O segredo do sucesso dos cursos online – por quê investir no ramo?

Já pensou em mudar de carreira? Investir em algo diferente para gerar uma nova fonte de renda? Se sim, talvez seja o momento de pensar no ramo do e-learning. O sucesso dos cursos online se dá devido ao seu alto nível de procura e pode ser a porta de entrada para uma nova carreira.

Quem nunca ouviu alguém falar que está fazendo um curso online especializante para poder ingressar em algum emprego ou cumprir horas complementares na sua graduação? Isso tem se tornado cada vez mais comum com o passar dos anos e hoje está em um ápice de sucesso. 

Mas muitas pessoas que querem entrar no ramo podem se perguntar: qual é o segredo do sucesso dos cursos online? Por que a procura pelo e-learning tem aumentado tanto? Calma, nós vamos esclarecer todas essas questões.

Neste artigo explicaremos a razão do sucesso dos cursos online e porque eles podem ser tão lucrativos e vantajosos para quem decide investir na área. Acompanhe!

Qual a razão do sucesso dos cursos online?

Os benefícios do e-learning são muitos. Comodidade, tempo, dinamismo e economia, são apenas alguns dos benefícios que permeiam o universo dos cursos online. Além disso, podemos citar o fato do acesso à internet ter aumentado consideravelmente através dos anos. Vamos listar algumas das razões para o sucesso dos cursos online:

Tempo otimizado 

Hoje em dia nem todo mundo tem tempo para se dispor a ir em alguma universidade ou agência de curso, né? Afazeres como cuidar da casa e trabalhar tomam tempo. 

Portanto, um curso especializante ou até mesmo uma graduação que possa ser feita em casa ajuda muitas pessoas que não tem tanto tempo disponível, podendo assim, estudar à noite, nos finais de semana ou quando for melhor. 

O estudante faz o seu próprio horário e consegue conciliar o curso que escolher com todas as suas outras atividades diárias. 

Mais economia

A questão monetária pode ser um problema para muitos. Neste sentido, os cursos online ganham mais um ponto a seu favor: eles são mais baratos que os cursos presenciais. 

Um curso online chega a ser metade – ou até menos – do valor da mensalidade de um curso presencial, de acordo Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED). 

Além da questão da locomoção, o aluno não gasta dinheiro com transporte público fazendo um curso online, já que faz as aulas no conforto da sua casa.

Mais conforto 

A estrutura mais firme de uma sala de aula tradicional não agrada a todos, principalmente aos alunos mais criativos e hiperativos. Por conta disso, muitos deles acabam optando por cursos que possam fazer no conforto da sua casa, tomando um café e no local que se sentem mais confortáveis para produzir.

E o melhor: podem estudar no horário que for mais conveniente e da maneira que quiserem, afinal, isso também representa conforto.

Autonomia na aprendizagem 

Como ressaltamos no item anterior, algumas pessoas têm um ritmo de aprendizagem próprio e, por isso, não se dão bem em salas de aulas convencionais. No online, mais tendências de aprendizagem podem ser exploradas.

Nos cursos online o aluno decide quando e como prefere estudar, o que facilita o entendimento das disciplinas oferecidas. Esse pode ser um dos motivos principais para aderirem ao e-learning. 

Porém, a seguir veremos um dos principais pontos responsáveis pelo sucesso dos cursos online.

Acesso a internet

Esse é um ponto crucial para o e-learning: a internet.

Com o passar do tempo o acesso a internet vem aumentando e isso facilita muito o processo de aprendizagem através dela – considerando que 3 em cada 4 brasileiros têm acesso à internet no Brasil, segundo a Agência Brasil.

Além disso, se o dono do curso trabalhar em uma boa divulgação – que se não for feita da maneira correta, pode resultar na dor de muitos negócios – pode aumentar ainda mais o engajamento do seu curso.

Praticamente tudo é feito pela internet, inclusive as buscas que as pessoas fazem pelo que querem comprar ou adquirir. 

Ou seja, quando alguém procura algo, geralmente pesquisa no navegador de busca e se o seu produto aparece ali, existem maiores chances de adquirirem o produto. Portanto, a divulgação atrai mais público e isso significa que as chances de sucesso de cursos online aumentam.

Depois de todos esses tópicos é possível perceber realmente o sucesso dos cursos online. 

Alguns passos fundamentais na criação de um curso online são a escolha de um nicho e tema específico e como atrair inscritos

Mas o que muitas vezes impede o investimento delas nesse ramo é saber gerenciar seu curso online. 

A resposta para isso é muito simples: uma plataforma de gestão.

Plataforma de gestão 

Uma plataforma de gestão de cursos pode auxiliar o organizador a gerir o seu curso de forma prática e eficiente. O E-inscrição é perfeito para isso.

Você já conhece o E-inscrição?

Somos a plataforma de cursos e eventos com a melhor tarifa do mercado. 

Oferecemos uma gestão completa para o seu curso, desde a inscrição, passando pela comunicação, financeiro, check-in, até o certificado. Além das diversas funcionalidades que possuímos. Ficou curioso? Acompanhe algumas delas:

  • Formulários personalizados: você decide o que os inscritos devem preencher no ato da inscrição;
  • Comunicação com os inscritos: envie e-mail para seus inscritos ou sua lista de contatos para divulgar seu curso;
  • Emissão de certificados: emita certificados e envie por e-mail diretamente pelo sistema para os inscritos que finalizarem o seu curso online;
  • Campos internos: Gerencie informações dos participantes, como: se foi aprovado no curso e nota recebida;
  • Flexibilidade para pagar e receber: o inscrito tem a opção de pagar no cartão de crédito e boleto em até 12x e o organizador pode realizar o saque de valores compensados sem custos.

Com o E-inscrição oferecer cursos online fica muito mais simples. Você já viu como o sucesso dos cursos online atualmente, não perde tempo e clica no botão abaixo.

Gostou deste artigo? Comenta aqui embaixo para nós se você pensa em oferecer um curso online e o que te impede disso!

Leia também: Como aplicar a metodologia OKR e aumentar resultados de cursos online.  

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *