Saiba como organizar palestras de coaching

As palestras de coaching vêm ganhando cada vez mais notoriedade no Brasil nos últimos anos. É difícil encontrar alguém que já não tenha participado de alguma, com o objetivo de definir metas para a carreira ou aumentar os ganhos financeiros, entre outros exemplos.

Portanto, se você ainda não pensou em explorar esse mercado, o que acha de considerar a opção? Para te ajudar, preparamos um post completo sobre como organizar palestras de coaching. Confira!

O que é coaching?

O termo coaching, traduzido literalmente do inglês, significa treinamento. Mas, na verdade, o principal foco dessa atividade é ajudar a pessoa a identificar objetivos, descobrir o que a impede de alcançá-los e traçar um plano de metas para atingi-los. 

De maneira geral, ao tirá-lo da zona de conforto, o coaching busca ampliar o campo de visão do participante, colocando-o no caminho para atingir as metas por meio de técnicas como gestão de tempo, entre outras.

O profissional dessa área não tem necessariamente uma formação acadêmica específica e, normalmente, se capacita a partir de cursos livres oferecidos por escolas, associações e sociedades. A duração de cada curso pode variar de 60 a 120 horas de aulas teóricas e práticas.

O mercado é bastante amplo, já que existem diferentes tipos de coaching. Os mais comuns são:

Finanças

O foco pode ser mais geral, com dicas sobre como reduzir e gerenciar despesas, fazer investimentos e ampliar receitas. Ou, então, as sessões podem ter um eixo mais específico, conforme a necessidade dos participantes.

Carreira

O objetivo é auxiliar os profissionais na definição de estratégias para obterem novas e melhores colocações no mercado. 

Liderança

O público-alvo é composto por profissionais interessados em desenvolver habilidades que ampliem a capacidade de gestão de equipes. 

Pessoal

As ações são voltadas, principalmente, para o fortalecimento da autoestima e do autoconhecimento dos participantes. O objetivo é gerar mudanças internas que funcionarão como ponto de partida para grandes realizações. 

Por que realizar palestras de coaching presenciais?

Palestras de coaching presenciais possibilitam uma conexão maior com os participantes e ajudam a elevar a técnica a um novo patamar de autoridade. Eventos realizados ao vivo são oportunidades únicas e envolventes de gerar admiradores e, consequentemente, compradores.

Trata-se de uma forma de ficar em evidência e aumentar o valor da autoridade do profissional, facilitando o fechamento de processos de coaching individuais ou em grupos. Além disso, você tem a chance de unir as pessoas ao redor das suas ideias e ajudar a transformar o mundo.

Portanto, não perca tempo e comece a planejar a sua palestra de coaching presencial agora mesmo!

Como posso garantir o sucesso do evento?

Há algumas dicas básicas, muitas vezes esquecidas, que fazem total diferença para conseguir realizar uma palestra de coaching de sucesso. Acompanhe:

1. Faça um bom planejamento

Um planejamento bem feito o levará na direção certa e, com certeza, será primordial para evitar eventos vazios. Pense na data (e no horário) que quer realizar a palestra e verifique se não há feriados próximos ao dia escolhido. Estabeleça o objetivo geral e específico, o público-alvo, as metas, o checklist, o cronograma e os orçamentos.

Planeje também qual é o conteúdo que será oferecido aos participantes — e tenha em mente que essa informação deve estar presente na divulgação, para chamar a atenção do público.

Um planejamento detalhado servirá como norte na organização e na realização da palestra, evitando desvios dos objetivos e até mesmo gastos excessivos ou desnecessários.

2. Invista na divulgação online

Não é porque sua palestra é presencial que você não deve investir em divulgação online. Muito pelo contrário: além das mídias tradicionais, como panfletagem e publicidade em jornal, rádio e TV, é preciso focar também no digital para atrair participantes.

Com o público-alvo em mente, você pode procurar por grupos segmentados em redes sociais como Facebook e LinkedIn, se inscrever e compartilhar informações sobre o evento, convidando as pessoas.

Falando em redes sociais, o Facebook Ads pode ser uma excelente estratégia na divulgação. Com a ferramenta, é possível abranger um público variado ou específico, conforme o foco da palestra, e criar campanhas mais personalizadas. Além disso, os anúncios cabem no orçamento e não te prendem a contratos engessados.

Aproveite também para lançar mão do SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que o processo de gerar visibilidade para uma página em sites de busca como o Google, seguindo uma série de parâmetros. Por meio da técnica, é possível colocar seu evento entre os primeiros resultados orgânicos de uma busca.

Outra boa oportunidade de divulgação online é o e-mail marketing. Para melhor aproveitar essa ferramenta, divida as informações sobre a palestra em várias mensagens e vá nutrindo leads, com uma linguagem mais pessoal.

Não se esqueça de que parcerias com influenciadores digitais também podem ser incluídas na sua estratégia de comunicação para gerar curiosidade e aumentar a expectativa. Vale ressaltar que as ações devem se iniciar o quanto antes, com pelo menos um mês de antecedência. 

3. Conte com uma rede de colaboradores

Não tente fazer tudo sozinho. Deixe de lado essa mentalidade ou, então, esqueça a ideia de fazer palestras de coaching.

Para conseguir lotar o auditório, você precisará da ajuda de diversas pessoas, como a de seus coachees, por exemplo, com a divulgação. Conte também com parceiros de peso. Convide palestrantes renomados para participar do seu evento e ajudar na atração de um público maior.

4. Disponibilize inscrições online

Ter uma plataforma de inscrições online é praticamente uma ferramenta obrigatória para que sua palestra seja um sucesso. 

Além de facilitar o processo, já que os interessados não precisarão se deslocar para garantir suas vagas no evento, o site também permite coletar dados por meio da personalização de formulários, tornando mais fácil conhecer seu público e segmentar sua base.

Outro benefício interessante é que plataformas de inscrição online costumam oferecer serviços como: hot-sites personalizados e fáceis de usar, ajudando na divulgação, emissão de certificados, ferramenta para a comunicação com os participantes via e-mail, impressão de etiquetas, gerenciamento de cupons de desconto, etc.

E então, animado para começar a organizar suas palestras de coaching e conquistar o mercado?

Já possui uma plataforma de eventos para automatizar todas as etapas de planejamento, gerando mais produtividade?

A E-inscrição é uma plataforma sem custos para eventos gratuitos, e para eventos pagos, é possível sacar os pagamentos das inscrições diretamente para uma conta bancária, sem complicações ou burocracias!

Clique no botão abaixo e experimente nossa plataforma de forma gratuita!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *