Como aplicar a metodologia OKR e aumentar resultados de cursos online

Resultados considerados bons são essenciais a quem investiu seu negócio em um curso online. Trazer resultados não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. É necessário que haja muito trabalho  para isso, até porque nada vem sem o devido esforço, mas nós podemos te ajudar. Neste artigo você vai descobrir como aplicar a metodologia OKR e, assim, trazer bons resultados para cursos online. 

É claro que nada cai do céu, portanto vamos a duas perguntas muito importantes na hora de pensar sobre o assunto: como identificar as informações para melhorar um curso online? E como melhorá-los? Acompanhe para saber!

Identifique as informações do seu curso online e trabalhe com a metodologia OKR

Ao pensar em melhorar os resultados do seu curso online, é necessário primeiro ter acesso às informações apropriadas para isso. Encontrar as dores do e-learning é a primeira etapa – e mais essencial – para que você possa aprimorá-lo. Porém, é uma dificuldade que muitos empreendedores enfrentam.

Em primeiro lugar, use ferramentas que te forneçam uma análise completa dos números do seu curso, que sejam simples de serem manuseadas e tenham uma boa interface, oferecendo informações mais claras e precisas. Estabelecendo, assim, um período para analisar essas informações fornecidas pela ferramenta, a fim de traçar metas e obter resultados melhores que os iniciais – e é nessa parte que entram as OKRs. 

Mas o que são OKRs?

OKR é a sigla em inglês para Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados Chave, traduzido para o português. Esse método de gestão se caracteriza pelo estabelecimento de metas para o negócio, e, portanto, ajuda o empreendedor e seu time a definirem o que será feito e como os resultados serão mensurados para saberem se o curso online atingiu seus resultados – e até se estão abaixo ou acima das metas estabelecidas.     

Mas agora você pode estar se perguntando: que dúvidas eu devo ter e/ou devo tentar esclarecer para estabelecer as metas nas OKRs? Aqui vão algumas que são interessantes de serem esclarecidas quando se trata de entender o desempenho de um curso online:

  • Os alunos estão completando meu curso? 
  • Tem alguma etapa do curso que não está sendo visitada com a devida frequência?
  • O curso está em uma crescente? Mais alunos estão chegando?
  • Existem bons feedbacks?
  • Todas as aulas são acessadas? 
  • Há uma desistência frequente em alguma fase do curso?
  • Os alunos pagam pelos certificados após finalizarem o curso? – caso o curso online se encaixe na modalidade gratuita, onde o estudante paga apenas pelo certificado.

Essas, entre outras questões, auxiliam o dono do negócio a entender se o curso que está oferecendo tem sucesso ou não, e no que pode melhorar. Até porque não se investe tempo e dinheiro a toa em um curso, né? Se existe uma dor é necessário identificá-la logo no início, facilitando o entendimento de qual caminho seguir para aprimorar seu curso e chamar a atenção de possíveis alunos.

Resultados trazem soluções

Se você possuir ferramentas para que obtenha as respostas das perguntas citadas acima, em um período de tempo estipulado – por você ou sua equipe – já é meio caminho andado para chegar nos resultados que precisa para melhorar o desempenho das metas estabelecidas para o seu curso online.

Agora que você já sabe identificar as informações referente ao seu e-learning, vamos ao que interessa: as soluções para as dores e, junto a isso, a melhoria de resultados. 

Como trazer resultados bons para o curso online?

Independente do resultado da sua OKR, existem pontos importantes a serem investidos quando falamos de curso online. Confira:

Conheça seu público

Esse é um ponto que sempre deve ser mencionado ao falarmos de curso online, até porque se você não conhece o seu aluno dificilmente será possível elaborar um material direcionado a ele. É o mesmo que caminhar no escuro, você pode acabar levando o seu investimento para o ralo. 

Você precisa deste guia para poder criar um bom conteúdo, tanto para o próprio curso quanto para a divulgação do mesmo – ponto chave para trazer bons resultados também.

Boa divulgação

Se você quer que o seu e-learning seja realmente encontrado, é preciso trabalhar na divulgação. Redes sociais e parceria com blogs que tenham conteúdos relacionados ao tema do curso são estratégias interessantes para atrair outras pessoas para conhecer seu curso.

E o segredo de uma boa divulgação ter um alcance considerável é um conteúdo atrativo e de qualidade, para que o leitor não desista de ler sobre o seu curso na primeira linha – recursos visuais e textuais são indispensáveis e garantem um ótimo marketing de conteúdo.    

Marketing de conteúdo

Se trata do processo de criar e promover conteúdo levando em consideração o que o seu público gosta – este é um dos motivos de se ter uma persona como base ao montar seu curso e/ou no momento de divulgá-lo. 

Esse tipo de ação é interessante pelo fato de atrair mais público para o seu e-learning e, portanto, acabar criando um público fiel ao que você promove. E vale ressaltar que: um público fiel engaja e volta sempre. Invista em conteúdos interessantes e que sejam muito bem elaborados, tanto na escrita quanto no design – que é muito importante para o site. 

Design virtual

Todos nós sabemos que as pessoas são conquistadas pelo que veem à primeira vista. Na internet – e não só nela – as pessoas se atraem por visuais bonitos e esteticamente bem elaborados. Portanto, é necessário investir em um design visualmente bonito e organizado para que as pessoas não se percam ao procurar as informações, e ao mesmo tempo, gostem de estar navegando no seu site. 

Considerando isso, aposte em uma plataforma que possa oferecer um site moderno e atrativo aos estudantes. 

Plataforma de qualidade e intuitiva

Todos nós sabemos que um curso online que tem um site confuso e mal elaborado espanta qualquer aluno, por isso, arquitete seu site com uma plataforma de cursos de qualidade. Isso faz total diferença na experiência que o aluno terá fazendo o seu curso e no seu faturamento – já que os cursos online podem ser muito rentáveis, além de terem outros benefícios

O E-inscrição pode oferecer um site para o seu curso online de qualidade, além de oferecer outras vantagens, como: 

  • Formulários personalizados que você pode definir cada informação que os inscritos devem preencher; 
  • Emissão de certificados para quem finalizar seu curso 
  • Painel de indicadores que mostram os dados dos os inscritos no curso em tempo real;
  • Além de uma página com um design super moderno;
  • E o melhor: pagamento de forma rápida, segura e sem complicações. 

São inúmeras qualidades que podem trazer muitos benefícios para o seu curso online, não perca tempo e clique no botão abaixo.

Agora que você já tem todas essas dicas para trazer resultados para o seu curso online, comenta aqui embaixo quais dessas dicas você já pratica e quais colocará em prática! 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *