Engajamento em eventos online: como manter?

Alguma vez você já se perguntou por quê é tão difícil manter o engajamento em eventos online? Se sim, não se preocupe, essa é uma preocupação de muitos organizadores. 

Se em eventos presenciais já era difícil manter o público engajado, em eventos online essa dificuldade é ainda maior. Mas com a pandemia, essa prática se tornou ainda mais comum e podemos afirmar com certeza que os eventos online vieram para ficar. Além de poder reunir pessoas de qualquer lugar do mundo, têm a possibilidade de ter um alcance muito maior do que os presenciais. 

Podemos citar como exemplo as lives de músicas que foram feitas por artistas durante a pandemia do Coronavírus: o famoso evento musical sertanejo Villa Mix recebeu 1 milhão de pessoas no ano de 2016, enquanto a live da Marília Mendonça feita em 2020 – em sua própria sala de casa – obteve 3,31 milhões de visualizações simultâneas.

Mas a questão é: como essas lives geraram um engajamento como o citado acima para que o público ficasse realmente interessado? Neste artigo, vamos te dar algumas dicas para isso, acompanhe:

Networking

Networking consiste na construção de uma rede de contatos profissionais. Em um evento, o networking sempre é muito importante para ambas as partes – tanto para o organizador quanto para os participantes – pois garante a troca de experiências profissionais. Isso pode gerar um engajamento muito grande para um evento online.

As redes sociais são ótimos meios tanto para divulgar o evento, quanto para achar parceiros de negócios que se interessem pela sua marca e, quem sabe, em um próximo evento online queira fazer parte da organização ou até mesmo queira propor um patrocínio. Redes como Instagram, Facebook e – principalmente – LinkedIn são muito eficientes nesses casos.

Além disso, elas podem atrair mais público, fazendo com que o seu evento seja um sucesso. Porém, ele só poderá ser um sucesso realmente se contar com um bom conteúdo em seu planejamento.

Conteúdo atrativo e interativo

Essa é uma das etapas mais importantes do planejamento do evento: o que será apresentado nele, deve ser algo atrativo e que prenda a atenção de quem estiver presente – até porque um evento online compete com diversas distrações ao mesmo tempo, celular, mensagens, tarefas que devem ser realizadas, entre muitas outras coisas. Portanto, invista em materiais como:

  • Slides com informações necessárias – e com design bem elaborado;
  • Vídeos;
  • Fotos;
  • Infográficos.

Com base no seu público, planeje atividades que ocorrerão durante o evento e faça com que haja interação no mesmo. Para que um evento seja interessante, ele deve ter dois tipos de interação:

  • Interatividade entre os participantes e o palestrante;
  • Interatividade entre os participantes.

A possibilidade de participação dos presentes, além do conteúdo que foi organizado para ser apresentado, acaba gerando um maior interesse por parte dos participantes, já que são instigados a falar e se posicionar no evento.

E para isso, vale apostar em diversos meios que podem engajá-los:

  • Enquete: Pode parecer algo simples, mas as enquetes podem gerar boas interações e até algumas discussões sobre o assunto em chats ou no microfone durante o evento;
  • Jogos ou desafios: ambos trabalham a mente dos participantes, além de proporcionar diversão, mesmo em eventos mais sérios. Isso ajuda muito a manter a atenção dos presentes no palestrante e/ou no assunto em questão;
  • Atividades – que podem ser em grupo ou não: as atividades são formas para o palestrante entender quais são as principais dúvidas dos participantes sobre o assunto – e, assim, direcionar qual caminho seguir na explicação – ou, até mesmo, para tirar a atenção dos mesmos de outras questões em sua casa, como computador, celular, e-mail, mensagens etc. É necessário estar pronto para competir com essas distrações.

O palestrante deve aparecer nas câmeras durante o evento online

Ninguém tem paciência para ficar ouvindo uma voz que não tem rosto, né? Por isso, o palestrante deve estar em um ambiente com uma boa iluminação, para que forneça uma boa imagem durante o evento, e boa acústica também para oferecer um som de qualidade e sem ruídos.

Não é nada interessante quando um palestrante fica apenas lendo em um seminário, por isso, invista em um profissional que domine o assunto que será abordado.

Se você for o palestrante, seja dinâmico e estude a fundo o tema. Procure sempre envolver os participantes de forma que eles fixem sua atenção em você, mas ofereça a eles um intervalo durante o evento online.

Faça intervalos durante o evento online

Apesar das dicas acima serem ótimas para manter os participantes engajados no evento, eles não são de ferro e em algum momento podem precisar descansar um pouco a mente para absorver o conteúdo explicado.

Não peque pelo excesso, no planejamento de conteúdo do evento deixe no mínimo 15 minutos para o intervalo, pensando que nesse tempo os participantes podem votar nas enquetes, conversar entre si sobre o assunto e até escreverem suas dúvidas para o palestrante ler quando retornar.

Vale ressaltar que segundo um estudo feito pela WorkCast, 47% das pessoas são mais propensas a fazer perguntas em um evento online do que no presencial. Tudo isso acumulado contribui também para o aumento do engajamento do evento online. 

O engajamento deve ser pensado até no pré evento

Eventos online, como webinars, que fizeram sucesso em 2020 com certeza contaram com um ótimo planejamento para gerar engajamento antes de acontecer, atraindo um público muito maior, até porque a propaganda é a alma do negócio. 

Portanto, o engajamento não acontece apenas durante o evento online, o pré é essencial para engajar os participantes e pode ter um efeito ainda maior. Vamos te mostrar em seguida como é possível fazer isso antes do evento acontecer:

1. Enviar e-mail para os inscritos

A comunicação para com os inscritos é muito importante para lembrá-los da data do evento online, em qual horário ele ocorrerá, inclusive divulgar seu lançamento e qualquer outra informação que o organizador julgar necessária ser passada a todos. 

2. Página da marca ou do evento

Publicar informações em um site da marca ou do próprio evento é uma forma de trazer mais atenção e, assim, trabalhar o engajamento do evento online. Os inscritos poderão esclarecer suas dúvidas sobre qual será o tema central, horário, data, preço, entre outras informações que possam procurar. 

Mas, ao falar de uma página, é sempre válido ressaltar que um design moderno e bem configurado com certeza atrai mais visitantes, e consequentemente, mais inscritos no evento. 

3. Emissão de certificados

Os certificados impulsionam os participantes a estarem presente nos eventos, muitas vezes, esses certificados podem ajudá-los a cumprir horas complementares em suas graduações e/ou serem importantes em seu ambiente profissional.

Além de ser uma forma de premiação para quem permaneceu durante os dias ou horas do evento – e quem não gosta de ser premiado, né? Garantir um certificado aos participantes antes do evento acontecer é uma forma de impulsioná-los a participar do evento também.

4. Venda de itens relacionados ao evento online

Dependendo da popularidade do seu evento online e se ele já tem um público fiel consolidado, disponibilizar compra de serviços adicionais como workshops e itens relacionados ao evento como camisetas, por exemplo, pode ser um estímulo para o participante continuar conectado ao evento e esperando pelo próximo, gerando um maior engajamento do evento online.

5. Descontos e cupons 

Essa dica vale ouro! Quem não gosta de um cupom ou de desconto? Isso conquista muitas pessoas e pode ajudar aquela pessoa que queria muito participar do evento mas, sem o cupom, não conseguiria.

Além disso, essa pessoa pode indicar seu evento a outra, justamente por conta desse desconto disponibilizado. Basta calcular a quantia que é possível oferecer no desconto e o resultado é um ótimo engajamento indireto – já que um inscrito pode indicar o evento a outras pessoas. 

Mas a disponibilização de todos esses serviços só é possível se o organizador do evento online contar com uma boa plataforma.

Uma boa plataforma pode garantir um bom engajamento

Todas as funcionalidades citadas acima são de extrema importância e essenciais para o pré evento, gerando mais engajamento e, assim, atraindo ainda mais público. Mas só podem ser disponibilizadas por uma plataforma. 

Você conhece a plataforma do E-inscrição? Somos uma plataforma com a menor tarifa do mercado para eventos e cursos e oferecemos diversos benefícios:

  • Gerenciamento de equipes;
  • Controle financeiro;
  • Disponibilização de formulários;
  • Realização de check-in;
  • Compatibilidade com YouTube, Google Meet, Zoom, Live do Facebook, Vimeo e Wistia – o organizador decide em qual delas prefere a transmissão do seu evento online;
  • Pagamento do inscrito tem mais flexibilidade: é possível pagar no cartão de crédito e no boleto em até 12x; 
  • O organizador recebe sem burocracias, os saques são sem custos para valores compensados;
  • Conheça todas as nossas funcionalidades clicando aqui.

Se tiver interesse em fazer um evento online super engajado e de qualidade, não perca tempo, clique no botão abaixo.


Coloque essas dicas em prática no seu evento online e depois volte para nos contar aqui nos comentários se deu certo! E para se inspirar, leia: Conheça os 6 eventos mais famosos do mundo.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *