Quando pensamos em um curso online é muito importante saber seus benefícios, e como mantê-lo durante a pandemia, por exemplo. Mas, antes de qualquer coisa, você precisa definir qual será o tema do seu curso e o nicho nos quais ele se encaixa – e por que não escolher um nicho lucrativo para o seu negócio?
Esse é um detalhe que será muito importante na hora de colher os frutos do seu negócio e atrair um público mais específico para o seu curso, ou seja, é interessante escolher um nicho específico. Porém, atente-se ao tema também, levando em consideração que o nicho é algo mais geral, é uma forma de direcionamento para a escolha do tema.
Para atrair cada vez mais alunos e garantir que seu curso seja um sucesso, é necessário que você especifique bastante o tema, quanto mais direcionado, melhor, pois cada público tem necessidades diferentes a serem supridas.
Vamos descobrir quais são os nichos mais lucrativos na criação de um curso online e os temas que mais são interessantes e procurados dentro deles. Acompanhe!
1. Computadores e tecnologia
Atualmente, vivemos rodeados de tecnologia e isso só tende a se intensificar com os anos. Um investimento na área significa, para muitas pessoas, um impulso em um negócio já existente ou uma nova oportunidade de inovar no mercado de trabalho. Portanto, oferecer um curso aos seus alunos sobre o assunto é uma ideia estratégica para se destacar em relação à concorrência.
Dentro do nicho de computadores e tecnologia existem diversas opções de temas possíveis para serem explorados, como:
- designer de jogos
- construção de sites
- inteligência artificial
- arquitetura de sites
- programação e desenvolvimento de software
- manutenção e conserto de computadores e celulares
- conserto de aparelhos celulares
Alguns cursos tendem para áreas mais práticas, enquanto outros para áreas de programação. A sua escolha dependerá de qual público você tem interesse em atrair, ambas têm ótimos atrativos e irão chamar a atenção de muitos que gostam dos respectivos temas.
2. Negócios e empreendedorismo
Com o passar dos anos e o avanço tecnológico, o ramo dos negócios têm crescido muito, principalmente com a chegada das startups. Para muitos, empreender significa uma forma diferente de levar a vida, despertando a atenção de quem sente vontade de ser seu próprio chefe.
Uma boa parcela da população hoje em dia sente essa necessidade de inovar e ter seu próprio negócio, mas muitos não sabem por onde começar – embora tenham muitas ideias.
Por isso, oferecer um curso no nicho de empreendedorismo ou negócios pode ser uma ótima pedida para atrair um público mais independente. Mas, como sempre, focando em temas específicos para isso:
- marketing afiliado
- networking
- dropshipping
- startups
- gestão de projetos
- finanças corporativas
- logística
Como já existe uma demanda grande de cursos nesse nicho, lembre-se de focar em algum subtema para definir melhor o direcionamento do seu curso, para que ele se destaque no mercado e te garanta um bom retorno financeiro.
3. Artes e ofícios
Esse nicho permite que o aluno do seu curso possa começar um novo negócio ou até mesmo, ter uma fonte de renda extra no fim do mês sem largar as suas atividades cotidianas para isso.
É importante que os alunos tenham suas habilidades treinadas para isso no curso que farão, ensinando técnicas simples de serem entendidas, para que todos compreendam e possam desenvolver um bom trabalho.
Em um curso de desenho, por exemplo, é importante que o planejamento das aulas tenha conteúdo referente a traços, colorimetria, simetria, entre outros; para que os alunos possam aproveitar completamente o seu curso e ainda saiam dele com uma boa bagagem para trabalhar com o que quiserem.
Dentro desse nicho existem diversos temas interessantes a serem abordados, como:
- desenho
- artesanato
- animação
- arte digital – curso com grande potencial de crescimento atualmente, esse ramo vem crescendo, principalmente, nas redes sociais
- saboaria artesanal
- fotografia
- arteterapia
São inúmeras as opções dentro do nicho e a possibilidade de subtemas específicos aumentam mais ainda, o que facilita muito a captação de um público. Vale a pena investir!
No nosso e-book você encontra vários outros temas interessantes para o seu curso online e mais 10 nichos para você explorar, não perca e clique no botão abaixo!
4. Saúde
O assunto parece estar na moda e atrair cada vez mais público através dos anos. Com tantas pessoas que expõem seu modo de vida saudável na internet, muitas outras começaram a ter interesse em pesquisar sobre o assunto, tornando o nicho mais conhecido.
O nicho de saúde exige um cuidado a mais com o conteúdo que será passado para os estudantes. É necessário que você contrate profissionais qualificados para fazer o planejamento do curso e as aulas, para que todos tenham acesso apenas a informações corretas e embasadas. Deve-se haver um investimento a mais nesse sentido.
Diversos temas são possíveis nesse nicho de mercado, levando em consideração de que se trata de uma área extremamente ampla e que transita entre tantas outras. Alguns exemplos de temas interessantes são:
- dieta e nutrição
- reeducação alimentar
- cozinha vegetariana e vegana
- reflexologia
- massagem
- acupressão
- meditação
5. Fitness
Paralelo ao nicho de saúde, existe um nicho focado em preparação física. Também é muito procurado por pessoas que têm interesse em ter uma dieta mais saudável, fazer exercícios por conta própria em suas casas ou até mesmo estudantes que visam se aprimorar no assunto
Os cursos relacionados a esse assunto costumam ser mais interativos e físicos do que teóricos – embora também devam apresentar pelo menos uma parcela de teoria para materializar o conhecimento prático que será ensinado no curso, portanto, bons profissionais são essenciais.
Assim como na área da saúde, os cursos desse nicho precisam ter professores e tutores devidamente qualificados e credenciados, principalmente se for um curso da área de nutrição. O profissional deve apresentar o seu registro no CRN (Conselho Regional de Nutricionistas), comprovando sua qualificação, até porque serão passadas dietas, exercícios e outras atividades e isso exige precisão e qualidade no ensino.
Acompanhe os seguintes exemplos de temas para cursos online que existem nessa área:
- exercícios em casa
- emagrecimento
- pilates
- ioga
- dança
- artes marciais
- modalidades esportivas
Foi possível perceber que o e-learning exige a escolha de um nicho e de um tema específico para ele. Mas não podemos esquecer um passo chave no oferecimento do curso: a inscrição. Ter uma plataforma onde você pode preencher o formulário de inscrição como preferir e o E-inscrição pode te ajudar nisso e muitos mais:
- realização de inscrição online
- criação do site do curso
- emissão de certificados
- acompanhamento do número de inscrições
- fazer análise de resultados
- realizar o check-in por QR Code
Tudo isso para você ter a melhor experiência com o seu negócio, com praticidade e o melhor preço do mercado, – e claro: sem burocracias desnecessárias.
Gostou desse artigo? Conta aqui para a gente qual nicho de curso você tem vontade de investir!
Uma resposta
Gostei amei todos os nichos que são de suma importância. Posso trabalhar com todos?