Fique por dentro de como organizar um show gospel perfeito Fique por dentro de como organizar um show gospel perfeito
Organização de Eventos

Fique por dentro de como organizar um show gospel perfeito

Um dos tipos de eventos para o público evangélico que mais cresce é o show musical. Cada vez mais bandas surgem levando a mensagem de Cristo de uma forma divertida, diferente e nos mais diversos gêneros.

Por conta disso, saber como organizar um show gospel é fundamental para o sucesso do evento e a satisfação do público que está mais exigente quanto à qualidade.

Fazer um planejamento é o ponto principal. Nesse momento, você organizará todos os pontos necessários para a realização do show. Além disso, deve manter um checklist sempre ao alcance para conferir cada etapa.

Sabendo que não é fácil organizar um evento desta magnitude, preparamos um post completo explicando para você um passo a passo do que precisa ser observado para realizar um show abençoado. Confira!

Foque no público-alvo

Mesmo que o evento seja destinado ao público evangélico, isso não significa que o público-alvo seja este. É importante determinar quem deseja alcançar com o show. Lembre-se de que dentro da categoria gospel existem subcategorias, como infantil, adulto, jovens, entre outros. Escolher e definir quem se deseja atingir ajudará nos demais passos da organização do evento.

Logo após determinar o seu público, é importante conhecer as suas características para focar em como será a escolha da banda, o tom da divulgação, o local e todos os pontos que apresentaremos em seguida.

Defina o objetivo do show

Depois que seu público foi escolhido e já se sabe quem deseja alcançar, é o momento de definir o objetivo do seu show. Ele será direcionado para atingir almas? É um show de entretenimento? Tem o objetivo social? Este momento é crucial para não se perder nos próximos passos.

Para definir o objetivo, responda uma pergunta determinante: por que estou fazendo este show gospel? Assim que tiver a resposta definida, seu objetivo estará pronto e, então, é só partir para os próximos passos.

Estipule o orçamento

Agora que você já tem o público-alvo e o objetivo definidos, é o momento de estipular o orçamento. Entendemos que esta pode ser a parte mais difícil de como organizar um show gospel. Afinal, é muito complicado captar recursos nas Igrejas.

Entretanto, não é a hora de desanimar. Estipule o orçamento necessário para a realização do evento baseado em todos os pontos necessários para sua realização — por exemplo, contratação da banda e de funcionários, aluguel do espaço e de equipamentos técnicos, materiais de divulgação etc.

É importante ressaltar que o orçamento tem que ser definido independentemente do objetivo. Mesmo sendo um evento sem fins lucrativos, a verba é fundamental para a realização do evento. O recurso pode ser captado por meio de vendas de patrocínio para empresas, de ingressos, almoços beneficentes, cotas de colaboração, dentre outros. Por fim, não se esqueça de registrar todos os custos para ter uma prestação de conta honesta.

Escolha o local, a data e o horário

A escolha do local adequado é um dos pontos mais importantes para determinar o sucesso do evento. O primeiro passo para determinar o local do evento é saber quantas pessoas se espera. Assim, não se corre risco de não acomodar todo mundo ou de escolher um espaço muito grande que passará a sensação de vazio.

Após determinar a quantidade de pessoas, é importante ficar atento se pretende fazer um evento em local ao ar livre ou fechado. Para isso, não se esquecer de verificar a previsão do tempo para não afastar seu público por conta de chuva, por exemplo.

Lembrando que, para shows, o local já deve ter uma estrutura básica para a montagem do palco, instalação de equipamentos de som e iluminação e movimentação dos participantes. Além disso, verificar se a acústica do local é boa e se há espaço para vendas de bebidas e comidas.

Com o local definido, é o momento de determinar a data e o horário do show. Para este ponto, lembre-se de verificar se será feriado, pois pode afastar um público que viajará, ou se terá outro evento no dia que seja concorrente ao seu. Em relação ao horário, verificar a preferência do seu público. Caso seja adolescente, por exemplo, não escolher um horário muito tarde ou no meio da semana.

Todos os pontos citados são de fundamental importância para que o evento seja um sucesso e não tenha limitações para alcançar sua audiência e não seja considerado um fiasco.

Garanta a proteção dos participantes

A segurança é um dos pontos mais importantes em qualquer tipo de evento e não seria diferente em um show gospel. Tanto a proteção do público como da equipe técnica precisam ser garantidas. Para isso, verificar as saídas de emergência, a presença de extintores em caso de incêndios, solicitar a presença de policiamento, entre outros. Para que tudo ocorra da melhor forma, contratar uma equipe com experiência em show é a solução ideal.

Além de tudo isso, é imprescindível a presença de uma equipe médica e de outros profissionais capacitados para prevenção em caso de acidentes que envolvam uma grande quantidade de vítimas.

Divulgue seu evento

O sucesso de qualquer evento depende da divulgação, pois não adianta organizar todos os pontos e não fazer o evento ser conhecido. Por conta da internet, existem inúmeras possibilidades de fazer essa divulgação gratuitamente. Utilizar as redes sociais é um ótimo caminho para o sucesso da divulgação e fazer um site do show com todas as informações também ajuda bastante nisso.

Além disso, ir às Igrejas da sua cidade é uma ótima forma de fazer essa divulgação gratuitamente após os cultos. Dependendo da verba separada para esta etapa, divulgar em veículos de comunicação, como rádio, TV, panfletos e outdoor, são ótimos canais para alcançar o público-alvo.

Agora que você já sabe como organizar um show gospel perfeito, separamos uma dica essencial para o sucesso do evento: contar com uma plataforma de organização de eventos auxiliará você neste processo, fazendo com que haja economia de tempo e maior agilidade.

Nós, da E-inscrição, podemos contribuir muito para o sucesso do seu evento. Não deixe de entrar em contato conosco e conhecer mais sobre os nossos serviços.

Você também pode gostar
Como organizar uma convenção cristã: veja aqui 7 dicas!
Por que devo investir na inscrição online de eventos?
3 maneiras de divulgar um evento com eficiência

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This