A importância do endomarketing e eventos corporativos na empresa A importância do endomarketing e eventos corporativos na empresa
Dicas para produtores

A importância do endomarketing e eventos corporativos na empresa

No ambiente corporativo, você já deve ter percebido a importância do endomarketing. Trata-se de uma estratégia direcionada para ações de comunicação interna da empresa, visando a satisfação dos colaboradores e o aumento da lucratividade da organização.

O endomarketing é fundamental para se trabalhar a motivação da equipe interna. Para tanto, é essencial que as empresas invistam em alternativas que valorizem as relações dentro da empresa, como é o caso dos eventos corporativos. Eles são uma estratégia de endomarketing para promover a socialização e integração da equipe com seus superiores, além de mantê-los motivados. Como consequência, há um aumento na lucratividade e no sucesso da empresa, impulsionados pela diminuição do turnover e aumento do empenho dos colaboradores.

Você percebe a importância do endomarketing e dos eventos corporativos para a organização? Saiba tudo sobre o assunto lendo nosso post completo!

Aumenta a satisfação dos colaboradores

Para que a empresa tenha sucesso, os colaboradores precisam estar motivados. Certamente você já ouviu essa frase ou alguma outra bem semelhante. Acontece que, por mais clichê que pareça, essa informação é uma verdade absoluta: o crescimento da sua empresa depende da satisfação de sua equipe interna, afinal, maquinário e tecnologia não são nada sem os funcionários operando o sistema.

Um colaborador desmotivado não se concentra o suficiente para realizar as suas tarefas cotidianas e opera no chamado “piloto-automático”. Já um que está de bem com a vida, sentindo-se feliz em seu ambiente, transmitindo alegria ao conversar com seus colegas e mostrando entusiasmo em suas ações diárias, passa essa energia positiva a todos ao seu redor, fazendo com que o setor tenha um ambiente aconchegante, feliz e muito produtivo.

Dessa maneira, os eventos corporativos são essenciais porque ambas as partes ganham: a equipe interna ganha conhecimento, mantém-se motivada e acolhida e, como consequência, a empresa ganha porque os indicadores de desempenho comerciais e a produtividade, crescem.

Melhora o clima organizacional

Quando realizamos um evento corporativo para o público interno, estamos trabalhando para que o clima organizacional da empresa opere de maneira positiva. Por isso, é essencial a constante realização de atividades para a integração da equipe. Com eles, é possível criar estratégias para que os problemas mais diversos da empresa sejam sanados.

Por exemplo, imagine que a equipe comercial está tendo problemas de comunicação com a produção, fazendo com que o fluxo não ocorra naturalmente. É possível criar um evento corporativo de integração, promovendo jogos, gincanas e outras atividades que permitam que as equipes se conheçam melhor e possam interagir, fortalecendo os laços entre eles e estimulando a compreensão de que, para que o processo funcione adequadamente, eles precisam aprender a confiar e contar uns com os outros.

Promove a integração da equipe

Um dos mais importantes pontos a serem trabalhados nos eventos corporativos é a integração da equipe. Independentemente de qual for o seu objetivo, como por exemplo, comunicar um novo processo ou apresentar um novo programa, a integração vai acontecer naturalmente.

Mas você pode promover outros meios para que isso aconteça, por exemplo, ao final da atividade, oferecer um coquetel para que os colaboradores possam conversar, de maneira mais informal, sobre qualquer assunto.

Trabalhar a integração da equipe por meio das estratégias tradicionais de endomarketing é fundamental para a realização de um evento corporativo de sucesso e com alta taxa de adesão. Agora que você conhece a sua importância, confira algumas dicas para a realização da integração da equipe por meio dele.

Use a tecnologia a seu favor

De nada adianta você planejar um evento de sucesso, se a taxa de adesão dos participantes for baixa. Afinal, você se empenha para que todos possam participar, interagir e aproveitar o evento, você concorda? Então, para facilitar as inscrições no evento, conte com uma plataforma online que possibilita que você ganhe tempo e melhore o processo. Assim, você não perde tempo com confirmações presenciais, por telefone e e-mail. Confira algumas vantagens:

  • criar um formulário específico;
  • coletar todos os dados necessários;
  • usar o aplicativo de check-in para o controle de entrada dos participantes;
  • emitir certificados;

Crie canais de comunicação interna

Os colaboradores precisam estar cientes de todas as mudanças dentro da empresa, para que possam opinar a respeito delas e de outros assuntos pertinentes a eles. Nesse sentido, existem inúmeras maneiras para você divulgar, estrategicamente, o seu evento assim como para fazê-los acontecer. Confira algumas delas:

  • mural de comunicação interna;
  • caixas de sugestão;
  • jornal interno;
  • programas de socialização, dentro dos softwares da empresa;
  • rede social corporativa.

Promova concursos e sorteios

Nada melhor para a motivação dos colaboradores do que promover concursos e sorteios em que eles se sintam valorizados ao dar novas ideias e sugestões a respeito do seu trabalho. Somente eles podem apontar o que está bom e o que pode ser melhorado em seu ambiente. Mas, muitas vezes, eles não gostam de expressar sua própria opinião, pois podem pensar que isso os prejudicará de alguma maneira, por reclamarem de algum processo. Ouvir a opinião de quem está lidando diariamente com as dificuldades do setor, pode render ótimos frutos. 

Por isso é importante promover eventos em que eles possam dizer a sua opinião, como no caso dos eventos que promovem essa troca, tais como, criar uma palestra motivacional que incentive novas ideias e, ao final, aplicar uma pesquisa em que os colaboradores escrevam a sua opinião sobre todos os processos da empresa. E, ainda, dê um prêmio para as 5 ideias inovadoras que surgirem na tabulação da pesquisa. Você também pode promover concursos de novas ideias e sortear brindes para quem se sobressair. 

Realize treinamentos e workshops

Para que o funcionário se sinta motivado, por meio dos eventos corporativos, ele precisa perceber oportunidade de crescimento e meios de prosperar dentro da empresa. Para isso, ele precisa estar atualizado com as novas tecnologias do mercado voltadas para o seu setor. Você pode promover treinamentos e workshops específicos por área de estudo ou com temas mais gerais, mas que também sejam importantes para o colaborador, como por exemplo:

  • inteligência emocional;
  • como aliviar o estresse;
  • gestão do tempo;
  • benefícios da prática esportiva.

Neste post, você aprendeu sobre importância do endomarketing e como os eventos corporativos são uma excelente estratégia de integração da sua equipe de colaboradores. Você gostou do nosso conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e receba em sua caixa de entrada materiais de ótima qualidade.

Você também pode gostar
Confira dicas para organizar um evento religioso
7 tipos de eventos religiosos que você pode organizar
Passo a passo: aprenda como organizar um evento esportivo

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This