Como o marketing pessoal influencia no seu evento ou curso

O marketing pessoal consiste em, através de algumas estratégias, passar uma boa imagem do indivíduo ao mercado em que atua. 

E por isso, muitas pessoas pensam que o marketing pessoal está diretamente ligado a pessoas que trabalham como autônomas ou não possuem empresas, mas o conceito vai muito além disso. 

É possível sim incorporar o conceito de marketing pessoal no seu negócio, levando em conta que ele consiste em mostrar para o público suas qualidades, pontos positivos e destacar qual o seu diferencial no mercado. Entretanto, muitos organizadores não sabem como utilizá-lo a seu favor em seus cursos e eventos. 

Mas não se preocupe, neste artigo vamos mostrar como o marketing pessoal influencia no seu curso ou evento e como ele pode ser poderoso para levá-los para outro patamar. Acompanhe!

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal trata-se de um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo criar uma imagem positiva acerca de algo ou alguém. Visa-se transmitir que aquela pessoa é referência no mercado em que atua. 

Ou seja, você se torna uma “autoridade”, com uma marca única no mercado. E mesmo que alguém tente imitar você ou o seu negócio, isso não é possível porque a sua imagem e a do seu negócio são únicas. 

Neste caso, não existe a restrição de que o marketing pessoal só seja usado para promover uma pessoa freelancer. Ele também pode ser usado para promover alguém que está por trás de um negócio, como eventos e cursos, por exemplo. 

Mas é importante definir o que deve ser transmitido às pessoas quando elas olharem para você e para o seu negócio. Para isso, faça algumas perguntas a você mesmo: 

  • No que eu sou realmente bom?
  • As pessoas me elogiam por qual característica do meu negócio?
  • O que o meu evento ou curso transmitem às pessoas? 
  • O que o meu curso ou evento ensina ao público?
  • Pessoas próximas a mim costumam falar sobre a minha maneira de administrar os negócios?

Respondendo a essas perguntas será mais fácil encontrar o seu diferencial, peça fundamental para um marketing pessoal efetivo. Mas a pergunta que muitos empreendedores fazem é: como usá-lo no meu negócio? Ponto que explicaremos no tópico a seguir:

Como usar o marketing pessoal no meu curso ou evento?

O ponto principal dessa estratégia é promover a imagem do seu negócio junto a sua. Portanto, é importante seguir alguns passos para que isso realmente seja concretizado: 

Marca pessoal

Uma marca pessoal estabelece uma maior identificação da sua marca pelo público e pelos seus clientes ou leads. Para isso, é feita a construção do branding da sua marca – estratégia de planejamento e criação de uma marca. Nessa etapa devem ser pensados todos os seguintes tópicos: 

  • Qual imagem deve-se passar;
  • Logotipo; 
  • Nicho;
  • Paleta de cores;
  • Slogan;
  • Fontes.

Faça o branding da marca de acordo com a sua personalidade. Dessa forma, todos poderão associar a sua marca a você. Porém, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como conseguir desenvolver sua marca pessoal e como associá-la aos negócios, o que nos leva ao próximo tópico: 

Conheça a si mesmo e os benefícios do seu serviço

É claro que essa não é uma tarefa fácil de ser executada logo de cara. Mas pratique o autoconhecimento e aos poucos você descobrirá sua maior característica – a que poderá usar a seu favor como um meio para se diferenciar do restante – e a do seu negócio. Além disso, analise seu negócio para entender seus principais benefícios.

Assim, será mais fácil mostrar ao público alvo o porquê eles devem escolher o seu curso para se aprimorar ou o seu evento para frequentar. Pensando nisso, podemos seguir para o próximo tópico. 

Especifique bem o direcionamento da sua marca e o que ela aborda 

Baseie-se em você mesmo, nos seus princípios e características ao criar seu negócio – seja ele um curso ou um evento. Afinal de contas, você é o dono do negócio e é quem deve ditar que caminho e valores ele deve seguir. 

Estabeleça qual será o seguimento do seu conteúdo, qual será o seu nicho e o que você abordará. 

Como resultado, será ainda mais fácil mostrar ao público a unicidade do seu negócio e o porquê ele é o melhor. E a forma mais fácil de mostrar isso ao público/consumidores é usar os meios de comunicação.

