7 táticas infalíveis para conseguir mais inscrições em eventos

Certamente você já pode ter se perguntado: como conseguir mais inscritos no meu evento? O que devo fazer para ter um bom retorno de inscrições? Pois bem, obter mais inscrições em eventos sempre foi o grande objetivo de todo organizador. 

Essa pode ser uma tarefa difícil e não tão clara quanto os organizadores gostariam. Mas não se preocupe, existem táticas muito eficientes – e que estão ao seu alcance – para conseguir mais inscrições em eventos.

Primeiramente, é importante pensar em táticas digitais que chamem a atenção do seu público-alvo. A internet possibilita um alcance gigantesco e as pessoas passam cada vez mais tempo navegando nela. De acordo com a Hootsuite, o Brasil é o segundo país que mais passa tempo na internet. Portanto, a internet é um ótimo meio para conquistar mais inscritos. Além de não ser necessariamente uma divulgação paga.

Neste artigo, vamos te mostrar 7 táticas infalíveis para conseguir mais inscrições em eventos. Acompanhe! 

1. Difusão de conteúdo

Antes de pensar apenas na comercialização do seu evento, é importante difundir conteúdo relacionados a ele. 

Essa é uma tática muito eficiente para obter mais inscrições em eventos, até porque a maioria das pessoas hoje em dia descobrem novidades através dos conteúdos que consomem. Por isso, é importante fazer publicações explicando sobre o evento: 

  • O que é o evento?
  • Qual é o seu objetivo?
  • Por que as pessoas devem participar?
  • Quais atrações estarão presentes no evento?
  • Faça conteúdos falando sobre temas que serão abordados no evento. Por exemplo: se é um evento esportivo, você não precisa falar apenas do evento. Publique conteúdos sobre a importância do esporte na vida das pessoas e puxe um gancho para o seu evento.

Porém, para que esses conteúdos possam ser publicados, você precisa escolher seus meios de divulgação. E os dois mais indicados são…

#1 – Redes sociais

Use as redes sociais da empresa que estiver oferecendo o evento, ou até mesmo crie contas nas mídias sociais para o próprio evento.

Hoje em dia, as redes sociais se tornaram grandes mecanismos de busca também, não servindo apenas para entretenimento. E é possível dizer isso com segurança: o Brasil é o segundo país que mais passa tempo online, cerca de 10 horas por dia, segundo a nova edição do Global Overview Report

Ainda segundo o estudo, as redes sociais mais usadas são: YouTube, Facebook e WhatsApp – neste ranking o Instagram ocupa o 5º lugar. Mas isso não significa que apenas as redes mais utilizadas devem ser exploradas, pelo contrário. 

Uma boa estratégia de marketing digital usará do conhecimento sobre o público para entender qual rede é a mais apropriada para ser explorada.

#2 – Blog de conteúdo ou hot-site

Publique conteúdos relevantes explicando sobre o evento, temas relacionados às atrações ou até mesmo o que for abordado no evento. Essa pode ser uma ótima tática para chamar a atenção do público, fazendo com que se inscrevam no seu evento.  

Crie um hot-site – site para divulgar seu evento – ou um blog para tornar essas publicações possíveis. Estes são ótimos meios para serem encontrados por meio dos navegadores de busca, já que podem contar com ferramentas para melhorar o rankeamento, como o SEO.

Não podemos deixar de lembrar de outra tática para conseguir inscrições que é muito eficiente e pode gerar um alto índice de interesse por parte de quem recebe: o e-mail marketing.

2. Use o e-mail marketing como ferramenta de divulgação

Sabe quando queremos muito comprar algo mas acabamos esquecendo com a correria do dia a dia? Isso pode acontecer com pessoas que queiram se inscrever no seu evento! 

O e-mail marketing entra em ação exatamente neste ponto: é uma tática para prevenir que o público interessado se esqueça de se inscrever porque esqueceu a data ou o link para inscrição. 

E, além disso, tem a função de gerar interesse pelo evento e convencer leads a se inscreverem. O e-mail marketing deverá levar informações do evento, como: 

  • Quando será o evento;
  • Em qual horário ele acontecerá;
  • Qual o endereço ou site, se for um evento online;
  • CTA (call to action) para levar ao hot-site ou para a landing page de inscrições;
  • Fale brevemente sobre o assunto que será abordado no evento. 

Não esqueça de que o e-mail marketing deve ser bem estruturado e não apenas ter um texto cheio de informações. Elabore-o com imagens, textos com títulos e subtítulos coloridos e recursos visuais interessantes. Para planejar um bom e-mail marketing, diversos aplicativos podem auxiliar no processo de criação, como o Canva

Ao falarmos da tática de difusão de conteúdo e do e-mail marketing, não podemos deixar de pensar em algo que está totalmente atrelado à isso: a identidade visual. 

3. Tenha uma identidade visual marcante 

Esse é um detalhe de extrema importância para que as pessoas identifiquem a marca do evento e os diferencie das outras presentes no mercado. Para uma identidade visual única é preciso criar alguns elementos chave, como: 

  • Slogan;
  • Logotipo;
  • Paleta de cores;
  • Tipografia.

Feito tudo isso, você tem a identidade visual pronta para ser colocada em prática em seus canais de comunicação. 

4. Aposte em lives ou webinars 

Lives e webinars estão em alta hoje em dia e possibilitam um contato direto com o público

São bons para explicar um pouco mais a fundo sobre o evento: de onde veio a ideia de produzi-lo, porquê é tão importante a participação, qual seu objetivo etc. Mostrar a história por trás do evento pode fazer com que as pessoas se sintam mais próximas do organizador ou da marca. 

Além disso, um webinar é uma ótima oportunidade para aprofundar sobre o assunto que será abordado no evento, a fim de que as pessoas fiquem completamente a par do assunto quando estiverem lá. 

Se programe para exibi-los com uma certa antecedência do evento, tenha um cronograma estabelecido para isso. Uma estratégia muito interessante para que essa tática seja um sucesso é…

5. Investir nas collabs 

Essa estratégia de marketing é muito conhecida no mundo da música, mas também se encaixa perfeitamente para qualquer outro tipo de negócio. Baseia-se em chamar convidados para fazer parte de uma live ou webinar e promover seu evento

Você pode convidar outras pessoas que não necessariamente estarão no evento ou seja algum dos organizadores. Traga convidados interessantes e que sejam referência no assunto para falar junto ao dono do evento ou da empresa. 

Investir em collabs pode elevar o patamar do seu evento dependendo do seu convidado, levando-o, até mesmo, para outros públicos. Isso fará com que o número de inscrições tenha um possível aumento.

Agora que já falamos algumas das táticas que podem ser feitas no pré-evento para conseguir mais inscritos, vamos falar sobre algo muito importante na tomada de decisão das pessoas de participar ou não do evento: o pagamento da inscrição.

6. Formas de pagamento

Nem sempre alguém tem dinheiro suficiente para efetuar o pagamento de uma inscrição logo de cara. Isso pode impossibilitar aquela pessoa de efetuar a inscrição no seu evento. Atente-se em oferecer opções de pagamento que englobem todos os públicos, para não impedir ninguém de participar.

Além da opção de cartão de débito, ofereça a opção de parcelamento no cartão de crédito, por exemplo. Essa pode ser uma ótima forma de atrair mais inscritos. 

Mas como nem todos têm cartões, não se esqueça de oferecer a opção de pagamento por meio dos boletos bancários, muitos ainda aderem a esse meio de pagamento. 

Para possibilitar os diversos meios citados acima, é necessário que o organizador tenha uma gestão muito sólida e organizada.

7. Melhore o processo de gestão 

Esta é uma tática interna muito importante para conseguir mais inscritos no seu evento. Como dito anteriormente, para que seja possível oferecer diferentes formas de pagamento, por exemplo, é preciso ter uma boa gestão. Para isso, o mais indicado é utilizar uma plataforma de gestão

A plataforma de gestão vai simplificar processos e tarefas que antes demorariam muito mais para serem executados, facilitando a administração do organizador. E por falar em plataforma de gestão…

Você já conhece o E-inscrição?

Somos a plataforma de gestão de eventos e cursos com a melhor tarifa do mercado: além de oferecer um bom serviço aos seus inscritos e facilitar sua gestão, não pesa no seu bolso. Outras plataformas cobram ao menos 10% por inscrição, enquanto o E-inscrição apenas 6,9% por inscrição.

Oferecemos funcionalidades compatíveis com as táticas que revelamos acima. Listamos 7 exemplos a seguir, veja:

  1. Ofereça opções de pagamento online no débito à vista ou parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito ou boleto bancário;
  2. Envie e-mails para os inscritos que desejar ou para toda sua lista de contatos para divulgar o lançamento de novos eventos;
  3. Página do evento com design moderno e simples de configurar;
  4. Impressão de etiquetas: Personalize o conteúdo das etiquetas e imprima online para agilizar o credenciamento dos seus eventos;
  5. Compatibilidade com os serviços de vídeo e transmissão ao vivo mais famosos do mundo, como YouTube, Meet, Zoom, entre outros;
  6. Gestão e controle: página de pesquisa avançada de inscrições e exportação dos dados para uma planilha;
  7. Formulários personalizados: o organizador define que informação o inscrito deve preencher, ajudando a formular publicações em redes sociais e criar uma identidade visual direcionada.

Acha que parou nessas 7 funcionalidades? Nada disso, temos diversas outras, confira todas clicando aqui.

Já deu para perceber que oferecemos uma gestão completa para o seu evento ou curso, desde a inscrição até o certificado, passando pela comunicação, financeiro e até pelo check-in – já que contamos com um aplicativo de credenciamento que facilita o processo de check-in e evita fraudes. 

Usando as 7 táticas citadas neste artigo, junto ao E-inscrição, você oferecerá um evento de sucesso na certa. Não perca tempo, clique no botão abaixo e venha fazer seu evento com o E-inscrição. 

Gostou deste artigo? Nos conte nos comentários abaixo, queremos saber qual dessas táticas vocês mais gostaram!

Leia também: Como atrair mais inscrições para cursos online.

Sobre o Autor

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *