Eventos religiosos na pandemia: desafios e soluções

Durante a pandemia do novo Coronavírus muitos setores da sociedade tiveram que paralisar seus eventos presenciais, e um dos setores afetados com isso foi a igreja. Alguns dos sacramentos e eventos religiosos que eram presenciais viram a necessidade, diante dos desafios do distanciamento social, de se tornarem híbridos e se adaptarem à essa nova realidade – que esperamos que passe logo. 

Sacramentos se configuram como sinais da graça que foram instituídos por Cristo, como a santa ceia ou eucaristia e o batismo. O último, comum tanto em igrejas evangélicas como católicas, tem um significado muito importante: é a porta de entrada para a vida cristã, quando uma pessoa se torna Filho(a) de Deus – ou seja, é um marco muito importante na vida de todos os cristãos. O batismo é um rito feito com água, normalmente através da imersão ou aspersão (quando a água é derramada sobre a cabeça) do iniciado na vida cristã.

Não podemos nos esquecer de grandes eventos religiosos que ocorriam mensalmente ou anualmente e reuniam, literalmente, milhões de pessoas com um único propósito: estar mais perto de Jesus.

Dentre eles, podemos citar dois eventos evangélicos famosos que acontecem no mundo: a Marcha para Jesus, que acontece em São Paulo, e o Natal Black, que une os amantes da música black e as confraternizações de fim de ano. Para matar a saudade desses eventos, leia: Fique por dentro dos principais eventos evangélicos do Brasil.

Além dos cultos oferecidos pelas igrejas, que aconteciam mensalmente ou semanalmente dentro ou fora das instalações das igrejas, integrando cristãos de todas as idades e culturas. Cultos esses que podem ter diferentes temáticas e costumavam divertir e/ou unir os presentes de forma muito simbólica. 

Todos esses eventos tão importantes foram interrompidos por um longo período de tempo devido a pandemia da Covid-19 e muitas pessoas, que já são ou se tornaram cristãs, sentem falta dos eventos presenciais.

Porém, tiveram a necessidade de se isolar e adaptar a eventos religiosos online, descobrindo o que devem ou não fazer em eventos na internet. Você já parou para pensar em como fazer um evento religioso ou até realizar um culto em casa? Será que isso é possível? Acompanhe e descubra.

A tecnologia chegou nas igrejas

É notório que nos dias atuais é praticamente impossível viver sem a tecnologia. Sem ela muitas pessoas que estão distantes neste momento não poderiam ao menos ter um contato, ou seja, deixa o mundo mais comunicativo e encurta as barreiras. E ela pode fazer o mesmo com as igrejas e os cristãos: encurtar a barreira da distância e ajudar com que todos fiquem próximos de sua igreja e continuem sendo edificados. 

É oficial: a tecnologia chegou nas igrejas, possibilitando que os eventos citados acima não sejam completamente adiados, já que alguns podem ser feitos online. Mas como isso pode acontecer?

Eventos online

Eventos religiosos que antes eram realizados presencialmente, hoje tiveram que migrar para o online. Com certeza essa não é uma tarefa fácil, mas muitos já se adaptaram a esse novo formato – e estão até gostando, já que o isolamento às vezes pode ser entediante e solitário.

Para o evento virtual seja um sucesso, é necessário que haja organização e planejamento: 

  • Pense nos equipamentos que serão utilizados;
  • Garanta que a transmissão seja bem sucedida com um bom acesso a internet;
  • Informe a todos a data e hora que será transmissão começará para que ninguém fique de fora por falta de informação;
  • E é claro: planeje atividades interessantes com recursos multimídias para que a atenção do público não se desvie.

Os eventos virtuais são ótimos para descontrair a todos, podem trazer um bom público para a igreja e, neste momento, é a melhor opção para que todos estejam conectados com sua fé de forma segura. E os cultos não ficam de fora desse plano.

Cultos online

Assim como os eventos, os cultos online estão fazendo sucesso em várias igrejas que tem vontade de manter seus fiéis conectados com sua fé e com a comunidade. Diversas igrejas pelo Brasil aderiram ao novo formato de culto, mas eles também exigem uma dose de planejamento e organização, pensando em questões como equipamentos, canal de aviso para os integrantes da igreja ficarem por dentro de tudo e a transmissão – que muitas vezes pode confundir os líderes. Levando isso em conta, saiba 5 passos para transmissão de cultos online clicando aqui.

Os cultos virtuais podem trazer diversos benefícios para a igreja, podendo até aumentar o engajamento e o alcance das redes sociais da igreja, possibilitando o acesso do líder a novos membros, membros antigos e a algumas células também.

Batismo com distanciamento social

O batismo é um ato muito importante ao entrar na vida cristã e pode ser realizado com distanciamento social. 

Funciona da seguinte maneira: o interessado entra em contato com a liderança e marca um horário para realizar o batismo. No ambiente fica um número reduzido de pessoas, como o pastor – em algumas igrejas, o diácono -, a pessoa a ser batizada e, dependendo das restrições da cidade, algum parente. Para que não haja aglomeração, a pessoa é a única a ser batizada naquele momento.

Pode ser transmitido online, em alguma rede social e/ou site da igreja para que os parentes que não podem estar presentes, participem deste momento tão memorável na vida do novo cristão que nasce ali. Em caso de igrejas grandes, é necessário que haja um bom planejamento para que nada saia dos parâmetros de segurança neste momento. 

Mas a dúvida que fica é: como gerenciar tudo isso? Ferramentas como hot-site e formulários podem ajudar.

O que é um hot-site?

Hot-site é um site com período de duração estipulado – em tradução livre, site quente – o termo não necessariamente significa que o site some do ar após o evento, mas sua principal função é promover uma campanha e gerar um grande tráfego em pouco tempo. 

Eles vão chamar mais a atenção do participante pois lá estarão todas as informações do evento de forma mais organizada e o melhor: é super simples de fazer. É a opção perfeita para eventos online – sejam eles grandes ou menores – e até mesmo para os cultos.

Para que usar um formulário?

Os formulários são importantes para deixar o organizador do evento/culto ciente de quantas pessoas estarão nele e o quanto será o valor do lucro – isso apenas se o evento for pago. 

Lá os inscritos poderão preencher as informações estipuladas pelo organizador/pastor, que pode ser monitorada pelo mesmo através do aplicativo de check-in, ferramenta que realiza o controle de entrada e saída dos participantes inscritos por QR Code. 

Todas essas ferramentas devem ser disponibilizadas por uma plataforma de qualidade e que auxilie a execução de eventos religiosos.

Plataforma

Investir em uma plataforma oferece diversos benefícios à igreja, pois dispensa o acúmulo de tarefas e o distribui melhor o tempo entre tudo o que o pastor/organizador do evento precisa fazer. 

O E-inscrição é uma plataforma para eventos e cursos – online ou presenciais – sem custos para os gratuitos e, para os pagos, é possível sacar o dinheiro das inscrições diretamente de uma conta bancária. 

Além disso, podemos oferecer também hot-site para eventos, formulários nos quais você pode adicionar as informações que deverão ser preenchidas como preferir e muito mais. Clique no botão abaixo e faça eventos religiosos com uma ótima gestão.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *