E-inscrição: Unindo Pessoas Através de Experiências Enriquecedoras

Receba conteúdos e ferramentas para transformar o modo com que você gerencia seus eventos!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Papo sério: descubra como organizar segurança em eventos

Papo sério: descubra como organizar segurança em eventos

Um dos fatores que interferem diretamente no sucesso do evento é, sem dúvida, a sua segurança. Além de ser um motivo para se destacar em meio a um mercado cada vez mais competitivo, investir na segurança é uma forma de fidelizar clientes que confiarão na sua capacidade de organizar e produzir uma cerimônia de qualidade.

Um evento que não conta com uma segurança de qualidade, além de colocar em risco a saúde e o bem-estar de seus participantes, pode, inclusive, ser cancelado ou adiado. Um show da cantora Cláudia Leitte, por exemplo, já deixou de acontecer por falta de alvará do Corpo de Bombeiros. A cantora Maria Rita também teve um show cancelado por não haver seguranças no local do evento.

A prevenção é um fator imprescindível e é preciso pensá-la da melhor forma possível. Quer saber como evitar confusões e organizar a segurança em eventos? Confira nossas dicas:

A importância de uma equipe médica em eventos

Antes de tudo, é importante ressaltar que a segurança não se restringe a policiais ou seguranças de terno monitorando o evento. Garantir a saúde dos participantes em caso de emergências é um fator imprescindível na organização de um evento de qualidade.

Emergências médicas podem variar desde uma forte dor de cabeça ou queda de pressão até ataques cardíacos e cortes profundos. Seja qual for o caso, ter uma equipe médica de prontidão é extremamente importante.

A equipe varia de acordo com o tamanho do público, tempo de duração do evento, convites à disposição e tipo de público (caso o evento receba estrangeiros, é necessário contar com médicos bilíngues).

Antes do evento, é preciso informar ao Conselho Regional de Medicina a necessidade de assistência médica. Isso é feito por meio do site do CRM de cada estado.

Como solicitar o efetivo da Polícia Militar

A presença de profissionais da Polícia Militar em eventos, sejam eles de grande ou pequeno porte, é um fator essencial para garantir a segurança. Além de contar com profissionais especializados, é uma maneira de oferecer credibilidade e conforto.

Além disso, em alguns estados a presença de um efetivo da Polícia Militar é obrigatória para que a cerimônia possa acontecer. Ou seja, vale a pena conferir as normas do estado enquanto faz o planejamento. 

Para solicitar o efetivo da Polícia Militar, leve alguns pontos em consideração:

Burocracia

Para realizar um evento, você deve ter um alvará de funcionamento e todos os documentos necessários para comprovar que ele está dentro da lei. Entre em contato com a Polícia Militar da sua região e faça o pedido, uma vez que as regras podem variar de acordo com o estado. Eles informarão os documentos necessários para a aprovação e os passos seguintes que você deve seguir à risca.

Lembre-se de solicitar os documentos com antecedência, já que não há garantias de retorno rápido. O quanto antes você entrar com toda a documentação, melhor! Além disso, novos documentos podem ser solicitados. Então é necessário pensar em tudo o mais rápido possível para que nenhum imprevisto afete seu evento.

Estimativa de público

Estar ciente do número de pessoas esperadas para o evento é imprescindível para solicitar o efetivo da Polícia Militar, pois o número de agentes é proporcional ao número de convidados. 

Esse levantamento é importantíssimo porque, além de influenciar no pedido do efetivo da PM, interfere na equipe médica e na escolha do local. Por isso, faça uma pesquisa de público para obter informações mais precisas a respeito do número de pessoas que comparecerão.

Como fazer a segurança em eventos

Como você já percebeu, para garantir a segurança em eventos é preciso levar em conta uma série de fatores, que envolvem desde a equipe médica que ficará de plantão até o efetivo da Polícia Militar do seu estado. Mas, além disso, outros pontos devem ser considerados. Confira:

Contrate uma empresa terceirizada

Mesmo que, a princípio, contratar uma empresa terceirizada para cuidar da segurança pareça um gasto a mais ‪― já que seu evento contará com um efetivo da Polícia Militar ―, essa é uma alternativa que precisa ser analisada. Existem empresas especializadas em cuidar da segurança em eventos tanto de grande porte quanto de pequenas proporções.

Ou seja, os profissionais são capacitados e instruídos para lidar com as mais diversas situações e, nesse ponto, a experiência conta muito. É preferível garantir um serviço de qualidade por meio de profissionais do ramo do que contar com a sorte ao treinar alguns funcionários. Nesse caso, pecar pelo excesso não é algo ruim!

Escolha bem o local do evento

Antes mesmo de escolher a empresa terceirizada que vai ajudá-lo a garantir a segurança do evento, pense no local em que ele acontecerá. Você precisa considerar o número de convidados e o tipo de público antes de escolhê-lo.

Um lugar muito pequeno para o número de convidados pode ser o motivo para vários incidentes indesejados. Por outro lado, um ambiente amplo demais para um número reduzido de participantes causa uma má impressão.

Na hora de escolher, vale também pensar se ele possui saídas de emergência, quantos seguranças serão necessários para monitorar o perímetro, se ele é de fácil acesso se está com todos os alvarás em dia e se é bem localizado.

Pense em formas de revista

Pode parecer exagero, mas a revista é uma das formas mais confiáveis de garantir a segurança dos convidados, principalmente se o evento for grande e contar com muitas pessoas indo e vindo. 

Investir em equipamentos detectores de metais e seguranças atentos à entrada de objetos suspeitos pode diminuir bastante as chances de incidentes indesejáveis. Além de garantir que as possibilidades de tragédia sejam mínimas, é uma forma de mostrar aos convidados sua preocupação com a segurança.

Viu como a prevenção é um fator que precisa ser considerado para que o seu evento seja um sucesso? Com uma boa segurança, além de garantir que eventuais incidentes sejam controlados, você mostra preocupação com o seu público e age conforme as normas vigentes. Todos saem ganhando!

Você já passou por alguma experiência em que a segurança em eventos tenha sido fundamental? Compartilhe conosco nos comentários!

Nós sabemos como ajudar você nessa jornada...

Vem com a gente!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This