Entenda como a tecnologia pode ser útil às igrejas

A evolução tecnológica permitiu acelerar a tradução da Bíblia para vários idiomas, além de facilitar o processo de distribuição de exemplares impressos e digitais. Através da internet, a igreja pode se comunicar com o mundo quase que instantaneamente.

Existem diversas formas da tecnologia servir de instrumento de evangelização e discipulado. Ainda assim, as igrejas estão engatinhando quando o assunto é inclusão digital, já que a grande maioria dos líderes das igrejas não acreditam nesses novos recursos ou são resistentes à tecnologia.

Porém, a internet e a tecnologia não tiram o caráter comunitário das igrejas e devem ser usadas em benefício da evangelização. As igrejas devem se capacitar para compartilhar a fé, melhorar a comunicação e a vida em conjunto utilizando as novas tendências digitais.

Enfim, a tecnologia serve para aprimorar e facilitar processos e hoje a E-inscrição vai te mostrar como a tecnologia pode ser útil às igrejas.

1.  O poder da comunicação

A comunicação é a força vital da igreja e a base da sua missão!

Sem dúvida, um dos ganhos da incorporação das tecnologias no dia a dia das pessoas é a melhora na comunicação. A tecnologia ajuda a aprimorar qualquer forma de transmissão de mensagens, conteúdos ou informações para outras pessoas, e facilitou especialmente a comunicação de longa distância e a comunicação de massa.

Por isso, quando se trata da comunicação como caminho para a missão da igreja, a tecnologia permite aos pastores, membros, liderança e visitantes se comunicarem de forma fácil e instantânea, em qualquer lugar.

O boletim informativo impresso, o mural da igreja e os panfletos ainda são fortes estratégias de comunicação e organização nas igrejas. Entretanto, em um mundo onde as pessoas estão, a todo momento, com seus celulares na mão, a comunicação eletrônica é, sem dúvida, um instrumento essencial para a comunicação pastoral.

Por fim, a tecnologia pode ser útil às igrejas ao proporcionar melhor qualidade e interação como organização. Um instrumento tecnológico essencial é o aplicativo para igreja. Com ele é possível ampliar a qualidade do seu pastoreio e engajar os membros e expandir o alcance da igreja.

2.   Promova interatividade

A tecnologia é um potencial pouco explorado pelas igrejas no Brasil, se comparado a grandes igrejas de outros países que já adotaram diversas ferramentas tecnológicas para proporcionar uma melhor qualidade e interatividade em seus cultos e celebrações.

Durante anos, tecnologias como o rádio e a televisão foram canais para propagar os ensinamentos e a Palavra de Deus. Atualmente, com a internet, surgiram inúmeras formas da igreja evangelizar.

Além da tecnologia facilitar a comunicação de longa distância e a comunicação de massa, ela permite, também, transmitir o evangelho e amor de Deus em diversas formas e canais.

A igreja pode transmitir seus ensinamentos de forma eficaz, dinâmica e direta com os membros e visitantes da sua igreja por meio de:

  • E-mail;
  • blogs;
  • sites;
  • redes sociais;
  • aplicativos;
  • vídeos e serviços de stream;
  • podcasts.

A interatividade e engajamento são características fortes das novas tecnologias que a igreja pode se beneficiar. A tecnologia leva o diálogo, a interação e as ações missionárias a um outro patamar, e deve ser aliada para cumprir o mandamento que Jesus deixou:

“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15

A tecnologia, então, permite que as igrejas ofereçam uma experiência multissensorial, mesmo quando as pessoas não estão presentes fisicamente. Através de vídeo, áudio, imagens e palavras, a tecnologia pode ser útil as igrejas possibilitando transmitir um conteúdo diferenciado, amplo e versátil.

3. Crescimento constante

Primeiramente, igrejas em crescimento não são apenas lugares lotados de pessoas. São lugares onde as pessoas crescem na fé, ganham confiança na articulação de seu próprio discipulado e compartilham a alegria de sua vocação cristã com outras pessoas.

Um desafio para muitos líderes é como fazer a sua igreja crescer e nesse ponto, novamente, a tecnologia pode ser útil às igrejas.

Com a capacidade de conectar e construir relacionamentos, a tecnologia é uma ferramenta valiosa para o crescimento das congregações. As igrejas que recorrem à tecnologia têm maior visibilidade e acabam tendo mais apelo com o público, principalmente o mais jovem.

O uso da tecnologia auxilia as igrejas a interagir com os cristãos, estimulando a participação, aprendizado e compartilhamento do evangelho e valores de Jesus.

A tecnologia oferece meios que permitem às organizações religiosas alcançarem audiências mais amplas e se organizarem de forma eficaz e otimizada, expandindo o ministério.

Por exemplo, a presença online é uma maneira eficaz de incentivar o engajamento entre seus membros e a comunidade em geral.

Uma igreja que marca presença no mundo digital tem envolvimento real com a vida das pessoas, levando o evangelho a elas, em vez de esperar que elas venham ao seu encontro.

Ter um site decente, com informações claras sobre atividades, eventos e recursos disponíveis, ajuda a elevar o perfil da congregação, mostrando o que a igreja representa.

As mídias sociais, que são um ótimo canal para as igrejas compartilharem cultura, histórias, momentos e testemunhos, atraem interação, engajamento e despertam interesse.

Realizar eventos também são uma ótima forma de aumentar a visibilidade da congregação e unir a comunidade! Nesse ponto, a igreja pode utilizar uma plataforma de gestão de eventos, para gerenciar com maestria todas as etapas do evento.

4.  Tenha eficiência

Uma das maiores dificuldades do homem moderno é gerir melhor seu tempo, conseguir organizar uma agenda de compromissos e cumpri-la totalmente. 

É inegável que a tecnologia tem tornado o dia a dia mais eficiente e facilitado a vida de muita gente. Uma das maiores vantagens da tecnologia é a sua capacidade de otimizar e agilizar a execução de tarefas.

Com o uso da tecnologia, é possível utilizar softwares para centralizar as informações, unindo uma base de dados para tomada de decisões e acompanhamento de atividades.

À medida que a igreja cresce, ela precisa de ajuda para gerenciar suas equipes, finanças, eventos, cursos e elementos de serviço.

As igrejas podem aproveitar ainda mais as vantagens da tecnologia ao optarem por uma plataforma de gestão e automatizar processos de forma segura e eficiente, economizando tempo de pastores e líderes.

Com uma plataforma de gestão eclesiástica, é possível fazer a gestão das instituições religiosas, administrar as finanças e comunicação das congregações, além de automatizar e organizar tarefas.

Outra maneira que a tecnologia pode ser útil às igrejas é a não dependência do deslocamento físico para a realização de reuniões e conferências, permitindo que pessoas de lugares distintos se falem em tempo real.

Nesse aspecto, a mobilidade das videoconferências permite tomada de decisões importantes e comunicação contínua dos líderes com a equipe fora do local ou dos horários normais de trabalho.

Já com o intuito de otimizar as etapas de planejamento e realização de um evento, uma plataforma de gestão de eventos possibilita automatizar funções como inscrição online de participantes, recebimento dos pagamentos e emissão de certificados de forma prática e centralizada. 

Assim, é possível administrar melhor o tempo de toda equipe e focar em tarefas mais complexas, que necessitam mais tempo para serem concluídas.

A modernização das igrejas é um processo natural, principalmente devido aos avanços e mudanças na forma como a sociedade se organiza e relaciona.

A automatização de processos, a mobilidade e a incorporação desses equipamentos podem simplificar o trabalho dos líderes da igreja, favorecendo a comunicação, crescimento e estabilidade da igreja. 

Levar o evangelho é uma tarefa que pode ser aprimorada com o apoio da tecnologia. Para as igrejas, os benefícios da tecnologia são claros e contribuem principalmente para a realização das atividades e gerenciamento de tarefas. Com as ferramentas certas, a tecnologia pode ser muito útil para a ampliação da presença, comunicação e produtividade das igrejas.

Agora que você entendeu como a tecnologia pode ser útil as igrejas, veja aqui as 4 ferramentas tecnológicas essenciais sua congregação!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.

Cadastre agora gratuitamente na plataforma da E-inscrição clicando no botão abaixo!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *