E-inscrição: Unindo Pessoas Através de Experiências Enriquecedoras

Receba conteúdos e ferramentas para transformar o modo com que você gerencia seus eventos!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Lazer em congressos: como tornar o evento mais atrativo

Lazer em congressos: como tornar o evento mais atrativo

Os congressos são essenciais no ambiente corporativo. Eles reúnem pessoas de interesses em comum que possuem os mesmos objetivos: discutir e aprender mais sobre um determinado assunto de negócio e atualizar o seu networking. Contudo, para que o evento seja um tremendo sucesso, o lazer em congressos é algo que não pode faltar no planejamento estratégico.

Quando comparado com outros tipos de eventos, como os esportivos e sociais — os quais, por natureza, já são mais leves e descontraídos —, os congressos se tornam mais burocráticos. Pense bem: ficar um ou mais dias inteiros em uma sala discutindo sobre determinado assunto torna-se cansativo e maçante para qualquer um, não é mesmo?

Portanto, para que isso não aconteça, existem algumas atividades que podem ajudar a promover ações de lazer em congressos corporativos. Eles são importantes porque ajudam a focar não somente no sucesso do evento, mas também na diversificação das atrações, promovendo alternativas de lazer para o público participante.

Quer saber como tornar um congresso mais atrativo? Vamos te ensinar tudo com este post! Confira:

Promova confraternizações durante o evento

Quando estamos em um evento concentrados em um determinado assunto, nada melhor do que uma pausa para relaxar, espairecer e renovar as energias para discutir mais assuntos posteriormente.

No ambiente informal, as confraternizações durante o evento promovem a reciprocidade de informações entre os participantes, a atualização do networking e boas trocas de cartões, favorecendo múltiplos negócios.

Então, para oportunizar os interesses, nada melhor do que oferecer uma confraternização com deliciosos comes e bebes. Pode ser uma refeição completa como café da manhã, almoço e jantar ou até mesmo os coquetéis, que podem ser servidos em qualquer horário do dia.

Lembre-se de que é neste momento em que as pessoas se soltam mais, dão risadas e interagem entre si — além, é claro, de repor as energias para discutir os próximos assuntos.

Ofereça atrações interativas

Como podemos mensurar se o congresso foi ou não um grande sucesso? Simples: ao finalizar o evento, é necessário que exista o sentimento de que as pessoas estão com as energias renovadas, com muitas ideias promovidas por tudo que aprenderam para colocar em prática e impulsionar o sucesso de sua marca ou organização.

Para proporcionar uma experiência inesquecível aos participantes, podemos adotar algumas alternativas que transformem o congresso em um ambiente de interação. Confira alguns exemplos:

  • workshops;

  • bate-papo;

  • oficinas;

  • shows;

  • apresentações de dança;

  • teatro;

  • dinâmicas de grupo;

  • stand-up comedy;

  • sessões de treinamento;

  • espetáculos.

Mas atenção: não se esqueça de organizar (e divulgar!) a grade de horários com antecedência. Assim, você garante que todos saibam das atrações e que nenhuma delas entre em conflito com o horário de uma palestra importante.

Invista em jogos e competições

Para turbinar o seu evento, nada melhor do que promover jogos e competições entre os participantes. Afinal, dificilmente encontramos uma pessoa — de qualquer idade — que não tenha aplicativos de jogos baixados em seu celular ou não goste de algum tipo de game.

Os jogos funcionam como um quebra-gelo entre os participantes. Por isso, é ideal agendar logo no início do congresso para que as pessoas já se conheçam e criem afinidades, tornando o evento menos formal e mais descontraído.

Inclua, nestes jogos, desafios que façam com que os participantes utilizem as suas habilidades mercadológicas — uma gincana, por exemplo. Você também pode criar um jogo específico para o evento, com a ajuda de uma agência expert em games. Se isso for muito complexo ou exceder a verba para o evento, você pode optar pelos jogos tradicionais, alugando:

  • máquinas de jogos;

  • fliperama;

  • consoles (PlayStation 4, Xbox One…);

  • computadores;

  • mesa de sinuca;

  • mesa de pingue-pongue;

  • mesa de pebolim;

  • mesa de carteado.

Outra coisa: não se esqueça de trabalhar com o marketing digital, criando uma hashtag do evento para que as pessoas possam compartilhar as fotos e marcar o evento, proporcionando uma repercussão positiva ainda maior de seu congresso.

Abuse das mídias sociais para ajudar na divulgação! Melhor ainda se você alugar as cabines fotográficas, em que os participantes fazem as suas fotos como recordação do evento e ainda compartilham, em tempo real, as fotos nas suas mídias sociais.

Aposte em um ambiente de relaxamento

Você precisa ter em mente que muitas pessoas que participam de congressos passam horas viajando para chegar até o local. Então, nada melhor do que oferecer um ambiente para o relaxamento, aliviar o estresse e até mesmo para que eles pensem, em um local harmonioso e aconchegante, sobre as ideias que vão obtendo durante o evento.

Para isso, invista em um ambiente — pode ser uma sala ou ao ar livre —, que funcione como uma espécie de spa, com cadeiras de massagem e banho relaxante para os pés cansados. Você poderá até investir em manicure, maquiagem e cabelo para o público feminino, se esse for o caso.

Faça a demonstrações de produtos inovadores

Sabemos que quem está presente no evento quer discutir e saber mais sobre determinado assunto. Mas, além disso, essas pessoas também desejam conhecer as tendências e inovações da área, a fim de ter ideias para implementar em sua empresa.

Por isso, apresentar as novidades é mais do que essencial para incentivar um leque maior de atividades. Faça parceria com fornecedores (ou venda esse espaço como patrocínio para ter um lucro maior no evento) e apresente uma feira de produtos inovadores.

Claro que é importante conter produtos inovadores referente a área apresentada, mas você pode ampliar essas inovações apresentando novidades e tendências para as áreas gerais da empresa. Confira algumas ideias:

  • inovações do marketing digital;

  • novos tipos de papel para impressão de folders;

  • papel semente para cartão de visita;

  • artigos de informática;

  • projeto elétrico de lâmpadas e fitas de LED;

  • novos tipos de ar-condicionado;

  • impressoras econômicas;

  • novos softwares internos;

  • plataformas de gestão.

O resultado de um bom congresso é estar rodeado de pessoas que possuem as mesmas paixões, conversar sobre diversos assuntos com um público que compartilha dos mesmos ideais, receber conselhos e ter ideias inovadoras para implementar em sua organização.

Com esse post, você aprendeu algumas ideias que você poderá utilizar no próximo evento que for organizar, apostando no lazer em congressos para tornar a ocasião mais atrativa e, é claro, um sucesso! Você gostou do nosso conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba em sua caixa de entrada novas ideias no ambiente corporativo!

Nós sabemos como ajudar você nessa jornada...

Vem com a gente!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This