7 dicas para gerar mais engajamento em cursos online

Já se perguntou “como gerar mais engajamento no meu curso online”? Se sim, você não é o único. Esse é um dos maiores desafios para as instituições e organizadores, já que gerar mais engajamento em cursos online representa o sucesso no ramo do e-learning. 

Gerar mais engajamento no e-learning é ainda mais difícil do que na modalidade presencial. Levando em consideração que quando os alunos estão em casa eles possuem diversas fontes de distração: computador, celular, televisão, jogos etc. 

Neste artigo vamos te dar 7 dicas de como gerar mais engajamento em cursos online, para que o seu curso tenha sempre um alto nível de adesão por parte dos alunos. Acompanhe!

1. Planeje o conteúdo do curso online

Sem dúvidas um curso online com um conteúdo atrativo, de qualidade e confiança costuma atrair muito mais alunos do que um mal planejado – isso faz com que muitos abandonem o curso pela metade ou pulem diversas etapas. 

Defina o nicho e o tema do curso online

Antes de tudo, defina o nicho do seu curso e qual tema ele abordará. Ao criar interesse por um curso online, o aluno tende a buscar um tema específico nos navegadores de busca. Portanto, um tema bem elaborado é extremamente importante para que o curso obtenha um bom engajamento. 

Ao determinar o tema do curso, é necessário estipular os formatos que serão usados. 

Formatos atraentes geram mais engajamento 

Para poder definir um – ou mais – formatos específicos para cursos online é preciso conhecer o público para o qual o curso será oferecido e buscar entender o perfil desse público: se preferem atividades mais práticas, se gostam mais da teoria ou se tem preferência em mesclar as duas formas de aprendizagem. 

Existem diversos formatos que podem ser utilizados em um curso online: videoaulas, e-books, podcasts, slides, infográficos e atividades práticas, como provas. 

Mesclar os formatos também pode ser uma ótima opção para torná-lo mais dinâmico para os alunos, gerando um maior engajamento nos cursos online. 

Mas já que mencionamos acima as atividades práticas, como as provas, vamos falar como um aspecto delas pode ser crucial no engajamento do e-learning.

Prazos distanciados entre as provas e/ou atividades

Esse é um tópico muito questionado entre os alunos: a maioria deles pedem mais tempo para realizarem suas atividades online. 

Muitos optam por cursos online justamente por não terem tanto tempo disponível – sendo esse um dos benefícios do e-learning – por conta de faculdade e trabalho, por exemplo. 

Por isso, pedem que o tempo para realizar as atividades propostas pelo curso seja maior para que possam fazê-las com calma.

Oferecendo um prazo maior para realizar essas provas e/ou atividades a probabilidade de engajamento do curso online aumenta consideravelmente, já que essa é a reclamação de muitos.

Não podemos esquecer de outro fator muito importante: estabelecer qual metodologia se enquadra melhor no seu curso.

Escolha uma metodologia que possa engajar mais os alunos 

A metodologia de um curso online é responsável pelo caminho que o estudante percorre para chegar ao resultado final do curso. Ou seja, é algo tão importante a ser definido quanto os formatos.

Dentre as metodologias disponíveis para aumentar o engajamento do e-learning, podemos destacar:  

  • Gamificação: é o uso da técnica de jogos para levar os alunos a um determinado ensinamento. É uma forma de diferenciar as aulas do seu curso online de outros, já que os jogos são queridos por muitos atualmente e, portanto, tem o poder de engajar os alunos;
  • Ensino híbrido: não necessariamente é apenas online. No caso do ensino híbrido uma parte do curso é feita online e outra é feita em um ambiente físico – muito comum em graduações à distância. A metodologia não é adepta a todos os cursos online, já que necessita de um endereço presencial; 
  • Metodologias de aprendizagem: investir em uma metodologia de aprendizagem eficiente, de acordo com o perfil de público, é uma das coisas mais importantes ao pensar no engajamento do curso online. Dentre elas, podemos citar as metodologias: de autoaprendizagem, da conversão didática guiada e aprendizagem aberta. 

Mas é claro que os alunos precisam ter um local correto para poderem acessar os conteúdos do curso online.

2. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) 

São softwares que realizam a intermediação entre o aluno e os materiais e tutores do curso em questão. Nele os alunos têm acesso a todo o conteúdo do curso online, onde realizarão os testes e poderão ter um contato direto com seus tutores para esclarecerem dúvidas.

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem promovem mais autonomia aos alunos. Isso pode despertar um maior interesse dos mesmos e gerar mais engajamento no curso online.

Além da elaboração de conteúdo e abordagem do e-learning, dar atenção aos alunos, às suas necessidades e opiniões também é muito importante para gerar mais engajamento de cursos online.

3. Dê oportunidades para receber feedbacks 

Feedbacks são opiniões dadas pelos usuários de um certo serviço, neste caso, os cursos online. Eles são muito eficientes, tanto para os alunos quanto para a empresa. 

No caso dos alunos do e-learning, possibilita a expressão de seus sentimentos em relação ao curso: se estão gostando ou não, o que desagradou e o que pode melhorar. Já no caso das empresas, é uma ótima maneira de descobrir o que deve melhorar no curso. 

Oferecer um espaço dentro do AVA ou do site do curso online apenas para o feedback dos alunos é muito importante para estabelecer um canal direto para com eles. 

Isso fará com que eles se sintam ouvidos, gerando um sentimento de proximidade deles com o curso, algo que pode impulsioná-los a finalizar o curso. 

4. Certificado é uma ótima forma de incentivar alguns alunos 

Um certificado de conclusão de curso pode incentivar muitos a concluírem o curso online que iniciaram, ainda mais se este oferecer horas complementares. 

É uma forma também de impulsionar muitos alunos a finalizar os cursos que iniciaram. Afinal, quem não gosta de uma recompensa ao finalizar uma tarefa? 

Porém, apesar de eficaz no engajamento dos alunos para finalizar o curso, o certificado não garante que eles não pulem algumas etapas do e-learning. Mas como fazer para que isso não aconteça?

5. Gestão de controle 

Ter um controle de quem finaliza o curso, as notas que obtiveram e o andamento deste processo é de suma importância para o dono do curso. Tendo acesso a informações como as citadas acima é possível entender o que deve melhorar e quais qualidades podem ser ressaltadas no site do curso para engajar novos alunos.

Inclusive, um site bem estruturado é o pontapé inicial para que alguém se interesse pelo curso online.

6. Site bem estruturado traz mais alunos 

O site do e-learning é a porta de entrada para que o público se interesse e adquira o curso. Portanto, deve oferecer as informações claramente e ter um design bem elaborado. Para isso, é interessante que a marca tenha um projeto de branding para se apresentar de forma que o público a identifique e diferencie das outras empresas de e-learning.

7. Mas como fazer tudo isso e ainda cuidar dos negócios? 

A resposta é: uma boa plataforma de gestão e o E-inscrição pode te ajudar nisso! 

O E-inscrição é uma plataforma para cursos e eventos, na qual os cursos gratuitos são sem custos e para os pagos, é possível sacar o dinheiro das inscrições direto de uma conta bancária.

Além disso, oferecemos diversos benefícios para cursos online, como: 

  • Site de divulgação do curso personalizado;
  • Inscrições online;
  • Emissão de certificados;
  • Gerenciamento de equipes;
  • Realização de análises de resultados; 
  • Pagamento fácil e seguro: 100% integrado com o mais alto padrão de segurança da indústria financeira: criptografia avançada + PCI Compliance;
  • Pagamento flexível aos inscritos: ofereça a opção de pagamento em cartão de débito, crédito e boleto com a possibilidade de parcelamento em 12x;
  • Gestão e controle: Painel de indicadores em tempo real, página de pesquisa avançada de inscrições e exportação dos dados para uma planilha.

Essas são apenas algumas de nossas funcionalidades, não perca tempo e clique no botão abaixo para alavancar o engajamento do seu curso online!

Gostou deste artigo? Conte aqui nos comentários qual dica foi mais importante para o seu e-learning.

Leia também: Como continuar oferecendo seu curso durante a pandemia e obter sucesso

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *