8 dicas de como se portar diante da câmera

Com a pandemia do COVID-19 e a medida de isolamento social, eventos virtuais se tornaram a solução para muitos organizadores de eventos.

Seja em lives, transmissões ao vivo e cursos online, falar em frente às câmeras pode ser um enorme desafio para algumas pessoas.

Para você, que tem receio de gravar um vídeo ou nunca fez isso antes, listamos 8 dicas de como se portar diante da câmera. Confira! 

1. Olhe para a câmera

A primeira das 8 dicas de como se portar diante da câmera é: você está falando com pessoas!

Tenha em mente que a lente da câmera são todas as pessoas que te assistem. 

Falar “olhando no olho” é essencial para transmitir confiança e conexão. No entanto, isso não quer dizer que você precisa ficar com o olhar fixo para o visor.

Então, interaja com a câmera como se você estiver conversando naturalmente.

2. Escolha bem sua vestimenta

A dica é: menos é mais!

Sempre que possível, opte por roupas discretas, evitando acessórios muito extravagantes e maquiagem pesada.

As roupas fazem parte de um conjunto de comunicação não verbal e a escolha errada da sua vestimenta pode tirar a atenção do o que realmente importa: a mensagem. 

Entretanto, o conforto também é fundamental!

Como na maioria dos vídeos, as pessoas só aparecem da cintura para cima, se este for seu caso, você pode optar em usar uma calça e um sapato mais confortável.

Não há regras para cores ou cortes. O principal é que as suas roupas não sejam um problema durante a gravação e que você se sinta bem e confortável.

3. Treine antes de falar

É seu dever, durante o vídeo, manter os participantes engajados. Você precisa conquistar o público já nos primeiros segundos, então, a dica é treinar o que você for falar!

A fim de evitar dar branco na frente de uma câmera, nós aconselhamos elaborar um roteiro e memorizar as palavras-chave que deseja transmitir em seu vídeo.

Não se trata de escrever e memorizar o texto inteiro, mas sim de ter um esquema que te ajude a lembrar soa principais pontos do seu discurso.

Como tudo na vida, ficar confortável ao aparecer em um vídeo é também questão de treino. Dedique um tempo do seu dia para rever sua pauta e use seu roteiro para repassar as falas. 

A repetição te ajudará a desenvolver o tema com mais naturalidade. Por isso, quanto mais você treinar, mais seguro você vai ficar. Grave, assista, reflita sobre a forma como você fala e veja o que pode ser melhorado.

4.  Atente-se à sua postura

Sua postura tem total influência na audiência!

Independentemente de optar por gravar o vídeo em pé ou sentado, preste atenção na postura. Seus ombros devem estar alinhados e a coluna ereta.

Uma postura muito curvada pode demonstrar cansaço, desinteresse e desânimo. E todos esses elementos são transmitidos a quem está assistindo.

Gestos em excesso demonstram nervosismo e podem tirar a atenção do público. Por isso, evite gesticular muito, mexer nos cabelos e balançar demais a cabeça. Além disso, jamais cruze os braços!

Nós sempre preferimos mais um ângulo ou uma parte do corpo. Então, descubra o seu melhor ângulo e opte por ele ao gravar seus vídeos. 

Lembre-se que a sua voz é um poderoso componente motivador. Se ela estiver baixa demais causará tédio e apatia. Em contrapartida, se estiver alta demais, irá incomodar, ou até mesmo assustar o ouvinte.

Mas não cometa o erro de criar uma voz especial para impressionar nos vídeos. Fale da maneira como você conversa normalmente. O ideal é alternar o volume, dando ênfase em pontos importantes do seu discurso.

Inicie e termine seu discurso com um sorriso. Humanize o seu vídeo, afinal de contas, falar diante de uma câmera como falar em público.

5. Atente-se aos problemas técnicos

Fique atento aos detalhes! Se nos eventos físicos ocorrem problemas e imprevistos, nos eventos virtuais também.

Para uma boa gravação, é necessário ter:

  • Uma câmera;
  • um microfone ou lapela;
  • equipamentos de iluminação;
  • um computador ou um celular;
  • conexão de internet rápida e estável; e
  • uma plataforma de transmissão.

Grave em um lugar silencioso. Assim não corre o risco de ruídos externos atrapalharem a sua gravação e tirarem sua concentração.

Escolha um local no qual você se sinta confortável. Pode ser seu quarto, a sala de casa, escritório ou até mesmo um estúdio de gravação. O importante é que o ambiente seja tranquilo.

Teste sua conexão com a internet, seu vídeo e microfone. Prepare backups de recursos visuais e apresentações para o caso de um arquivo ficar instável ou distorcido.

As falhas na conexão ou em qualquer outro equipamento vão impactar negativamente no engajamento da transmissão ao vivo. Quanto mais cedo você identificar problemas, mais cedo você poderá corrigi-los antes que eles afetem a experiência dos participantes.

Se não tiver equipamentos de luz, faça proveito da luz do dia. Mesmo que o conteúdo seja fantástico e relevante, vídeos escuros desmotivam totalmente a audiência.

6. Seja pontual

A sexta dica de como se portar diante da câmera é ser pontual!

Você deve iniciar a transmissão no horário marcado!

Infelizmente, é comum ver transmissões e eventos online atrasando, porém, isso é falta de respeito com quem se inscreveu.

Portanto, a sua transmissão deve começar na hora marcada e não se estender muito, terminando no horário que estava previsto.

7. Incentive o engajamento

A interação com a audiência é fundamental para manter o engajamento na transmissão ao vivo. Praticamente todas as plataformas online possuem recursos interativos, dessa forma, seja criativo e crie oportunidades de engajamento.

Assim que a transmissão começar, solicite que os participantes silenciem seus microfones, a fim de evitar ruídos ao fundo.

Se for uma videoconferência, você pode solicitar que eles deixem a câmera ligada, se puderem e se sentirem confortáveis. Isso possibilitará um senso de comunidade e facilitará que você faça a leitura das reações dos participantes.

Faça perguntas ao público e peça para que eles respondam por comentário no chat e separe um tempo para responder a esse comentário no final do vídeo.

Se a transmissão for para um número pequeno de pessoas, uma boa forma de engajamento, é pedir ao público para se apresentar e contar um pouco sobre eles. Falar o que fazem, de onde são e seus maiores interesses naquele assunto.

Seja criativo e crie elementos de suspense ou promocionais para serem revelados ou sorteados no meio da transmissão.

Se a transmissão for um evento com mais de uma hora de duração, ou, que possua várias sessões, aconselhamos que você faça pausas. Isso ajuda a manter o foco e o envolvimento dos participantes.

No final, não esqueça de agradecer a participação e envie uma pesquisa para obter feedback. Isso mostra que você está focado em criar uma experiência positiva.

8. O principal é a mensagem: seja simples ao se comunicar 

Garantir uma comunicação eficaz é muito importante para o sucesso do seu vídeo. Então, a última das 8 dicas de como se portar diante da câmera é ser simples ao se comunicar, pois o principal é a mensagem!

As palavras devem ser ditas de forma clara, objetiva, porém em uma velocidade que permita a compreensão do conteúdo.

Falar frente às câmeras é uma tarefa que requer aprendizado, sendo fundamental utilizar algumas táticas para se sair muito bem.

Se você tem mais alguma dúvida sobre como se portar diante da câmera, mande nos comentários!

E-inscrição como solução!

Já possui uma plataforma de eventos para automatizar todas as etapas de planejamento? Já sabe como transformar eventos presenciais em virtuais?

A E-inscrição é a solução ideal!

Além disso, somos uma plataforma sem custos para eventos gratuitos, e para eventos pagos, que te possibilita sacar os pagamentos das inscrições diretamente para uma conta bancária, sem complicações ou burocracias!

Vire a chave! A E-inscrição vai te ajudar a transformar seus eventos presenciais em virtuais!

Prezamos por uma experiência incrível com o melhor preço do mercado! Você irá se surpreender com a facilidade e praticidade que oferecemos!

  • Aplicativo de Check-in com leitura de QR-Code, acabou de uma vez por todas a complicação no credenciamento
  • Página própria e personalizada do seu evento para receber inscrições e disponibilizar mais informações
  • Pagamentos fáceis e seguros, o mais alto padrão de segurança: criptografia avançada + PCI Compliance
  • Comunicação com participantes de forma automatizada e efetiva
  • Divulgação facilitada, com sua própria página, divulgue ela tranquilamente em todos os seus canais
  • E muito mais! 

Clique no botão abaixo e experimente nossa plataforma de forma gratuita! 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *