Sua venda de inscrições anda meio parada, mesmo que você esteja tomando as medidas necessárias para divulgar o seu evento e alcançar pessoas. E agora? O que fazer? Como saber se é realmente necessário cancelar o evento?
Essa é, sem dúvida, uma das perguntas mais frequentes entre os organizadores de eventos. Temendo sair no prejuízo, manchar seu negócio ou pela frustração que sentem, muitos desses profissionais consideram cancelar o evento que vinham planejando há meses. Por que, afinal, as vendas estagnam? O cancelamento é mesmo a melhor alternativa nesse caso?
No artigo de hoje, você vai descobrir por que a venda de ingressos estaciona e quando cancelar o seu evento se torna uma saída viável. Continue conosco!
5 possíveis causas pelas quais a venda de inscrições do seu evento estagnou
A frustração é inevitável quando você percebe que suas vendas estão paradas, quem trabalha no mundo dos eventos sabe. Embora seu planejamento esteja sendo executado, a venda de ingressos pode estacionar por muitos outros motivos – que muitas vezes passam despercebidos por você.
Antes de bater o martelo e cancelar o evento de uma vez por todas, portanto, procure analisar as causas das vendas baixas e o que pode ser feito para revertê-las – quando possível.
Elencamos 5 dessas causas aqui embaixo:
#1 Divulgação ineficaz
Como está sua divulgação? Ainda que você esteja executando diversas ações e campanhas, tenha produzido dezenas de posts, enviado e-mails marketing ou tenha até imprimido panfletos, uma divulgação ineficaz é bastante decisiva quando falamos de vendas baixas.
Você precisa estar ciente de que ter muitos conteúdos e canais diferentes não são os únicos fatores que você precisa se preocupar quando falamos de divulgação, acima disso, é preciso analisar quem você quer atingir e quais são os meios mais efetivos de fazer isso – sempre se baseando nos interesses e tendências do seu público.
Portanto, pare para analisar:
- Quem é o seu público-alvo: as pessoas que você quer alcançar, para que se inscrevam e participem do seu evento;
- Onde elas estão e como se comportam: somente assim é possível definir os canais de comunicação e divulgação que você utilizará (Instagram? E-mail? Mídias offline?);
- Quanto você está disposto a investir nessa etapa: cada meio de divulgação exige determinado valor – analise quanto você quer e pode investir nessa ação.
#2 Informações vagas
Outra causa bastante recorrente da baixa venda de ingressos, são as informações vagas nas comunicações do seu evento. Muitos potenciais inscritos só não se inscrevem de fato, porque não entendem com clareza qual é objetivo do seu evento, o que ele pode oferecer e acrescentar em sua vida, por que vale a pena participar, e assim por diante.
Destacar seus benefícios, diferenciais e objetivos, nesse caso, é fundamental para quebrar objeções e vender inscrições ao público que você realmente visa alcançar.
#3 Processos complexos
Ao se interessar pelo seu evento, seu público deve conseguir acessar as informações, detalhes e inscrições com facilidade, caso contrário, você apenas o afasta da compra do ingresso – uma vez que qualquer pessoa desanima ao se deparar com processos complexos demais.
Portanto, se você não quer que a venda de ingressos do seu evento estacione, simplifique o processo de inscrição. Quanto menos informações seu público tiver que preencher, menos tempo eles precisarem esperar e mais intuitivas e práticas forem as etapas de inscrição para o seu evento, melhor.
#DicadoE-i: Na nossa plataforma, o processo de inscrição é completamente online e as inscrições são realizadas a partir de uma página personalizada – que também pode ser chamada de hotsite. Assim, as pessoas podem se inscrever rapidamente, sem se deslocar de suas casas e de maneira fácil.
#4 Má escolha do local
Às vezes, a principal causa da baixa de inscrições no seu evento é mais simples do que parece – já parou para pensar que sua escolha de local pode ser uma grande objeção na sua venda?
Analise o local em que seu evento acontecerá e se pergunte: esse lugar é acessível? Faz sentido para o público que eu quero alcançar? É fácil de encontrar? Acomoda bem o formato do meu evento? Tem estacionamento?
Se você constatar que seu local é realmente um problema:
- Caso seja possível trocar de local, procure um mais adequado para o seu cenário. Leia: 5 critérios a considerar na hora de escolher um local para o seu evento;
- Se a troca não for possível (está muito em cima da hora ou o aluguel do local já está pago e sem possibilidade de devolução), invista no máximo de medidas possíveis para facilitar essa logística aos inscritos: insira um mapa bem ilustrado na página do seu evento, ofereça suporte da sua equipe via e-mail ou chat, insira fotos e rotas na página e certifique-se que o local não seja um problema para estagnar suas vendas.
#5 Preço alto demais
Por último, um dos maiores receios dos organizadores e, consequentemente, uma das causas pela baixa da venda de ingressos – que leva ao desejo de cancelar o evento: estamos falando de precificação.
O preço alto demais é, certamente, uma grande objeção. Afinal, caso os inscritos não considerem esse preço “justo”, eles não pagarão para participar.
Para resolver esse problema, você deve analisar o preço que estabeleceu, considerar tudo o que seu evento oferecerá e, por fim, tomar uma dessas decisões:
- Baixar o preço, caso perceba que ele realmente estava alto demais; ou
- Manter o preço e mostrar aos inscritos que, mesmo que eles considerem um preço alto, o valor e a experiência que seu evento oferecerá valem completamente a pena.
Para te ajudar com isso, segue nossa sugestão de aula: inserir link live sobre precificação, com Wagner Pio.
Devo cancelar o evento?
Essa resposta é simples: não, você não deve.
Ao invés de cancelar o evento, você deve analisar o que tem ocasionado a baixa na venda de ingressos e, assim, tentar resolver esses problemas. Um organizador estratégico, que planeja, analisa e que sabe o que está fazendo, certamente alcança o sucesso.
Por isso, antes de ‘jogar a toalha’ e desistir do seu evento, priorize a resolução de problemas e seja assertivo em suas medidas.
Nós temos uma dica de ouro para você a seguir:
O que fazer nesse cenário?
Uma vez que o planejamento estratégico é o principal pilar de um evento que vende inscrições, você precisa contar com uma ferramenta que te ajude a simplificar, integrar e centralizar todas as etapas do seu evento.
Precisamos te dizer que o E-inscrição tem a solução para todas as possíveis causas da estagnação de vendas e para proporcionar a atração de inscritos nos seus eventos. O que está esperando?
Além da nossa plataforma possibilitar:
☑ Um processo de inscrição rápido, fácil e inteligente;
☑ Diversas formas de pagamento;
☑ Uma página moderna e atrativa para o seu evento;
☑ Segurança e credibilidade;
☑ Comunicação com os inscritos efetiva.
Nós ainda podemos te ajudar com:
- Formulários personalizados;
- Gestão de informações dos inscritos para arquivos em PDF;
- Emissão de certificados;
- Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
- Descontos e cupons para grupos que o organizador quiser;
- Um recurso de Streaming para transmitir eventos e cursos online ou híbridos.
- Sem falar que a nossa plataforma conta com a menor tarifa do mercado (apenas 6,9%!). São muitas vantagens, não é?
Decida revolucionar sua gestão de eventos conosco e crie sua conta grátis!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Experiência do participante em eventos: o que, afinal, os inscritos esperam do seu evento?