Inscrição para congresso: saiba aqui como melhorar as vendas! Inscrição para congresso: saiba aqui como melhorar as vendas!
Dicas para produtores

Inscrição para congresso: saiba aqui como melhorar as vendas!

Estimular a realização de inscrições é fundamental para garantir o sucesso de um congresso. Um número consistente de participantes aumenta a repercussão e os lucros que são obtidos, facilitando a conquista dos resultados pretendidos.

Porém, muitos produtores não conseguem otimizar as vendas, principalmente no que concerne às inscrições antecipadas. E as consequências podem ser: eventos vazios, prejuízos financeiros, participantes decepcionados e dificuldades em fechar parcerias com palestrantes para novas produções.

Quer otimizar o processo de inscrição para congresso? Continue lendo este artigo e descubra qual a importância de ter uma estratégia bem definida. Confira, ainda, algumas dicas para melhorar o número de inscritos e promover vendas online!

Por que ter uma estratégia para captar mais inscritos?

Para que seja potencializada, toda venda necessita de uma estratégia que garanta maior eficiência. No caso das inscrições para congressos, não é diferente. É preciso encarar o processo tal como a comercialização de um produto.

A venda, portanto, depende de alguns fatores, como:

  • divulgação;
  • definição de público-alvo;
  • pesquisa sociogeográfica;
  • monitoramento dos dados de inscrições, entre outros.

Por isso, é essencial definir, previamente, quais serão as táticas utilizadas a partir dos dados encontrados anteriormente. E você não pode deixar de se basear neles.

A estratégia de divulgação para um congresso da área de Direito, por exemplo, não é a mesma empregada para quem é do setor de RH. Também há diferenças entre as ações de promoção para um público mais jovem e para o que já está em uma etapa mais avançada da carreira.

As estratégias, portanto, variam de acordo com as situações, de forma que é necessário orientá-las a partir das características definidas anteriormente.

Como melhorar o número de inscrições em eventos?

Além da definição de uma estratégia clara e concisa, é essencial ficar atento às dicas que estão relacionadas a um aumento do número de inscritos. Por meio delas, é possível alcançar o sucesso esperado, conquistando o interesse dos profissionais participantes. Acompanhe as sugestões a seguir e implemente-as em sua produção.

Explore as redes sociais

Uma das principais medidas para impulsionar o número de inscrições em congressos é explorar as potencialidades das redes sociais ao máximo. Aproveite a possibilidade de segmentação, tornando suas ações mais direcionadas ao público-alvo desejado e garantindo um melhor custo-benefício.

Você pode criar posts patrocinados que aparecerão apenas para o perfil definido pela equipe de divulgação, segundo o target escolhido previamente, por exemplo. Assim, não haverá gastos com a exibição do anúncio a quem não tem nenhum interesse pelo congresso.

Além disso, há outros benefícios, tais como:

  • mensuração do público interessado (por meio das confirmações no evento criado nas redes sociais);
  • engajamento e divulgação espontânea com a marcação de amigos e colegas;
  • possibilidade de realização de promoções que potencializem o alcance orgânico das publicações;
  • criação do branding do evento, entre outros.

Aposte na venda antecipada

Uma maneira de potencializar o número de inscrições é a venda antecipada. Isso porque, ao ver a divulgação, a pessoa poderá garantir a vaga imediatamente, evitando o esquecimento posterior.

Quando o pagamento ocorre apenas presencialmente, no dia do evento, muitos se esquecem da data agendada, o que diminui o número de participantes. Além disso, fazer a inscrição online antecipadamente é um conforto para o indivíduo (e contribui para gerar uma imagem positiva do evento).

Invista em parcerias

Fechar parcerias com empresas alinhadas aos princípios do congresso é uma ótima forma de auxiliar no aumento das inscrições. Em primeiro lugar, associar o evento a esses nomes permite validar a confiança na organização, mostrando que vale a pena participar como ouvinte ou como palestrante.

Ao produzir um evento sobre saúde, ter grandes fornecedores de produtos para o setor como parceiros é uma prova de que há o reconhecimento da área sobre o congresso. Além disso, a própria divulgação feita por tais nomes auxilia a potencializar o alcance e dá mais destaque ao ocorrido, em função da autoridade das empresas associadas.

Ofereça brindes no ato da inscrição

Para conquistar a atenção do público e potencializar as inscrições antecipadas, uma boa opção é oferecer brindes. Afinal, as pessoas gostam de conseguir algum benefício com a aquisição de um serviço.

Uma forma de fazer isso e, assim, impulsionar os números antecipados é: limite o número de kits de brindes para o primeiro lote de inscrições realizadas online. Assim, os participantes correm para garantir suas vagas.

Valorize os detalhes do evento

Uma estratégia de divulgação eficiente é ressaltar os detalhes do evento. Isso mostra o quanto o congresso é imperdível e, portanto, faz com que aqueles que têm interesse agilizem suas inscrições. Veja alguns pontos a serem destacados:

  • palestrantes reconhecidos na área;
  • infraestrutura e porte do congresso;
  • cursos que serão ministrados;
  • localização da produção;
  • atualização dos conhecimentos dos participantes, entre outros.

É essencial destacar que, caso não compareçam, as pessoas vão perder uma oportunidade única. Isso faz com que elas se sintam mais tentadas a realizar as inscrições de imediato.

Foque no target escolhido

Nunca deixe de focar no seu público-alvo. Todas as dicas anteriores só funcionarão se os esforços forem direcionados às pessoas certas — caso contrário, as estratégias podem estar corretas, mas não terão resultados, pois serão aplicadas a uma parcela errada do público.

Por que oferecer a inscrição para congresso online é uma tática eficiente?

A venda online é uma estratégia fundamental para potencializar o número de inscrições em um congresso. Na verdade, as sugestões dadas anteriormente só podem se efetivar totalmente por meio da disponibilidade de vagas online.

Além disso, há uma maior agilidade na oferta aos nichos diferentes de um evento. No mesmo local, com rapidez e precisão, palestrantes, ouvintes ou expositores podem se cadastrar e, assim, os dados ficam armazenados em um único sistema, facilitando para os organizadores.

Caso seja necessário ter em mãos as informações dos inscritos, tal processo também se torna muito mais prático e eficiente. Além disso, impede-se uma superlotação do evento, ao passo que a divulgação é facilitada e há uma maior comodidade para o participante (que poderá se cadastrar de imediato, do conforto do seu lar).

Todos esses pontos são favoráveis e tornam o processo de inscrição para congresso online uma alternativa não só importante, mas essencial. Por isso, é imprescindível utilizar plataformas específicas, como o E-inscrição.

Quer continuar acompanhando nossos conteúdos e entender como o uso de plataformas online de inscrições é essencial para suas produções? Siga-nos nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) para receber as publicações diretamente em seu feed!

Você também pode gostar
5 dicas para obter mais inscrições em seu evento
5 dicas para organizar um workshop e ter sucesso com o público!
Saiba aqui como organizar uma palestra motivacional em 6 passos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This