Confira os 10 maiores erros encontrados na organização de um festival gospel

O sucesso de um festival gospel, independentemente do porte, é o resultado de vários fatores, que vão do planejamento à experiência do público.

É importante prestar atenção a cada detalhe, a fim de evitar erros e promover um festival gospel fantástico que dará um retorno positivo às suas metas e objetivos.

Por isso, a E-Inscrição preparou uma lista com os 10 maiores erros encontrados na organização de um festival gospel, para você ficar atento e saber como evitá-los.

Escolha das atrações

Como qualquer outro estilo musical, o gospel tem inúmeras subcategorias!

O primeiro grande erro do produtor de um festival gospel é escolher as atrações ignorando as preferências do público-alvo do evento.

As atrações precisam ser escolhidas de acordo com o público específico para garantir um festival gospel de sucesso.

Para ter certeza de que tudo no evento será feito para agradar os participantes, tente conhecer bem as características do seu público-alvo.

Na dúvida, realize pesquisas com o público, tanto na igreja como nas mídias sociais, com o intuito de descobrir o que mais o agrada e assim montar uma line-up com cantores e bandas que representam a qualidade do festival.

Falta de estrutura técnica

Da mesma forma, outro erro grave é não checar todas as exigências técnicas relacionadas ao festival gospel.

Um show gospel de pequeno porte pode ocorrer sem maiores problemas em lugares fechados, porém, shows maiores ou festivais se encaixam melhor em espaços abertos.

Aliás, em caso de espaços abertos, deve-se conferir a previsão do tempo, e em caso de chuva, garantir proteção aos participantes. 

Verifique se o lugar é adequado para a realização do festival gospel. Além de ter um tamanho apropriado para a quantidade de pessoas previstas, o lugar deve ter uma estrutura de qualidade e com tudo aquilo que o evento necessita para funcionar tranquilamente.

Visite o local com antecedência e confira se ele apresenta todas as condições para a realização do festival. Salvo o local, não deixe de solicitar o alvará de funcionamento.

Não esqueça de verificar com todas as atrações quais são os equipamentos necessários para a realização da apresentação com suas devidas especificações.

Lembre-se também dos equipamentos de iluminação e som. É importante contar com iluminação para encantar o público e tornar a experiência única.

Não abra mão dos geradores! A falta de energia pode fazer com que o evento acabe antes da hora.

É importante, também, inserir no cronograma do evento um momento para testar todos os equipamentos técnicos.

Para um festival gospel de sucesso, os testes devem ser realizados com antecedência para que haja tempo de solucionar eventuais problemas. Finalmente, tenha equipamentos reservas em caso de algum problema durante o festival gospel.

Desconsiderar imprevistos e atrasos

Alguns exemplos de imprevistos e atrasos que podem ocorrer durante um festival gospel são:

  • Problemas técnicos em equipamentos musicais e de iluminação;
  • atrasos das atrações;
  • superlotação;
  • dificuldades de acesso,
  • falta de estacionamento para carros;
  • quantidade de banheiros inferior ao necessário;
  • longas filas na compra de alimentação;
  • questões climáticas.

É muito importante cuidar de cada detalhe para minimizar erros, ainda mais se tratando de atividades que podem manchar sua reputação.

Organize o horário de cada apresentação, considerando cada intervalo, além de calcular uma margem de erro.

Dentro da sua equipe, tenha um responsável do palco e das bandas a fim de que não ocorra atrasos.

Por fim, tenha um segundo plano para qualquer tipo de imprevisto ou incidente. Para elaborar essas estratégias, é necessário, antes, fazer um levantamento dos possíveis riscos.

Respeite horários, seja pontual e organizado! Assim, seu público será cativado e, certamente, estará presente num próximo evento.

Negligenciar a segurança

A segurança e o bem-estar do público devem ser a sua maior prioridade!

Ainda assim, alguns organizadores não contam com uma equipe de segurança para eventos.

Uma equipe de segurança deve ser sempre prioridade na hora de organizar um festival gospel. Ela é responsável por garantir a proteção do público e o bom andamento pacífico de todas as atividades.

Dependendo do tamanho do festival, você pode até contratar uma empresa de vigilância cadastrada na Polícia Federal!

Qualquer situação de risco pode acabar com a reputação projeto e, inclusive, render processos judiciais para você e para a igreja.

Má divulgação

Uma das principais falhas na organização de um evento é a má divulgação, e os festivais gospeis não fogem disso.

O atraso na divulgação de informações gerais, bem como das atrações e o início tardio da venda de ingressos podem custar o sucesso do seu festival gospel.

Em festivais, é comum gerar suspense e despertar curiosidade no público na hora de apresentar line-up completo. Porém, evite esse tipo de estratégia em um festival de música gospel, principalmente porque pode causar insegurança ao público-alvo.

A ausência de detalhes nas divulgações pode causar desinteresse ao público e, consequentemente, desistência na compra do ingresso.

Por isso, é de extrema importância que, ao promover um festival, as principais informações como o local, dia, horário e vendas estejam disponíveis ao público facilmente!

Por fim, não adianta fazer tudo corretamente e não engajar ninguém. Um erro extremamente comum de divulgação é não escolher os canais de comunicação adequados para alcançar a audiência esperada.

Venda de ingressos desorganizada ou atrasada

A venda de ingressos desorganizada ou atrasada é um erro muito comum e que causa muito descontentamento do público.  

Antecipar a venda dos ingressos do seu festival gospel permite medir o sucesso do evento.

Uma boa dica é vender os ingressos por lotes. Dessa forma você instiga os participantes a comprar, pois eles irão querer adquirir os ingressos com melhor preço.

Vender ingressos online é uma grande estratégia se você conhece seu público-alvo e sabe onde encontrá-lo, além de evitar transtornos como troco ou inadimplências.

Utilize uma plataforma que garantirá segurança durante o processo. Com ela, você poderá divulgar, vender e, em caso de um evento gratuito, distribuir ingressos com total controle e gestão do festival.

A venda antecipada e online permite conforto a você e ao participante do festival gospel!

Não ter um canal de comunicação

A comunicação de um evento não pode se dar apenas no sentido da organização. O contato e a proximidade com o público-alvo fazem toda a diferença na divulgação do seu festival gospel.

É fundamental manter um canal aberto para que as pessoas possam tirar dúvidas com a equipe de produção e dar respostas rápidas e satisfatórias para garantir uma boa experiência a seus clientes. 

Você pode optar por canais como telefone, e-mails e utilizar as redes sociais para se comunicar com o público.

Por fim, esteja sempre disponível e preparado para atendê-los!

Não valorizar o feedback

Por mais que você tenha uma vasta experiência na organização de festivais, sempre há algo a mais para aprender!

O feedback é fundamental para saber os pontos positivos e negativos a aprimorar na forma de planejar e executar seu festival gospel.

Escute pessoas que costumam participar de festivais e evite os erros já cometidos em eventos anteriores.

Não promover ações pós evento

O trabalho de um produtor de eventos não termina quando o evento acaba!

Uma das primeiras ações pós-evento que você deve cumprir é fazer a vistoria do local onde aconteceu o festival para garantir que tudo esteja sob controle. Em caso de algum inconveniente, você já estará lá para resolver.  

Faça uma lista com seus prós e contras do festival e analise a opinião dos participantes, como dito anteriormente. O feedback sobre o evento será seu aliado para organizar novos eventos.

Crie um questionário curto, com perguntas objetivas e envie por e-mail aos participantes. Por meio dele, você conseguirá informações que vão te ajudar na organização dos próximos eventos, a alcançar as expectativas do seu público e a surpreendê-lo.

Dentre todas as ações pós-evento, um recurso muito útil é o e-mail marketing. Ele te permite explicar e se desculpar por eventuais transtornos, ideal para não deixar nenhum erro passe batido. Além disso, você pode utilizar o e-mail marketing divulgar seus próximos eventos.

Não utilizar uma plataforma de gestão de eventos online

Hoje a tecnologia faz parte da organização de qualquer evento. Não fique para trás e utilize uma plataforma de gestão de eventos online!

Uma plataforma de gestão de eventos eficaz deve constar todas as informações pertinentes ao seu evento permitindo automatizar as etapas de planejamento e realização de um evento.

Com uma plataforma para gerenciar os eventos para o seu festival gospel, é possível conferir inscrições, pagamentos, site do evento, lista de participantes, entre outros. Confira aqui os 5 motivos para usar uma plataforma de gestão de eventos na sua igreja!

Nesse sentido, A E-inscrição é a solução ideal para a sua necessidade. Ela é uma plataforma de eventos completa e especializada em ajudar na produção de eventos das igrejas e organizações cristãs do Brasil inteiro.

E agora que você já conferiu os 10 maiores erros encontrados na organização de um festival gospel, queremos saber, você possui dificuldades em alguma dessas questões? Já passou por algum tipo de problema por falta de informação?

Mas queremos saber, você possui dificuldades em alguma dessas questões? Já passou por algum tipo de problema por falta de informação? Comente abaixo!

De antemão, não perca mais tempo: clique no botão abaixo e cadastre grátis!

EXPERIMENTE GRÁTIS

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *