Conheça os 10 benefícios dos eventos virtuais

Um evento virtual é uma reunião de pessoas que compartilham um ambiente virtual, em vez de se encontrarem em um local físico. Eles podem ser usados ​​para muitos propósitos, como feiras de carreira, fóruns de discussão, networking ou treinamento.

Os eventos virtuais permitem que os usuários interajam com empresas ou colegas no conforto de sua casa, escritório ou cafeteria nas proximidades, por meio de bate-papo ou videoconferência.

Os eventos virtuais não precisam ser complicados, mas devem ser bem planejados e produzidos para tornar seu evento bem-sucedido. Neste artigo vamos apresentar os 10 benefícios dos eventos virtuais, confira!

Benefícios dos eventos virtuais

1. Economiza dinheiro

Em geral, os eventos virtuais são mais baratos. A única coisa que os planejadores precisam se preocupar em pagar são os custos da plataforma de reunião virtual e a contratação de serviços especializados.

Não há gastos com o aluguel do local e equipamentos, e até mesmo custo de alimentos e bebidas, acomodações para palestrantes e seguro do local. Com eventos virtuais, esses custos são inexistentes. Todo o seu gasto será com a plataforma, a divulgação e os equipamentos necessários para a gravação em vídeo.

2. Economiza tempo

Outro benefício dos eventos virtuais é que você também economiza muito tempo. Seu, da sua equipe e dos participantes. 

Embora os eventos virtuais exijam algum tempo para a configuração da plataforma e do site, o tempo gasto para organização é menor que o de um evento presencial. 

As inscrições, que são feitas por meio do site do evento, não demandam nenhum posto físico para a coleta, muito menos fazer com que os participantes se desloquem para isso. 

3. Alcance global

Com eventos virtuais, fica muito mais fácil alcançar e envolver mais pessoas!

Diferentemente dos eventos presenciais, os virtuais não são restritos a um único local ou têm um limite para o número de pessoas permitidas. 

Então, já que não existe um limite geográfico, para acessar a plataforma é necessário apenas que o participante tenha um computador ou dispositivo móvel e uma conexão à Internet.

Além disso, há a possibilidade de aumentar o número de participantes do evento, já que um número muito maior de pessoas podem se conectar em uma sala virtual. Um dos maiores benefícios dos eventos virtuais é que o seu evento pode ser global!

Você também pode promover seu evento facilmente compartilhando o link para seu site e canais de mídia social. 

Pessoas de todo o mundo podem participar instantaneamente, aumentando assim o seu público e permitindo que todos participem, não importa onde morem.

4. É flexível e variável

Como os eventos virtuais ocorrem online, você tem muita flexibilidade na forma como transmite seu evento.

Para participar ou hospedar um evento virtual, basta uma conexão à Internet e um dispositivo para acessar a Internet. A maioria das plataformas é compatível com acesso através de um computador desktop, laptop, smartphone ou tablet.

Independentemente do tipo do evento, você pode optar por tornar as sessões interativas, oferecer opções de idiomas diferentes, convidar oradores e muito mais.

Um dos benefícios dos eventos virtuais é que eles são flexíveis e podem ser adaptados às suas necessidades e objetivos.   

Clique aqui e veja como se portar diante da câmera!

5. É mais fácil fazer conexões

Ao contrário dos eventos presenciais, os eventos virtuais são altamente interativos e amigáveis, aumentando a participação e engajamento dos inscritos.

Os eventos virtuais oferecem ferramentas como pesquisas, perguntas e respostas, bate-papo ao vivo e até uma seção de recursos para download, para que seus participantes possam se envolver totalmente com seu conteúdo.

Além disso, os eventos virtuais tendem a ter um ritmo mais acelerado, já que os participantes não precisam passar de sessão para sessão ou de estande para estande, podendo ser mais fácil fazer conexões com outros participantes e palestrantes do que um evento presencial.  

6. É fácil coletar feedback

Assim como eventos pessoais, o feedback é crucial para eventos virtuais. 

Porém, diferentemente dos eventos presenciais, em eventos virtuais os participantes estão constantemente on-line e podem facilmente responder a pesquisas em tempo real.

Esse feedback em tempo real é um grande benefício dos eventos virtuais, e não apenas ajudará os apresentadores a avaliar o andamento da sessão, mas também será útil para medir o sucesso geral do seu evento virtual. 

7. É fácil medir resultados

Embora os dados que os eventos virtuais produzam vão variar de acordo com a plataforma e o software de gerenciamento de eventos que você usa, ainda assim é mais fácil reunir dados e mensurar resultados sobre o seu evento e dos participantes durante o evento virtual do que em um evento presencial.

Isso porque, como tudo é feito digitalmente, quase todas as ações dos participantes podem ser rastreadas e analisadas e essas informações podem ser usadas para melhorar a estratégia de eventos futuros.

Por exemplo, você consegue saber quem participa, de onde, número de participantes, quando eles logaram e saíram da transmissão, e até como eles optaram por pagar a inscrição. Dados preciosos para os profissionais de marketing.

Quer saber quantas pessoas visualizaram uma apresentação inteira e quantas perguntas foram feitas? 

Diferentemente dos eventos presenciais, um dos benefícios dos eventos virtuais é a facilidade de extrair esse tipo de estatística. 

Conhecer suas estatísticas de visualização ou pontuações de engajamento pode realmente ajudar você a ajustar seu conteúdo e determinar o que está funcionando e o que não é necessário.

Independentemente dos objetivos, as métricas são essenciais em qualquer estratégia digital, pois permitem entender o comportamento do público, justificar o investimento, projetar orçamento e atrair patrocinadores.

Se você quer saber mais sobre métricas, clique aqui e leia nosso artigo com as 10 KPIs mais importantes a serem considerados ao avaliar o sucesso de um evento.

8. É confiável

Não há necessidade de cancelar um evento virtual por causa do clima ou mesmo de uma pandemia global.

Como os participantes podem visualizar o evento de qualquer lugar, isso significa que fatores que prejudicam um evento presencial não prejudicam o andamento de um evento virtual.

9. Divulgação rápida

Outro benefício de eventos virtuais é que, em muitos casos, você pode ter acesso a ele imediatamente depois de ser impactado pela divulgação, seja ele uma postagem em uma rede social ou um anúncio pago.

E, certamente, um evento virtual é muito mais fácil de ser compartilhado com amigos, colegas e demais interessados naquele assunto, aumentando bem mais a chance de novas inscrições. 

10. Gravação do evento

Mais um grande benefício dos eventos virtuais é a possibilidade de serem gravados e disponibilizados aos participantes e para quem eventualmente tenha perdido a transmissão ao vivo.

Conclusão

Os eventos presenciais limitam a quantidade de participantes de maneiras diferentes: preço maior, deslocamento, horários menos flexíveis, lotação máxima do local onde será realizado e uma série de outros fatores.

Se você pode pensar em um evento que pode sediar pessoalmente, as chances são grandes de que você possa realizá-lo virtualmente. Para isso, basta garantir que você tenha a plataforma e as ferramentas certas à sua disposição.

Agora que você já conhece os benéficos dos eventos virtuais, leia nosso artigo e veja como transformar eventos presenciais em virtuais!

E-inscrição: a sua solução

Vire a chave! A E-inscrição vai te ajudar a transformar seus eventos presenciais em virtuais.

Se você ainda não possui uma plataforma de eventos para automatizar todas as etapas de planejamento. A E-inscrição é a solução ideal!

Além disso, somos uma plataforma sem custos para eventos gratuitos, e para eventos pagos, é possível sacar os pagamentos das inscrições diretamente para uma conta bancária, sem complicações ou burocracias!

Prezamos por uma experiência incrível com o melhor preço do mercado! Você irá se surpreender com a facilidade e praticidade que oferecemos!

  • Aplicativo de Check-in com leitura de QR-Code, acabou de uma vez por todas a complicação no credenciamento
  • Página própria e personalizada do seu evento para receber inscrições e disponibilizar mais informações
  • Pagamentos fáceis e seguros, o mais alto padrão de segurança: criptografia avançada + PCI Compliance
  • Comunicação com participantes de forma automatizada e efetiva
  • Divulgação facilitada, com sua própria página, divulgue ela tranquilamente em todos os seus canais
  • E muito mais! 

Clique no botão abaixo e experimente nossa plataforma de forma gratuita! 

Por fim, assine nossa newsletter e fique por dentro do conteúdo atualizado!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *