Passo a passo: aprenda como transmitir eventos no Youtube

Passo a passo: aprenda como transmitir eventos no Youtube

O avanço da tecnologia trouxe às pessoas a oportunidade de acompanhar eventos ao vivo, mesmo que a quilômetros de distância, por meio das transmissões no Youtube. E, com isso, todos saem ganhando: para participantes, assistir a essas transmissões é uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos com praticidade. Para organizadores, essa é uma maneira de aumentar as inscrições e, consequentemente, obter um retorno maior.

Ainda não sabe como transmitir um evento no Youtube? Não se preocupe, neste artigo vamos te explicar o passo a passo para realizar uma transmissão. Acompanhe!

1. Equipamentos

A qualidade da transmissão vai depender das características dos equipamentos utilizados, por isso, essa parte exige atenção e investimento. Confira os principais pontos:

Conexão com a internet

Ponto importantíssimo! Garanta que a conexão no local do evento seja boa para que não ocorram quedas na transmissão ou outro tipo de imprevisto. Se possível, prefira utilizar o cabo ao invés do Wi-Fi, pois ele pode garantir maior estabilidade no sinal.

Vídeo

Para que você entenda melhor como funciona a captação de imagens e áudio, vamos a uma breve explicação sobre o funcionamento das transmissões ao vivo no Youtube. Antes de começar, é necessário que você baixe um codificador. É esse programa que deixará o seu vídeo e áudio no formato correto para a transmissão. É nele também que você poderá configurar seu equipamento.

Há diversas opções de codificadores, você pode conferir a lista completa no suporte do Youtube.

Para captar as imagens, a utilização da webcam do notebook é uma opção válida, mas a qualidade do vídeo pode deixar a desejar. Para garantir mais nitidez, invista em uma webcam externa ou até mesmo em câmeras profissionais (DSLR).

Áudio

Além do áudio do equipamento de captação de imagem, você pode melhorar a qualidade do som com microfones externos. Uma outra opção é a utilização de placas de captura de som.

2. Tipos de transmissão

Existem três tipos de transmissão de evento no Youtube, são elas:

Transmitir agora

Com essa opção, você consegue iniciar a transmissão ao vivo em poucos minutos. Tanto ela quanto as outras oferecem algumas opções, como a ativação de bate-papo, monitoramento da audiência durante a transmissão, compartilhamento nas redes sociais, entre outras.

Eventos

Essa é a opção ideal para a transmissão de eventos. Com ela, você pode programar os horários de início e término, criar diversos eventos e transmiti-los simultaneamente, entre outras configurações.

Se a ideia é que o evento seja visto por um grupo selecionado de pessoas, você pode escolher a opção “privado” na configuração. Dessa forma, só os inscritos poderão assistir, basta que você envie o link. Se deseja uma transmissão aberta, mantenha o vídeo com a configuração “público”.

Dispositivos móveis

Essa opção permite a transmissão ao vivo por meio de dispositivos móveis. Possui as mesmas configurações da opção “transmitir agora”, mas só pode ser utilizada em canais com mais de 10 mil inscritos.

3. Durante a transmissão

É importante que os participantes sejam orientados a falar de forma clara e, sempre que possível, mantenham-se próximos às câmeras e com uma postura que favoreça a captação das imagens, pois as pessoas acompanhando o evento online precisam sentir como se estivessem lá. E para isso, aqui vai outra dica: sempre lembre e comente a audiência vinda da internet.

Viu só? Alcançar um bom número de inscrições em um evento é um desafio que pode ser vencido com a ajuda das transmissões online — e, agora, você já sabe como fazer isso no Youtube! Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Conte para a gente nos comentários!

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This