Como utilizar eventos on-line para gerar leads

Um lead de vendas é uma pessoa ou empresa que tem interesse no produto ou serviço que você oferece, e pode eventualmente se tornar um cliente.

Em termos simples, o interesse do lead é expresso pelo compartilhamento de informações de contato, como um ID de e-mail, número de telefone ou até mesmo um identificador de mídia social.

Os leads desempenham um papel fundamental no funil de vendas do seu negócio.  Através do lead, geramos o número de entradas necessárias para obter o volume de contatos comerciais que vão determinar nosso sucesso em vendas. Por isso, o número de leads gerados é fundamental para que seu negócio seja considerado sustentável.

Se você focar no uso dos eventos on-line para gerar leads e direcionar o marketing da sua empresa para esse fim, as chances da sua marca ser bem lembrada pelo mercado são maiores.

Com uma boa estratégia de marketing fica fácil alcançar e envolver seu público-alvo de acordo com o seu interesse. Como você já sabe porque utilizar eventos on-line para gerar leads, veja como fazê-lo.

Saiba como utilizar eventos on-line para gerar leads

1. Identifique metas

Antes de criar um evento virtual, você precisa definir exatamente quem você espera atrair com ele.

Basicamente, tudo se resume a identificar perfis e personas que atendam seus critérios regulares, para serem considerados leads de alta qualidade. Se você ainda não sabe como definir uma persona para o seu evento, clique aqui e confira.

Você pode optar por criar públicos semelhantes para encontrar outras pessoas ou empresas no mesmo setor e, a partir daí, criar conteúdo altamente segmentado, anúncios PPC e direcionar anúncios para esse público e para aqueles que já demonstraram interesse ou intenção no seu negócio.

Para isso, responda:

  1. Quem é meu público-alvo?
  2. Qual é o objetivo do meu evento?
  3. Quais recursos eu tenho para este evento?
  4. Qual ação eu quero que meu público tome?
  5. Qual experiência eu quero oferecer?
  6. Como estou fornecendo valor ao meu público?

Depois de ter uma ideia bem clara de quem será o alvo do seu evento, o foco deve estar nos objetivos que envolvem geração e nutrição de leads.

Você precisa estar ciente de que seu evento não é a coisa mais importante que está acontecendo na vida de seu público no momento, então é vital pensar no público como seres humanos, antes de pensá-los como clientes de sua marca.

Então, seu evento virtual precisa ter um objetivo claro e voltado para o público, esclarecendo quais são as motivações para a realização do evento e qual valor você pretende trazer para o seu público.

2. Escolha o formato do seu evento

Agora que você já tem uma base para criar um evento on-line interessante e informativo para o seu público, você precisa escolher qual será o formato dele.

Assim como os eventos presenciais, os eventos virtuais variam em tamanho e complexidade. Aqui estão alguns dos principais tipos:

Cada tipo de evento tem suas particularidades, mas o fundamental é criar uma experiência única para seus usuários, para que eles possam tirar o máximo proveito de suas interações.

Se você pretende fornecer valor contínuo ao seu público, você pode optar por desenvolver uma série de vídeos e conteúdo suplementar centralizados em um ou vários tópicos. Cursos e workshops on-line e webinars são uma ótima opção para você.

Agora, se você deseja se envolver diretamente com seu público-alvo e incutir um senso de urgência em possíveis leads, a transmissão ao vivo é uma maneira eficaz de trazer para o mundo digital o que antes era um evento offline. Nesta caso, meetups e seminários on-line deverão ser as melhores opções. 

Já as palestras ou conferências on-line podem ser sua opção, seja ao vivo ou gravados, se você pretende levar vários especialistas para conversar livremente sobre tópicos relacionados ao seu setor e nicho.

Independente do formato, é muito importante saber se o evento terá um script completo, com você fornecendo informações e valor ou haverá uma estrutura geral na qual você poderá se envolver com seu público.

3. Defina como seu evento será lançado

Agora, responda a essas perguntas e você deve ter uma boa ideia de como será seu evento quando ele for lançado:

  1. Seu evento será uma coisa única ou você o disponibilizará para aqueles que não puderem participar?
  2. Em quais canais seu evento virtual estará disponível?
  3. Quais recursos suplementares você criará e fornecerá ao seu público para um maior envolvimento?

4. Escolha as ferramentas adequadas

Você também precisa determinar as ferramentas e a tecnologia necessárias para criar e apresentar seu evento.

O terceiro passo é, talvez, o mais importante para transformar eventos presenciais em virtuais.

Independentemente do tipo do evento, para gerar leads, é essencial oferecer infraestrutura adequada para quem estiver ministrando o evento on-line, a fim de garantir uma experiência positiva aos participantes e um conteúdo de qualidade.

Em geral, para começar uma transmissão de eventos on-line, você vai precisar de:

  • Uma câmera;
  • Um microfone ou lapela;
  • Equipamentos de iluminação;
  • Um computador ou um celular;
  • Conexão de internet rápida e estável; e
  • Uma plataforma de transmissão.

Decida qual plataforma transmitirá seu evento on-line. Alguns fatores, como a infraestrutura para a realização da transmissão, devem ser levados em consideração.

A hora de virar a chave é agora! Clique no botão e transforme seus eventos presenciais em virtuais com a ferramenta certa!

5.  Escolha a plataforma certa para inscrições on-line

As inscrições on-line têm o papel principal na hora de utilizar eventos on-line para gerar leads.

Dessa forma, o organizador de eventos tem que ter disponível um canal de inscrição on-line, para que os participantes possam acessar e inscrever-se e também obter mais informações.

Então, a dica é gerar listas automaticamente, onde você pode separar as pessoas por modalidade de inscrição, atividades de que elas pretendem participar, função na empresa e razão pelo qual elas se interessaram pelo evento.

O importante é coletar informações de seus participantes sobre suas necessidades, expectativas e intenção de compra.

Se alguém vier diretamente ao seu site a partir do evento, você saberá com relativa certeza que foi o evento que desencadeou um maior envolvimento da parte deles, e saberá que esses eventos são exatamente o que seu público-alvo estava procurando.

Quer saber como conquistar leads com conteúdo e manter seu público envolvido durante e após o evento?

Baixe nosso e-book. Nele você terá todas as informações e passos para sobre como utilizar eventos on-line para gerar leads.

utilizar eventos on-line para gerar leads

Assine nossa newsletter fique por dentro de todo o conteúdo atualizado.

Para completar seus conhecimentos, não deixe de conferir o que fazer e o que não fazer ao realizar um evento virtual.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *