Assessoria de imprensa para eventos: vale a pena contratar?

Você já percebeu que, sem divulgação, é praticamente impossível que um evento faça sucesso, certo? É por isso que a assessoria de imprensa para eventos é imprescindível e deve fazer parte do seu orçamento.

Não pense que você vai conseguir alcançar o seu público ao investir apenas em propagandas e em divulgações em mídias sociais. É claro que essas ações de comunicação também são fundamentais.

No entanto, ao contar com a ajuda de uma equipe de assessoria de imprensa estruturada e bem treinada, você aumentará o poder de divulgação e deixará o seu evento em evidência.

Ainda está na dúvida se vale a pena contratar uma assessoria de imprensa para eventos? Então continue lendo este post e entenda por que esse tipo de serviço é tão importante na produção de um evento:

A visibilidade para o seu evento

“Quem não é visto não é lembrado” e “quem não comunica se trumbica”. Existem várias frases que reforçam o poder da comunicação. E não é apenas a publicidade ou a propaganda que têm o poder de colocar o seu evento nos meios de comunicação que interessam ao seu público-alvo.

Por meio de um trabalho de relacionamento com a mídia, a assessoria de imprensa também pode ajudar. E essa “mãozinha” pode ser ainda mais eficaz, pois pode fazer com que o seu evento se destaque em meio a todas as notícias de jornais, revistas, rádios, canais de TV, sites, blogs e redes sociais.

O aumento do número de inscrições

Toda a visibilidade trazida pelo serviço é revertida, principalmente, no aumento do número de inscrições para o seu evento.

Isso porque, além de alcançar mais pessoas com divulgações em mídias de massa, o trabalho da assessoria de imprensa também traz credibilidade e confiança para o evento — o que amplia as chances de alguém indicá-lo para conhecidos.

O gerenciamento de possíveis crises

Quem trabalha com eventos sabe que alguns problemas podem surgir ao longo do caminho e, se não forem bem gerenciados, impactarão negativamente na reputação dos organizadores e dos patrocinadores.

Em caso de problemas, a assessoria de imprensa atua em conjunto com outros setores — como o marketing, a organização e a área jurídica. O objetivo é manter uma boa imagem do evento e alinhar o interesse de todos os envolvidos, sempre de forma ética.

O papel da assessoria de imprensa para eventos

O trabalho de uma assessoria de imprensa nem sempre é fácil de ser compreendido. Muitos gestores esperam que os retornos sejam imediatos, mas é preciso saber que o relacionamento entre assessor e mídia é construído aos poucos, aproveitando as oportunidades que surgem. E no setor de eventos a realidade não é diferente.

Para divulgar bem um evento, o assessor de imprensa precisa conhecer muitas informações e verificar em que tipo de mídia a divulgação se encaixa da melhor maneira: nota em um jornal local? Entrevista com os organizadores em um programa de televisão? Post em um blog específico?

É a assessoria de imprensa que vai conseguir mapear o que é importante e inserir essa informação no lugar certo para agrandar a amplitude da divulgação e chegar ao público-alvo correto.

Além disso, é o relacionamento entre o assessor e a mídia que solidificará o interesse de jornalistas, influenciadores e blogueiros em realizar uma cobertura sobre o evento — o que, consequentemente, aumentará a adesão do público.

Portanto, na hora de fazer o planejamento do seu evento e montar a lista de fornecedores e de serviços que deseja contratar, não se esqueça de incluir a assessoria de imprensa entre eles.

O que você achou deste post sobre assessoria de imprensa para eventos? Já teve alguma experiência com esse tipo de serviço? Deixe um comentário e conte para a gente!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *