Um lead de vendas é uma pessoa ou empresa que tem interesse no produto ou serviço que você oferece, e pode eventualmente se tornar um cliente.
Em termos simples, o interesse do lead é expresso pelo compartilhamento de informações de contato, como um ID de e-mail, número de telefone ou até mesmo um identificador de mídia social.
Os leads desempenham um papel fundamental no funil de vendas do seu negócio. Através do lead, geramos o número de entradas necessárias para obter o volume de contatos comerciais que vão determinar nosso sucesso em vendas. Por isso, o número de leads gerados é fundamental para que seu negócio seja considerado sustentável.
Se você focar no uso dos eventos on-line para gerar leads e direcionar o marketing da sua empresa para esse fim, as chances da sua marca ser bem lembrada pelo mercado são maiores.
Com uma boa estratégia de marketing fica fácil alcançar e envolver seu público-alvo de acordo com o seu interesse. Como você já sabe porque utilizar eventos on-line para gerar leads, veja como fazê-lo.
Saiba como utilizar eventos on-line para gerar leads
1. Identifique metas
Antes de criar um evento virtual, você precisa definir exatamente quem você espera atrair com ele.
Basicamente, tudo se resume a identificar perfis e personas que atendam seus critérios regulares, para serem considerados leads de alta qualidade. Se você ainda não sabe como definir uma persona para o seu evento, clique aqui e confira.
Você pode optar por criar públicos semelhantes para encontrar outras pessoas ou empresas no mesmo setor e, a partir daí, criar conteúdo altamente segmentado, anúncios PPC e direcionar anúncios para esse público e para aqueles que já demonstraram interesse ou intenção no seu negócio.
Para isso, responda:
- Quem é meu público-alvo?
- Qual é o objetivo do meu evento?
- Quais recursos eu tenho para este evento?
- Qual ação eu quero que meu público tome?
- Qual experiência eu quero oferecer?
- Como estou fornecendo valor ao meu público?
Depois de ter uma ideia bem clara de quem será o alvo do seu evento, o foco deve estar nos objetivos que envolvem geração e nutrição de leads.
Você precisa estar ciente de que seu evento não é a coisa mais importante que está acontecendo na vida de seu público no momento, então é vital pensar no público como seres humanos, antes de pensá-los como clientes de sua marca.
Então, seu evento virtual precisa ter um objetivo claro e voltado para o público, esclarecendo quais são as motivações para a realização do evento e qual valor você pretende trazer para o seu público.
2. Escolha o formato do seu evento
Agora que você já tem uma base para criar um evento on-line interessante e informativo para o seu público, você precisa escolher qual será o formato dele.
Assim como os eventos presenciais, os eventos virtuais variam em tamanho e complexidade. Aqui estão alguns dos principais tipos:
- Cursos e workshops on-line;
- Meetups;
- Seminários on-line;
- Webinars;
- Palestras e conferências on-line.
Cada tipo de evento tem suas particularidades, mas o fundamental é criar uma experiência única para seus usuários, para que eles possam tirar o máximo proveito de suas interações.
Se você pretende fornecer valor contínuo ao seu público, você pode optar por desenvolver uma série de vídeos e conteúdo suplementar centralizados em um ou vários tópicos. Cursos e workshops on-line e webinars são uma ótima opção para você.
Agora, se você deseja se envolver diretamente com seu público-alvo e incutir um senso de urgência em possíveis leads, a transmissão ao vivo é uma maneira eficaz de trazer para o mundo digital o que antes era um evento offline. Nesta caso, meetups e seminários on-line deverão ser as melhores opções.
Já as palestras ou conferências on-line podem ser sua opção, seja ao vivo ou gravados, se você pretende levar vários especialistas para conversar livremente sobre tópicos relacionados ao seu setor e nicho.
Independente do formato, é muito importante saber se o evento terá um script completo, com você fornecendo informações e valor ou haverá uma estrutura geral na qual você poderá se envolver com seu público.
3. Defina como seu evento será lançado
Agora, responda a essas perguntas e você deve ter uma boa ideia de como será seu evento quando ele for lançado:
- Seu evento será uma coisa única ou você o disponibilizará para aqueles que não puderem participar?
- Em quais canais seu evento virtual estará disponível?
- Quais recursos suplementares você criará e fornecerá ao seu público para um maior envolvimento?
4. Escolha as ferramentas adequadas
Você também precisa determinar as ferramentas e a tecnologia necessárias para criar e apresentar seu evento.
O terceiro passo é, talvez, o mais importante para transformar eventos presenciais em virtuais.
Independentemente do tipo do evento, para gerar leads, é essencial oferecer infraestrutura adequada para quem estiver ministrando o evento on-line, a fim de garantir uma experiência positiva aos participantes e um conteúdo de qualidade.
Em geral, para começar uma transmissão de eventos on-line, você vai precisar de:
- Uma câmera;
- Um microfone ou lapela;
- Equipamentos de iluminação;
- Um computador ou um celular;
- Conexão de internet rápida e estável; e
- Uma plataforma de transmissão.
Decida qual plataforma transmitirá seu evento on-line. Alguns fatores, como a infraestrutura para a realização da transmissão, devem ser levados em consideração.
A hora de virar a chave é agora! Clique no botão e transforme seus eventos presenciais em virtuais com a ferramenta certa!
5. Escolha a plataforma certa para inscrições on-line
As inscrições on-line têm o papel principal na hora de utilizar eventos on-line para gerar leads.
Dessa forma, o organizador de eventos tem que ter disponível um canal de inscrição on-line, para que os participantes possam acessar e inscrever-se e também obter mais informações.
Então, a dica é gerar listas automaticamente, onde você pode separar as pessoas por modalidade de inscrição, atividades de que elas pretendem participar, função na empresa e razão pelo qual elas se interessaram pelo evento.
O importante é coletar informações de seus participantes sobre suas necessidades, expectativas e intenção de compra.
Se alguém vier diretamente ao seu site a partir do evento, você saberá com relativa certeza que foi o evento que desencadeou um maior envolvimento da parte deles, e saberá que esses eventos são exatamente o que seu público-alvo estava procurando.
Quer saber como conquistar leads com conteúdo e manter seu público envolvido durante e após o evento?
Baixe nosso e-book. Nele você terá todas as informações e passos para sobre como utilizar eventos on-line para gerar leads.
Assine nossa newsletter fique por dentro de todo o conteúdo atualizado.
Para completar seus conhecimentos, não deixe de conferir o que fazer e o que não fazer ao realizar um evento virtual.