • aulas mais dinâmicas;
  • desenvolvimento da criatividade, autonomia e colaboração;
  • promoção do diálogo;
  • maior absorção e retenção do conteúdo;
  • estímulo a resolução de problemas;
  • desenvolvimento de competências socioemocionais;
  • estímulo a competição saudável;
  • sentimento de conquista própria;
  • medição de desempenho; e
  • feedback em tempo real.

3. Efeitos de Realidade Virtual

A realidade virtual é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional. O objetivo é recriar ao máximo a sensação de realidade.

A tecnologia VR é uma das mais recentes adições à tendência global de educação. É predominante na maioria dos aspectos da tecnologia virtual e aprendizagem online e exibe um potencial incomparável quando se trata de educação.

Os recursos de realidade virtual existem há décadas, mas ganharam força a partir de 2016 em áreas da indústria, da mobilidade e da educação. Isso porque, ao inserir o usuário em um ambiente virtual, seja ele filmado ou produzido em computador, a sensação é semelhante à de estar de fato no local.

As imersões em ambientes virtuais propiciam a reprodução de vivências e experiências que facilitam a compreensão, tornando a experiência de aprendizado mais atrativa, envolvente e significativa.

Os humanos são criaturas altamente visuais e aprender observando algo é fundamental para o aprendizado. O propósito da realidade virtual é aprender teoria e prática ao mesmo tempo. 

Os efeitos de realidade virtual fornecem visualizações excelentes que não são possíveis na sala de aula tradicional. Os benefícios de utilizar a realidade virtual para a educação são:

  • Aumento do envolvimento dos alunos;
  • possibilita viagens no tempo e no espaço;
  • possibilita experiências multissensoriais;
  • melhora a compreensão;
  • possibilita uma aprendizagem contextualizada; e
  • total imersão e foco. 

4. Salas de aula virtuais

A Sala de Aula Virtual é um conceito de e-learning cuja definição e objetivo primordial é permitir que educadores e alunos ministrem e percebam a educação online, respectivamente, principalmente pela Internet. Além disso, permite que ambos se comuniquem, interajam e trabalhem juntos remotamente de qualquer local, sem realmente estarem fisicamente presentes

As salas de aula e os cursos online têm sido uma tendência já há algum tempo e só parecem estar se intensificando.  

Em uma pesquisa realizada pela Best Colleges, 79% dos alunos online consideram a aprendizagem online “melhor que” ou “igual a” em comparação com a educação na escola, um sentimento compartilhado por cerca de 57% das escolas. A indústria de e-learning, ou aprendizagem via internet, está projetada para atingir U$ 325 bilhões até 2025, o que representa o triplo da receita se comparado a 2015.

Desde o surto do COVID-19, o aprendizado online se tornou mais centrado na vida das pessoas. A pandemia forçou escolas, universidades e empresas a trabalhar remotamente.

Entre os benefícios das salas de aulas virtuais, podemos listar:

  • Maior conforto;
  • fácil acesso;
  • acesso aos cursos de qualquer lugar e a qualquer hora;
  • combinação de estrutura e liberdade;
  • gestão eficaz do tempo; e
  • habilidades digitais aprimoradas.

5. Aprendizado mobile

O treinamento e o aprendizado sempre consumiram muito tempo.  Felizmente, a introdução dos smartphones deu às pessoas outra plataforma que elas podem usar para aprender. O fato de uma pessoa levar seu telefone a qualquer lugar não é mais um empecilho para a educação e aprendizado.

Os telefones celulares estão em nosso bolso a maior parte do tempo e podem ser usados ​​como uma plataforma de aprendizagem.

Um estudo publicado pela CNBC afirma que até 2025, quase 3/4 da população da web acessará a internet apenas por meio de seus smartphones. O aumento do uso de dispositivos móveis se estende ao acesso a conteúdo de treinamento e aprendizagem por meio de dispositivos móveis.

Isso significa que, para atender às necessidades dos alunos, é crucial criar cursos tendo os usuários móveis em mente e garantir que os materiais sejam responsivos e flexíveis o suficiente para permitir a publicação em vários resultados. Isso dará aos alunos a melhor experiência, independentemente de qual dispositivo eles acessam sua educação ou treinamento.

Adaptar seu programa de aprendizado ou site da Web a um telefone móvel aumentará drasticamente sua utilidade e potencial de aprendizado.

Alguns dos benefícios do aprendizado mobile são:

  • Flexibilidade;
  • propicia o aprendizado no tempo livre;
  • melhores taxas de conclusão;
  • maior retenção;
  • maior engajamento; e
  • suporte a vários dispositivos.

 Conclusão

As tendências para aprendizagem online estão mudando continuamente na indústria de e-Learning. Use as informações neste artigo para ajudá-lo a ficar por dentro de tudo, de modo que possa aproveitar ao máximo os esforços de aprendizado e desenvolvimento de sua organização.

Clique aqui e saibe como utilizar eventos on-line para gerar lead.

E-inscrição

A E-inscrição é uma plataforma sem custos para eventos e cursos gratuitos e, para os que são pagos, é possível sacar os pagamentos das inscrições diretamente para uma conta bancária, sem complicações ou burocracias.

Algumas das nossas funcionalidades, são:

Prezamos por uma experiência incrível com o melhor preço do mercado. Você irá se surpreender com a facilidade e praticidade que oferecemos.

Não perca mais tempo e faça da E-inscrição a sua plataforma de gestão de eventos!

Gostou do artigo sobre as 5 tendências para aprendizagem online? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro do conteúdo atualizado.

Sobre o Autor

18 Comentários

  1. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.|

  2. Fantastic goods from you, man. I have take note your stuff previous to and you are just too magnificent. I really like what you’ve obtained right here, really like what you’re stating and the way wherein you are saying it. You make it entertaining and you still take care of to stay it smart. I can not wait to read far more from you. That is really a terrific web site.|

  3. I think this is one of the most important information for me.
    And i am glad reading your article. But want to remark on some general
    things, The website style is great, the articles is really nice :
    D. Good job, cheers

  4. Oh my goodness! an incredible article dude. Thank you However I’m experiencing difficulty with ur rss . Don抰 know why Unable to subscribe to it. Is there anybody getting similar rss downside? Anybody who is aware of kindly respond. Thnkx

  5. I actually wanted to post a brief comment to thank you for all of the stunning information you are showing on this site. My time intensive internet investigation has at the end of the day been paid with good knowledge to exchange with my friends and classmates. I ‘d assume that most of us site visitors actually are quite endowed to dwell in a decent website with many awesome individuals with very beneficial advice. I feel extremely happy to have used the website page and look forward to tons of more fabulous minutes reading here. Thanks once more for a lot of things.

  6. I’m just writing to make you understand what a impressive encounter my cousin’s child encountered studying the blog. She picked up lots of pieces, most notably what it is like to have an excellent teaching heart to let many more with ease learn about various grueling subject matter. You actually surpassed my expectations. Thank you for delivering such warm and helpful, trusted, explanatory and also unique tips about this topic to Jane.

  7. My husband and i have been so happy when John managed to carry out his preliminary research using the ideas he acquired in your web pages. It is now and again perplexing to just choose to be offering procedures that the others may have been selling. And we all grasp we’ve got the writer to thank because of that. Most of the explanations you’ve made, the simple website navigation, the friendships you will assist to promote – it is mostly incredible, and it’s really letting our son in addition to us know that this issue is amusing, and that’s really pressing. Thank you for all the pieces!

  8. I simply wanted to construct a simple note in order to appreciate you for all of the awesome tactics you are giving out at this site. My rather long internet research has now been recognized with really good content to go over with my companions. I ‘d assert that most of us visitors are definitely fortunate to be in a good network with many marvellous professionals with very beneficial hints. I feel very much blessed to have discovered your website page and look forward to plenty of more fabulous minutes reading here. Thank you once again for a lot of things.

  9. I just wanted to compose a small word to be able to thank you for these fantastic points you are posting here. My long internet research has at the end of the day been paid with pleasant know-how to write about with my family and friends. I would suppose that many of us website visitors actually are unequivocally endowed to dwell in a remarkable community with many lovely professionals with very beneficial pointers. I feel pretty blessed to have discovered your website and look forward to plenty of more amazing moments reading here. Thank you once again for all the details.

  10. I am writing to make you know of the notable experience our princess found using your blog. She came to find many things, with the inclusion of what it’s like to have an amazing helping character to get the others without hassle completely grasp some very confusing topics. You undoubtedly did more than our own expected results. Thanks for offering such valuable, trustworthy, educational and even fun tips on your topic to Gloria.

  11. I not to mention my pals happened to be going through the good things found on your site and so immediately I got a terrible suspicion I had not expressed respect to the web blog owner for those secrets. All the ladies came totally stimulated to study all of them and already have very much been making the most of these things. Appreciate your genuinely considerably accommodating as well as for figuring out varieties of fantastic issues millions of individuals are really eager to understand about. My sincere apologies for not expressing appreciation to you sooner.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *