Curso online: os 10 maiores benefícios do e-learning

O e-learning, ou aprendizagem via internet, vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos. Em meio a pandemia, os cursos online só intensificaram sua presença no mercado pelos seus diversos benefícios e como única forma possível diante do distanciamento social.

A tendência é que a procura por esse tipo de modelo de ensino aumente cada vez mais, tornando-se muito lucrativo para quem investe no ramo. Apenas no ano de 2019, o tamanho desse mercado ultrapassou 200 bilhões de dólares, e tende a crescer em mais 8% entre 2020 e 2026, segundo a Global Market Insights. 

O sucesso dos cursos online já é realidade, pois eles possuem diversos benefícios, tanto para os alunos quanto para quem os oferece. Neste artigo você descobrirá quais são os 10 maiores benefícios do e-learning e porquê deve investir nesse mercado que vem crescendo tanto através do anos. Ao final teremos mais duas dicas para impulsionar seu curso – você não pode perder. Acompanhe!

Os benefícios do ensino à distância

1. Conforto

Quando falamos de curso online, logo vem à nossa mente que podemos criá-lo a qualquer hora e lugar. O mesmo serve para o estudante, que também tem a oportunidade de acessar os módulos quando for conveniente para ele, sem atrapalhar os afazeres de ninguém ao longo do dia. Ou seja, o nível de comodidade é muito maior que o presencial.

2. Mudança de carreira

Hoje em dia, quem não gostaria de mudar de carreira quando quiser? Ao empreender e criar um curso online, você tem a oportunidade de mudar de carreira e de ramo mais facilmente – e ter sucesso – já que o mercado do e-learning vem crescendo cada vez mais.

3. Segurança

No momento que estamos vivendo, é muito importante que todos fiquem em casa sempre que possível, a fim de evitar o contato com o vírus da Covid-19.

O e-learning possibilita a segurança do empreendedor, dos alunos, dos professores e de suas famílias, sem prejudicar o lucro de quem criou o curso e o andamento do mesmo.

4. Mais econômico

Sem dúvidas, montar um curso não é fácil e exige certos recursos. Mas o gasto é muito menor do que o presencial, já que você não precisa de um lugar alugado para as aulas, e podem ser feitas pelos professores de suas próprias casas – desde que seja garantida, é claro, a qualidade de som e imagem. 

Para os alunos, nem se fala. O custo é muito menor e muitos se atraem justamente por isso. Não existe um gasto com locomoção, por exemplo, e os cursos costumam ser muito mais em conta.

5. Dinâmica de ensino diferenciada

O e-learning pode contar com diversos formatos, como videoaulas, e-books e podcasts. Quem faz a metodologia do seu curso é você, portanto, existe a oportunidade de transitar entre os formatos para deixar o seu curso mais atrativo e dinâmico aos alunos, crescendo no conceito deles e se tornando cada vez mais popular.

6. Revisão

Alguns alunos não conseguem absorver 100% do conteúdo nas aulas presenciais, e nelas não é possível ‘assistir a aula novamente’ e se faltar, não tem jeito. 

No e-learning os alunos têm a possibilidade de assistir a mesma aula várias vezes e ter acesso aos conteúdos quantas vezes forem necessárias. Ao criar seu curso, frise bastante esse ponto positivo.

7. Certificado e impulsionamento na carreira dos alunos

É importante deixar claro ao criar seu curso online que aquele certificado vale tanto quanto um presencial. 

O certificado do e-learning tem a possibilidade de impulsionar a carreira dos alunos no mercado de trabalho, já que os assuntos abordados costumam ser mais específicos.

8. Você é o seu próprio chefe

Apesar de exigir muita disciplina e responsabilidade, ser seu próprio chefe oferece muitos benefícios: ao criar seu próprio curso, você é quem manda na sua rotina e no seu ritmo em relação à produção, pesquisa e a escolha da metodologia que será ofertada.

9. Disponibilidade para o público

Quando você oferece um curso online ele fica disponível todos os dias, 24 horas por dia. Portanto, o estudante pode acessá-lo durante fins de semana, feriados e a qualquer hora do dia.

Se o aluno quiser começar seu estudo de manhã ou de madrugada, o curso estará disponível, o que torna o seu alcance muito maior, aumentando o lucro do empreendedor.

10. Credibilidade

De qualquer forma, o curso que você desenvolver terá o seu nome, o que é muito poderoso: sua imagem e nome estarão diretamente ligados ao curso e sua marca. Se seu curso for um sucesso, você levará os créditos por isso, o que pode impulsionar sua carreira e garantir muito sucesso no mercado do e-learning.

São vantagens que não acabam mais. 

Esse mercado promete muito sucesso para quem ingressa nele, mas apenas ideias não são o bastante para fazer acontecer. Agora que você já sabe as 10 maiores qualidades do e-learning, é importante entender também como você pode impulsionar seu curso e, de fato, fazê-lo ter muitas inscrições. 

Por isso, preparamos um e-book em que você encontrará dicas para promover seu curso online da maneira mais eficaz. 

Como ter um bom número de inscrições no meu curso?

Calma, podemos te ajudar. Essa com certeza é a pergunta de todos que investem na área, até porque não adianta ter um curso se ele não tiver inscrições. Acompanhe a seguir as duas dicas extras que preparamos:

Marketing Digital

Invista o quanto puder na divulgação, como meio para impulsionar seu curso. Afinal, quanto maior a divulgação do negócio, maior é o alcance dele. Como hoje em dia as pessoas estão mais conectadas do que nunca, o marketing digital passa a ser um grande aliado para os empreendedores atraírem pessoas para conhecerem seus negócios – neste caso, o curso online, e investirem nele. 

A presença na internet pode ajudar muito: 

  • As redes sociais são canais de contato direto com o público e têm o poder de conectar a todos e atrair público. Linkedin, Instagram e Facebook são bem conhecidos por isso. No caso dos que já são inscritos no curso, um canal no Telegram ou grupo no Whatsapp são muito interessantes para tornar o contato mais direto;
  • publicações constantes em redes como Instagram e Facebook fazem total diferença no alcance que o curso terá, invista nisso;
  • o e-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada para despertar interesse nas pessoas sobre o assunto mostrado e aumentar o número de vendas;
  • artigos em blog ajudam pessoas que estão na dúvida sobre sua vontade de fazer o curso. Com um estilo de escrita persuasivo no blog, existem mais chances que pessoas no topo do funil tenham mais vontade de adquirir seu curso;
  • eventos online são uma boa pedida para chamar a atenção de possíveis interessados e gerar novos leads, atraindo mais inscrições.

Plataforma

Oferecer uma boa plataforma com campos internos para informar as notas aos estudantes e aprovação no curso é primordial para eles estudarem de maneira clara e tranquila, sem cansarem do curso. 

Porém, é importante o empreendedor também ter uma plataforma que o informe sobre as inscrições, o possibilite de criar os formulários com as informações que ele achar necessário e possa personalizar seu conteúdo.

Mas tudo isso podendo receber o dinheiro das suas inscrições de forma fácil e rápida, sem burocracias e complicações. O E-inscrição pode te oferecer esses serviços

Aqui quem decide como o curso funciona é você, pelo melhor custo benefício. Clique no botão abaixo para saber mais.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *