Eventos x Coronavírus: como manter a motivação durante a pandemia?

A pandemia do Coronavírus foi um balde de água gelada nos planejamentos dos organizadores de evento. Por isso, manter a motivação durante a pandemia não tem sido uma tarefa fácil e muitos organizadores têm sentido isso na pele.  

O setor de eventos foi um dos primeiros colocados como setor mais impactado pela pandemia no Brasil, de acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Economia, em 2020. O resultado desse prejuízo foi muitos organizadores se sentindo sem saída em meio a essa realidade tão difícil. 

Mas neste artigo nós vamos te dar algumas dicas do que pode ser feito para manter a motivação durante a pandemia em relação ao setor de eventos. Entenda também que não é preciso deixar o planejamento de eventos de lado, existem outras opções e nós vamos mostrar isso a você agora, acompanhe!

Evento-teste em Barcelona

Essa notícia, com certeza, foi um acalento no coração de muitos organizadores de evento: foi realizado um evento-teste no dia 27 de março, em Barcelona, na Espanha. 

Tratava-se de um show de uma banda espanhola, com 5 mil pessoas dentro da Arena Palau Sant Jordi. Depois do evento, apenas 6 pessoas testaram positivo para a Covid-19. Mas ficou comprovado pelos médicos que 4 delas não se contaminaram durante o evento e os outros 2 haviam possibilidades muito altas de também não terem ocorrido durante o show. .

Neste evento-teste eram obrigatórios testes antes e depois do show e o uso da máscara PFF2. 

Uma ótima notícia, né? Além de ser uma motivação durante a pandemia para organizadores de evento. Torcemos para que, em breve, isso possa ser feito em segurança no Brasil após a vacinação.

Entretanto, no momento isso é inviável. Então temos que pensar em meios para continuar oferecendo eventos, enquanto os presenciais ainda não podem voltar a acontecer. 

Modos de continuar oferecendo eventos

Durante esse período, essa pode ter sido uma questão que gerou muita dúvida: ‘de que modo posso continuar oferecendo eventos?’. Porém, existem maneiras que possibilitam os organizadores de evento a continuarem com seus planejamentos e, consequentemente, obterem sucesso em seus eventos, o que pode ser uma grande motivação para todos em tempos de pandemia.

Veja a seguir saídas muito pertinentes para o momento e que não colocam em risco nem a vida de nenhum dos inscritos e nem o faturamento do organizador:

Eventos digitais

Os eventos digitais, ou eventos online, estão sendo um sucesso durante a pandemia. E além disso, podem reunir pessoas de qualquer parte do mundo, aumentando ainda mais o faturamento e o alcance do seu evento. São diversos benefícios.

Mas não podemos deixar de lembrar que é importante ter um cuidado especial com os eventos digitais. Neles podem surgir imprevistos que antes, nos eventos presenciais, seriam mais fáceis de serem contornados.

Faça um bom planejamento do que deverá acontecer antes, durante e no pós evento – seja ele um evento religioso, esportivo ou gastronômico. Usar uma metodologia para isso pode ser muito benéfico, uma delas  é a metodologia Scrum.

Nos eventos digitais é importante pensar em alguns aspectos, como: orçamento, objetivo do evento, boa divulgação nos canais de comunicação, conteúdo interessante e que prenda os inscritos, tempo limite e pausas no decorrer do evento, entre outros. Tenha sempre um plano B, no caso das coisas saírem de controle. 

Os eventos digitais têm tido uma alta significativa na procura, segundo o G1. É uma oportunidade de não precisar parar sua agenda durante a pandemia e, ainda, expandir seu mercado, conseguindo novos públicos.

Webinar 

Os webinars são seminários feitos por vídeo e que tem como uma das maiores características a interação do público com o palestrante que está apresentando o seminário. São transmitidos via plataformas de áudio e vídeo, como YouTube, Google Meet ou Zoom. 

Passam muita credibilidade à quem o adere, mostra que a pessoa ou organização que lidera o webinar é autoridade no assunto, uma referência no seu ramo de atuação. 

São uma ótima oportunidade de motivação durante a pandemia para os organizadores, já que o webinar é feito online e não dispõe de tantos recursos. Além de serem muito interessantes para o público por conta do conteúdo, são ótimos para gerar leads

Atente-se apenas ao tempo de duração e ao conteúdo, que deve ser bem apresentado e conter slides atrativos visualmente e esclarecedores. Investir em um bom marketing pessoal é uma ótima estratégia para planejar um webinar e passar uma ótima imagem, sua e do seu negócio.

Agora que nós mostramos saídas eficientes para manter seus eventos funcionando com qualidade, é o momento de analisar como é possível realizar esses eventos online de forma simples, otimizada e mais em conta. Para eventos digitais e webinars, aposte em uma…

Plataforma de gestão de eventos 

Uma plataforma de gestão vai simplificar o processo de inscrição do seu evento digital ou webinar, otimizando o tempo do organizador do evento, que já terá muito do seu tempo ocupado com o planejamento e outras questões que possam vir a surgir. Para isso e muito mais…

Conheça o E-inscrição

Somos a plataforma de gestão de eventos e cursos – sejam eles presenciais ou online – que oferece a melhor tarifa do mercado, apenas de 6,9% por inscrição.

É possível escolher entre 3 planos: 

  • Gratuito: você utiliza a plataforma completa de forma gratuita;
  • Pago: há uma tarifa apenas 6,9% por inscrição;
  • Pago premium: indicado para quem tem um volume alto de inscrição, contando com planejamento de sucesso do cliente. 

Mas agora você pode estar se perguntando quais são os nossos diferenciais para eventos digitais, né? Não se preocupe, nós vamos te mostrar nossas diversas funcionalidades. São elas:

  1. Compatibilidade com os serviços de vídeo e transmissão ao vivo mais famosos do mundo, como: YouTube, Google Meet, Zoom, Vimeo, entre outros;
  2. Formulários personalizados para inscrições online; 
  3. Emissão de certificados;
  4. Envio de e-mails aos inscritos;
  5. Divulgação do evento com hot-site com design moderno e personalizado;
  6. Opções de pagamento: cartão de crédito, débito e boleto bancário;
  7. Gestão e controle: exporte dados dos inscritos para planilhas e tenha um painel gerencial com todas as informações relacionadas às inscrições do evento. 

Não perca tempo, você pode começar a utilizar a plataforma gratuitamente, clique no botão abaixo para saber mais. 

Com o E-inscrição seus eventos digitais e webinars ficarão melhor gerenciados e você terá mais segurança em planejar seus eventos com qualidade e tempo otimizados. É uma ótima motivação durante a pandemia! 

Gostou deste artigo? Nos conte nos comentários abaixo, queremos saber.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *