Como organizar uma corrida de aventura? Como organizar uma corrida de aventura?
Dicas para produtores

Como organizar uma corrida de aventura?

 

Corridas de aventura não são mais desconhecidas no Brasil. Cada vez mais elas atraem adeptos e reúnem atletas de trekking, moutain bike e canoagem em torno de um objetivo: aventura.

Preparar esse tipo de evento pode parecer uma tarefa difícil, mas, se ficarmos atentos a alguns detalhes, o trabalho pode parecer bem mais simples.  Por isso, preparamos uma lista com 5 dicas para você aprender como organizar uma corrida de aventura. Confira a seguir:

1. Fique atento à escolha da data para o evento

Preste atenção à época do ano. Antes de decidir a data, cheque o calendário e a previsão do tempo. O evento será realizado em que estação? Sob chuva ou sol? Frio ou calor?

A meteorologia não é muito levada em consideração, e, dependendo, pode se tornar mais um componente do desafio. Contudo, é importante evitar condições extremas. Por exemplo, uma corrida de aventura no Pantanal, na época de chuvas, seria impensável. Estudar o mapa da área escolhida é uma boa dica para se prevenir em relação ao clima.

O dia escolhido também torna-se instrumento importante para atrair competidores. Procure escolher um que não coincida com outros eventos importantes na cidade. Normalmente, a escolha da data leva mais em consideração a proximidade com feriados, para que as pessoas possam se deslocar das suas cidades de origem.

2. Cuidado com a segurança

Pense com antecedência em como será realizada a segurança do evento. Corridas de aventura podem ser perigosas e cabe ao organizador tentar minimizar estes riscos.

Para evitar problemas, os mapas do percurso, que serão distribuídos aos competidores, devem ser de boa qualidade (escala e resolução adequada). É importante que iluminação e a sinalizações sejam instaladas, havendo também pontos de encontro no meio da mata. Deixar uma ambulância à disposição do evento é outra maneira de reforçar a segurança.

Criar um site do evento para divulgar dicas de segurança é outra ideia que deve ser levada em consideração. Além disso, publique listas sobre o que os competidores devem levar e sobre o que eles devem se preocupar até a data escolhida.

3. Conte com ajuda extra

Forme uma equipe de confiança. Entre em contato com uma assessoria para ajudar na manutenção da organização da corrida. Incidentes sempre podem acontecer e contar com empresas e funcionários qualificados para lidar com essas situações pode assegurar não só os organizadores, como também os atletas.

Invista em parcerias com organizações e com voluntários para acompanhar cada uma das modalidades. Ter pessoas ajudando com as pequenas tarefas no dia da corrida, como entregar água para os competidores, faz toda a diferença.

Peça para a equipe realizar um briefing técnico algumas horas antes do início da prova. Distribuam os mapas e se preparem para esclarecer alguns pontos do percurso e tirarem dúvidas sobre o regulamento.

4. Tenha uma equipe especializada para servir comidas e bebidas

É algo fundamental que muitos organizadores acabam esquecendo. Os competidores durante a corrida enfrentam grande desgaste físico e retornam precisando de suporte nutricional.

A depender do tamanho da corrida, a organização deve disponibilizar locais onde os atletas possam dormir e se alimentar. É ideal que existam grupos especializados nos postos com comidas e bebidas para dar suporte aos competidores que continuarem o trajeto. Um bom kit a ser distribuído é garrafas de água com barrinhas de proteína.

5. Faça um sistema de cadastro dos competidores

Crie um canal para facilitar a comunicação, o cadastro dos competidores e a divulgação da corrida. Faça com que a primeira etapa das inscrições seja online, para otimizar o processo e não se esqueça de informar tudo aos competidores.

Tome todo o cuidado com o credenciamento dos competidores, é essencial poder identificá-los depois, cada equipe deve ser numerada. No momento da inscrição, adicione uma ficha médica para ser preenchida com dados de cada participante, bem como termo de responsabilidade que deverá ser assinado.

Já sabe como organizar uma corrida de aventura? Agora é se preparar para começar a preparar o evento. Gostou das dicas? Tem mais alguma dúvida? Deixa um comentário para a gente!

 
Você também pode gostar
Filmes evangélicos Netflix: confira aqui algumas sugestões!
Taxa do ECAD: como ela impacta na organização de eventos?
Confira 5 dicas de como organizar um coffee break em congressos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This