Tenha um blog com conteúdos de valor 

Ter um site do evento ou do curso é muito importante, mas se esqueça das formas de disseminar conteúdos da sua marca ou nicho que estão ao seu alcance, como o blog.

Crie conteúdos de valor no seu blog, mostrando para o público que você é referência no seu nicho. Isso despertará a confiança do público e, até mesmo, de outras marcas que poderão propor uma parceria e até mesmo um patrocínio. 

Ou seja, isso significa um aprimoramento na sua rede de networking. Publique artigos relacionados aos assuntos que são abordados no seu curso, ou no seu evento, como forma de chamar atenção. Além do blog com conteúdos relevantes, podemos ressaltar a importância das redes sociais também.

Redes sociais: mais uma chance de disseminar sua imagem no marketing pessoal 

Quando falamos de redes sociais é importante que se pense em conteúdos próprios para cada uma delas, sem deixar de lado a exposição de um conteúdo que agregue valor aos visitantes. Mas que também transmita a imagem da marca (como logotipo, cores específicas, slogans nas descrições etc), seus valores e que desperte a vontade do público para participar do curso ou evento em questão.

Não se esqueça de usar o marketing digital nesse momento, ele pode ser muito útil, principalmente quando falamos de analytics, técnicas de SEO e Content Management System (CMS). Nos dois casos – blog e redes sociais – é importante que a marca pessoal seja expressa: estabeleça um layout único, junto a um conteúdo de qualidade.

Mostre resultados 

Mostrar resultados ou uma determinada conquista – como um prêmio ou reconhecimento – que o seu negócio obteve é uma ótima estratégia para comunicar a todos que o seu negócio vai muito bem. É uma forma de promover sua marca e o seu negócio, mostrando sua importância no mercado.

Essa evidência comunicará que o seu negócio pode sim ser uma referência no mercado, já que o seu curso ou evento estão rendendo bons resultados. 

Mas é importante ressaltar que isso deve ser feito com humildade, sem tornar esse hábito uma forma de arrogância para com os concorrentes. Exponha seus resultados de forma humilde e aproveite o espaço das redes sociais para isso.

Esse passo é importante tanto para satisfação própria, quanto para convocar novos públicos a conhecerem seu curso ou evento. Isso pode fazer com que o público alvo pense: ‘já que está obtendo tanto sucesso, é porque deve ser de qualidade’. Marketing nunca é demais, né?

Plataforma que auxilie na aplicação do marketing pessoal

Utilize uma plataforma de gestão de cursos e/ou eventos que te ajude a colocar em prática o seu marketing pessoal e facilite a gestão do seu negócio. 

Pensando nisso, temos a plataforma certa para você: o E-inscrição

Nossa plataforma oferece as seguintes funcionalidades:

  • Página do evento e comunicação: crie seu evento e ganhe uma página com design moderno e simples de configurar. Depois é só divulgar na internet, redes sociais e e-mail;
  • Impressão de etiquetas: personalize o conteúdo das etiquetas e imprima online para agilizar o credenciamento dos seus eventos;
  • Gestão e controle: painel de indicadores em tempo real, página de pesquisa avançada de inscrições e exportação dos dados para uma planilha;
  • Campos internos: gerencie informações dos participantes, como: se foi aprovado no curso, nota recebida no treinamento, entre outras;
  • Formulários personalizados: você define cada informação que os inscritos devem preencher para se inscrever no seu curso ou evento;
  • Comunicação com os inscritos: envie e-mails para os inscritos que desejar ou para toda sua lista de contatos para divulgar lançamento de novos eventos;
  • Aplicativo de credenciamento: realize o controle de acesso dos participantes pelo celular de forma simples e rápida.

Somos a plataforma de cursos e eventos mais aprovada no mercado, somando mais de 1,5 milhão de inscrições realizadas pelo Brasil. 

Além de tudo, temos a menor tarifa do mercado: apenas 6,9% por inscrição. E o melhor: sem taxa para eventos gratuitos.

Investir no marketing pessoal fortalece a sua imagem e a reputação e da sua marca. Mas junto ao E-inscrição, além disso, a gestão do seu evento ou curso é simplificada e otimizada. Clique no botão abaixo e comece a usar nossa plataforma gratuitamente:

Gostou deste artigo? Nos conte nos comentários abaixo, queremos saber! 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *