O público-alvo dos seus eventos, de forma geral, é o grupo de pessoas que você deseja alcançar, atingir com suas ações de divulgação e vender, por fim, o ingresso do seu evento.
É esse segmento de pessoas aquelas cujo perfil se adequa a tornar-se um participante do seu evento e é ele, portanto, que você deve focar em conhecer a fim de direcionar suas ações e tomar decisões assertivas. Naturalmente, seu público-alvo terá características em comum, tais como:
- idade;
- gênero;
- hábitos;
- escolaridade;
- profissão;
- onde mora;
- interesses; ou
- poder de compra.
Todos esses fatores devem ser pesquisados e analisados para que, posteriormente, torne-se possível desenvolver as ações de marketing, as campanhas e as peças de comunicação mais adequadas para conquistar o público. Afinal, quando o público certo é alcançado, as pessoas certas se inscrevem no seu evento e podem, enfim, desfrutar da experiência.
Mas como saber, porém, quem é esse público-alvo? Muitos organizadores até conhecem a importância desse aspecto, mas não sabem ao certo quem desejam alcançar – é nessa questão que nós queremos te ajudar hoje. Continue lendo!
Revisando: por que eu preciso conhecer quem é meu público-alvo?
Antes de você descobrir como definir seu público-alvo, listamos uma breve revisão – para quem não lembra ou ainda não sabe – acerca da importância de conhecer o público-alvo dos seus eventos, que se encontra em:
- Tornar a divulgação do curso assertiva e eficiente;
- Definir qual a linguagem, o tom de voz e a comunicação que você adotará;
- Saber como vender o ingresso e quebrar objeções;
- Possibilitar a estruturação do seu evento (formatos, local, programação, convidados…);
- Suprir as necessidades do público no desenvolvimento do evento;
- Oferecer aos inscritos uma experiência que jamais esquecerão.
Em suma, sem que o organizador tenha claro em sua mente quem é o público-alvo dos seus eventos, dificilmente ele terá sucesso em todas as ações que realizar.
Como saber quem é meu público-alvo? | 4 passos práticos
Você já sabe da importância, e agora? Como definir esse público-alvo para alcançar todos os benefícios que listamos acima? Já pega seu bloco de anotações e uma caneta para guardar para sempre as nossas dicas a seguir:
#1 Conheça o mercado/área no qual o seu evento está inserido
Seu evento é sobre o que? Negócios? Música? Entretenimento e cultura? Gastronomia? Esportes? Cada nicho possui um público específico que se interessa e se identifica com a área – e que, portanto, serão os participantes do evento.
É exatamente por isso que, antes de definir quem é seu público, você precisa saber com exatidão qual é o nicho do seu evento e conhecê-lo o máximo que puder. Para isso:
- Faça pesquisas de mercado; e
- Analise tendências.
Feito isso, defina qual o objetivo do seu evento e qual é o ‘problema’ que ele busca solucionar. Seu evento pode acrescentar o que na vida do inscrito? Mais conhecimento? Aperfeiçoamento e capacitação? Lazer e divertimento? Antes de bater o martelo no público que você deseja atingir, é importante que você saiba o que seu evento vai oferecer aos participantes.
#2 Qual é o perfil de participante que você tinha em mente quando teve a ideia de produzir esse evento?
Seu evento foi idealizado para que jovens participassem? Profissionais? Famílias? Amadores com paixão em determinado hobby?
Um dos passos mais essenciais para definir com clareza quem é o público-alvo dos seus eventos, é saber qual o perfil de pessoas que seu evento engloba. Para facilitar esse processo, você pode criar uma persona – uma representação do seu cliente ideal.
Leia e aprenda, aqui: 3 passos para criar uma persona para o seu evento e aumentar o número de inscritos.
#3 Faça uma pesquisa
Converse com pessoas interessadas e procure estabelecer qual é o padrão entre elas: o que elas têm em comum? O que procuram no seu evento e o que esperam dele? Você também pode executar pesquisas através de questionários e formulários online.
As pesquisas e as coletas de dados são fundamentais para que você obtenha características precisas do seu público-alvo: linguagem, interesses, desejos e perfis.
#4 Bata o martelo no público-alvo que você encontrou
Depois de conhecer quem é o seu público de interesse, bata o martelo no seu público-alvo e comece a pensar nas ações mais adequadas com o seu perfil.
Registre, então, o máximo de informações que você conseguiu coletar e concluir, por exemplo:
- Gênero; Idade, renda, nível de educação, estado civil.
- Comportamento, interesses, desejos;
- Ciclo de vida: seu público-alvo é recém-casado, está esperando um bebê, já são pais com filhos adultos ou não possuem filhos?
- Objetivos e expetativas.
E depois?
Depois de definir quem é o seu público-alvo, você poderá desenvolver com assertividade e excelência as ações de divulgação, venda e planejamento que mais fazem sentido para quem recebe essas ações – seu público.
Nesse cenário, o ideal é que você conte com uma ferramenta que possibilite a centralização e a gestão de dados, bem como facilidade em divulgação e comunicação. Nossa dica só tem 3 palavras: plataforma de gestão.
O E-inscrição é a plataforma de gestão de cursos e eventos com a maior rentabilidade do mercado, que simplifica processos e auxilia na administração das informações de maneira prática e eficiente, otimizando o tempo do organizador.
Através de dezenas de funcionalidades, possibilitamos que você
- Gerencie inscrições, dados e pagamentos por meio de relatórios;
- Antecipe recebíveis*;
- Conte com diversas formas de pagamento para os inscritos;
- Transmita eventos online;
- Ofereça formulários personalizados;
- Emita certificados digitais.
E muito mais! E aí? O que tá esperando? Para eventos gratuitos, nossas funcionalidades são completamente gratuitas também, e para eventos pagos, você garante a menor tarifa única por inscrição: apenas 6,9%!
Clique no botão abaixo e comece agora mesmo a revolucionar sua gestão:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Qual a importância de conhecer o público-alvo do seu curso online?
0 Comentários