E-inscrição: Unindo Pessoas Através de Experiências Enriquecedoras

Receba conteúdos e ferramentas para transformar o modo com que você gerencia seus eventos!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Saiba aqui como organizar uma palestra motivacional em 6 passos

Saiba aqui como organizar uma palestra motivacional em 6 passos

Como organizar uma palestra motivacional? Essa tarefa pode parecer simples; muitas pessoas pensam que basta contratar os equipamentos e o palestrante. Entretanto, para que esse tipo de evento religioso seja interessante para o público, alguns passos devem ser seguidos para evitar que ele seja entediante e clichê.

As palestras motivacionais são instrumentos utilizados para auxiliar os indivíduos a se dedicarem em um propósito. Hoje, você vai saber tudo sobre a organização desses eventos em 6 passos, entender por qual motivo eles são os preferidos dos oradores e qual a maneira mais interessante de transmitir o conteúdo. Confira nosso post!

Por que investir em uma palestra motivacional?

A palestra motivacional é a preferida dos palestrantes, devido à ampla lista de vantagens que esse tipo de diálogo traz para quem ministra, promove e participa. Além disso, o mercado para os conferencistas está em expansão. Empresas produtoras de eventos estão apostando cada vez mais nessa estratégia, apontada como um importante elemento para elevar a qualidade de conferências, reuniões, convenções, cultos, etc.

Essa crescente popularização é resultado dos benefícios trazidos pelas palestras motivacionais, instrumentos esses que podem transformar vidas, sendo muito utilizados nas igrejas, por exemplo. Sendo assim, veja por que é importante organizar uma palestra motivacional que tenha um conteúdo interessante e diferenciado:

  • causa impactos positivos, recuperando o ânimo dos expectadores;

  • estimula os ouvintes a demonstrar e recuperar suas habilidades adormecidas;

  • melhora o clima no ambiente;

  • promove um maior engajamento na vida das pessoas, fazendo com que atuem de maneira mais produtiva no campo pessoal, social e profissional;

  • gera mais entendimento a respeito do assunto abordado;

  • reforça para os convidados a missão, visão e os valores da igreja.

Como você pode perceber, investir nas palestras motivacionais pode ser uma grande sacada para aumentar a satisfação daqueles que frequentam o espaço, encorajando, estimulando, desenvolvendo o bem-estar e devolvendo a autoestima para os ouvintes.

Como organizar uma palestra motivacional?

Não há como organizar uma palestra motivacional de qualidade sem estar atento aos mínimos detalhes. Alcançar os resultados listados acima depende, diretamente, das ferramentas usadas para estruturar o evento religioso como um todo.

Por esse motivo, confira agora quais são os 6 passos básicos para organizar uma palestra cristã de sucesso:

1. Defina o público-alvo

O primeiro passo é definir para quem essa palestra será direcionada. Pode ser para os adultos em geral, somente para as mulheres ou homens, casais, adolescentes e até mesmo crianças.

Dentro desse grupo, é necessário estabelecer o foco. A palestra para adultos, por exemplo, pode tratar sobre a vida profissional ou sobre o resgate da autoestima. Os adolescentes podem receber orientações a respeito da carreira, estudos e vestibular. Use a criatividade!

2. Conheça seu público

Uma vez que o público e o direcionamento foram definidos, é preciso conhecer essas pessoas para saber quem será convidado a falar, qual o tipo de linguagem ideal a ser usada e entender o que motiva esses indivíduos.

Essas informações podem ser colhidas com o pessoal da igreja, que já conhece os seus frequentadores e sabem onde estão as dificuldades de cada um e o que estão buscando. Você também pode realizar pesquisas ou até mesmo fazer algumas observações no local.

3. Utilize os recursos visuais com inteligência

Muitos palestrantes confundem a palestra com uma aula e acabam pecando na apresentação de slides, prejudicando a concentração, o foco dos ouvintes e deixando a palestra entediante. Cada slide não deve ter mais do que 16 palavras, cores fluorescentes devem ser evitadas, assim como os gifs, que podem tirar a atenção do orador.

O conteúdo apresentado verbalmente é mais importante que o visual. Portanto, imagens de boa qualidade e gráficos são muito bem-vindos e trazem credibilidade à fala do locutor. Esses recursos são fundamentais para atrair a atenção do público e despertar o interesse em ouvir o que será exposto.

4. Ensaie antes

Se você fará a apresentação ou tem intimidade com o orador, o ensaio é uma orientação básica e imprescindível para uma palestra de qualidade. Tão importante quanto dominar o tema, é estabelecer uma ordem lógica de argumentos e trabalhar o nervosismo que pode ser gerado por falar em público.

O ideal é que o ensaio seja ouvido pessoalmente por alguém que tenha condições de avaliar a explicação, o conteúdo e a interação entre as informações apresentadas.

5. Pense nos materiais auxiliares

Vamos supor que a palestra seja direcionada aos adolescentes que estão terminando o Ensino Médio e o tema seja o futuro profissional.

Você pode entrar em contato com as universidades da sua cidade e da região ou buscar parcerias com os cursinhos pré-vestibulares, levar um professor para fazer uma participação ou, até mesmo, oferecer ou sortear bolsas de estudos ou desconto nas mensalidades.

Além disso, algumas das informações apresentadas nos gráficos podem ser impressas e distribuídas aos participantes, além de outras fontes de referência que possam auxiliar o entendimento no decorrer da palestra.

6. Esteja prevenido

Qualquer evento religioso exige que o seu organizador chegue, com antecedência, os equipamentos e tenha um plano B já estabelecido para qualquer eventualidade.

Extensões, baterias, carregadores, adaptadores, pendrive, papel, caneta e cabos são alguns dos elementos obrigatórios para quem organiza uma palestra estar sempre prevenido.

O ideal é que tudo esteja testado com, no mínimo, uma hora de antecedência. O check list do evento também é muito útil para conferir se tudo está como o planejado, desde os equipamentos até a água para o palestrante.

Qual a melhor forma de transmitir o conteúdo?

A forma pela qual o conteúdo será transmitido é essencial para que a palestra seja um sucesso. A criatividade na hora de definir a temática e contratar o palestrante ajuda muito, mas os elementos de linguagem e a transmissão das informações fazem toda a diferença para que você consiga criar um evento atrativo.

Um bom palestrante fala com clareza e objetividade, traz dados pertinentes ao tema sem a famosa “encheção de linguiça”. Aqueles que movimentam o corpo e o tom de voz também costumam manter os ouvintes focados nas suas palavras.

Você pode procurar por vídeos no Youtube ou no site oficial do orador escolhido e verificar se o indivíduo olha nos olhos da plateia, estabelece uma relação com aqueles que estão ouvindo a sua fala e quais os recursos utilizados e a reação do público durante a fala.

Deu para perceber como organizar uma palestra motivacional interessante e pertinente exige observação e estudo. Mas, se você conhecer bem seu público e o assunto a ser apresentado, as chances de tudo dar certo para a organização do seu evento aumentarão e farão dele um sucesso!

Vai elaborar uma palestra ou já está em fase de organização? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos e parceiros o que fazer para que eles também possam organizar um evento de qualidade!

Nós sabemos como ajudar você nessa jornada...

Vem com a gente!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This