6 dicas incríveis de criatividade que todo produtor de eventos deve conhecer

Ser produtor de eventos é trabalhar com a sua criatividade 24 horas por dia. E isso, muitas vezes, não é tão fácil, né?

Ter criatividade o tempo todo exige um esforço mental muito grande. Por isso, algumas dicas de criatividade são sempre bem-vindas e podem ajudar muito um organizador. 

A fim de exercitar sua mente e auxiliar na melhora da sua criatividade, vamos mostrar a seguir 6 dicas poderosas para exercitar a criatividade de todo produtor de eventos. Acompanhe: 

1. Esteja aberto a sugestões 

Esse é um dos passos mais importantes para um produtor de eventos. Ter a mente fechada pode fechar várias portas e fazer com que você perca vários eventos por não saber ouvir sugestões.

Esteja aberto a sugestões: escute opiniões de pessoas da equipe, desde um novo integrante da equipe estruturada até o cliente que o contratou. 

Isso pode ser muito útil para fazer o produtor enxergar algo que ele não tinha percebido antes, visto que a criatividade pode aflorar ainda mais quando compartilhada. Contudo, algo ainda mais importante para a criatividade de todo produtor de eventos é…

2. Ficar por dentro de novas tendências

O mercado se renova a cada instante e é importante que você baseie sua criatividade em novas tendências que chegam com o tempo. Dentre essas tendências, podemos citar as:

  • Tendências de decoração;
  • Tendências de música;
  • Tendências de estilo;
  • Tendências de moda.

Entre outros tipos de tendências que  surgem no mundo dos eventos. Ser um produtor de eventos antenado fará com que mais pessoas queiram você e sua equipe para organizar os eventos delas. 

Observe sempre as necessidades do mercado e o que as pessoas mais buscam, o que está em tendência no momento. Essa é mais uma das formas de se reinventar, assunto que abordaremos a seguir:

3. Saiba se reinventar 

Além de observar as tendências do momento para fazer o melhor evento possível, um bom produtor de eventos precisa saber se reinventar a cada obstáculo que encontra. Isto é, saber solucionar os problemas que encontra pela frente e, ainda assim, entregar um bom resultado.

Podemos citar como exemplo a pandemia. A pandemia pegou todos de surpresa e o setor de eventos foi o mais impactado, segundo dados do Ministério da Economia. Infelizmente, esse fato contribuiu para que muitos produtores ficassem em situações extremamente difíceis

Porém, muitos investiram nos eventos online, e obtiveram muito sucesso: festas de 15 anos online, formaturas, colações de grau, seminários e até cultos entraram no mundo dos eventos online. 

E esses eventos têm cada vez mais chances de se tornarem dominantes no mercado.

Esses são exemplos puros de saber se reinventar em meio a uma realidade difícil. Mas é claro que podemos citar problemas menores que também podem afetar produtores: como problemas de última hora na iluminação ou no som que precisam ser resolvidos. 

Tenha sempre um plano B e uma reserva no planejamento apenas para emergências. 

4. O feeling para produzir eventos

O feeling é o mesmo que uma intuição, que o leva a tomar certo caminho ou direção. Ele é, de certa forma, uma habilidade importante quando se trata de organização de eventos. 

Até porque, o planejamento e organização de eventos requerem tomar decisões relacionadas a decoração, local, cardápio, entre outros.

Porém, o feeling é uma coisa que pode ser adquirida com o tempo sim. Ele pode ser aprimorado com as experiências adquiridas e também, observando outros produtores trabalhando. Isso pode aprimorar ainda mais a criatividade do produtor. Para isso, é interessante que você…

5. Busque cases de sucesso para se inspirar 

Busque se inspirar em produtores de eventos que você admire. Leia cases de sucesso de produtores de eventos, sejam eles sobre esporte, de seminário, de contabilidade ou do mercado cristão.

Observando suas histórias e suas experiências com seus eventos, será natural aprimorar cada vez mais o feeling. Além disso, os cases podem ajudar a aumentar a criatividade dos produtores de eventos de forma que eles desempenhem um trabalho ainda melhor. 

Entretanto, é impossível ter criatividade sem ter organização. Ter que administrar diversas informações relacionadas ao evento sem ter organização pode prejudicar consideravelmente o processo de criatividade do produtor. Por isso…

6. Administre todas as informações relacionadas ao evento

Mantenha as informações relacionadas ao evento organizadas, de forma que isso não seja um problema e tome muito tempo do produtor para isso – o que geraria um prejuízo considerável para o processo de criatividade do produtor.

Mas não se preocupe, o E-inscrição pode te ajudar com isso! 

Somos a plataforma de gestão de cursos e eventos mais completa, oferecendo gestão desde a inscrição até o certificado, além do financeiro, comunicação e check-in. Assim fica muito mais fácil ter tempo para o processo criativo do evento.

Oferecemos diversas funcionalidades para auxiliar o produtor de eventos, como:

  • Inscrições online;
  • Exportação de dados para planilhas;
  • Painel de indicadores em tempo real;
  • Página de pesquisa avançada de inscrições;
  • Opções de pagamento;
  • Formulários personalizados;
  • Envio de e-mails para os inscritos ou lista de contatos;
  • Aplicativo de credenciamento que auxilia no check-in e evita fraudes.

São diversas outras funcionalidades! Para conhecer mais o E-inscrição e otimizar ainda mais seu tempo para que você destine mais atenção ao processo de criatividade, clique na imagem abaixo.

Gostou deste artigo? Comente abaixo! Esperamos que nossas dicas ajudem muito na criatividade de produtores de eventos. 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *