Veja aqui algumas ideias para células evangélicas! Veja aqui algumas ideias para células evangélicas!
Organização de Eventos

Veja aqui algumas ideias para células evangélicas!

Preparar uma experiência inesquecível, única e especial para seus companheiros de célula é fundamental para aproximá-los e criar um grupo unido e carinhoso. Quanto maior for a participação, melhor será o entrosamento e o engajamento dos envolvidos.

Além disso, o objetivo é tornar o grupo religioso uma verdadeira família, com membros integrados e unidos em prol do crescimento pessoal e dos estudos bíblicos.

Quer dicas bem legais para deixar seus companheiros mais felizes e motivados? Continue a leitura e confira nossas ideias para células evangélicas!

Elabore um plano de ação semestral para a célula

O planejamento é fundamental para qualquer tipo de ação prolongada. E não é diferente em uma célula evangélica: se você é responsável por organizar as atividades, é importante que isso seja devidamente planejado e registrado.

Assim, será possível orientar as ações de forma a estabelecer um fio condutor, até que se concretize o objetivo pretendido. Se entrarem diversos membros novos em algum semestre, por exemplo, é importante fazer com que eles se conheçam e quebrem o gelo inicial.

As primeiras iniciativas devem ser focadas nisso. Posteriormente, é preciso integrá-los e uni-los, mesclando, ao mesmo tempo, os estudos bíblicos e os momentos de oração, sem perder o foco do objetivo de fortalecer a vida cristã dos membros.

Por isso, em todos os semestres, trace um plano de ação, indicando as atividades que serão realizadas, sua ordem e seus objetivos. Como resultado, o processo se tornará claro e o enfoque que se deseja dar será melhorado, pois você saberá o ponto em que está e para onde deseja ir dentro da célula.

“Quebre o gelo” de forma diferente

Uma das primeiras ações nas células é o “quebra-gelo”. Trata-se de uma forma de diminuir aquela sensação incômoda entre as pessoas que não se conhecem, promover uma melhor interação entre elas e acabar com o silêncio inicial do evento religioso.

Porém, há uma tendência de padronização dessa dinâmica, o que pode tornar o processo entediante e enfadonho para os participantes. Portanto, seja criativo e adote estratégias interessantes, tais como:

  • usar perguntas, incentivando as pessoas a interagirem e, ao mesmo tempo, falarem mais sobre si mesmas;
  • fazer a dinâmica da “apresentação invertida”: separe o grupo em duplas e deixe-as conversando por uns 10 minutos. Depois, faça com que cada um da dupla apresente seu parceiro para os demais;
  • preparar a dinâmica “minha vida em um objeto”: separe uma série de objetos cotidianos e proponha que os participantes os relacionem com um momento da vida pelo qual estejam passando.

Faça dinâmicas de passagens da bíblia

Uma forma de desenvolver o lado cristão dos presentes e ensiná-los sobre os significados das passagens é promover dinâmicas que envolvam essas questões. Assim, a mensagem se torna mais clara.

Um exemplo é o relacionado à Parábola do Semeador. Peça para que os participantes leiam esse ponto previamente e, depois, entregue corações de cartolina para quatro membros da célula. Sorteie, entre eles, as perguntas abaixo.

  • Quem é o semeador?
  • Quem é a terra fértil?
  • Quem é a terra seca?
  • Quem é o deserto?

Depois, faça-os apresentarem as respostas para todos e discuta o significado dessa passagem. O resultado é bem interessante.

Registre o momento com uma foto do grupo

Uma forma de gerar a sensação de proximidade entre os membros da célula é induzi-los a notar que fazem parte da mesma família. Pequenos gestos provocam essa descoberta, com a criação de laços que aproximam os participantes — além de um clima de proximidade e familiaridade entre todos.

Para fazer isso, tire uma foto com todos os participantes no primeiro dia de reunião e prepare um quadro, que será fixado no local dos encontros. Assim, sempre que as pessoas olharem para a imagem, mesmo em momentos de dificuldades em suas vidas pessoais, perceberão que fazem parte de uma família e se sentirão apoiadas e acolhidas.

Prepare um momento especial de oração

Muitos grupos de células promovem o momento de oração de modo padronizado. Isso faz com que as pessoas, com o tempo, tendam a desanimar e a realizar algo tão importante e especial de forma mecânica, sem reflexões.

Que tal dar uma inovada? Há uma série de possibilidades para tornar esse momento único, como:

  • leve os participantes para outro lugar. Por que não realizar a oração em um monte ou a céu aberto, por exemplo? Encarar a bênção que é poder estar em contato com a natureza pode trazer reflexões e sensações surpreendentes;
  • faça um luau;
  • peça a um dos membros para dizer o que a reunião e aquele momento representaram para ele, para que todos possam entender a dimensão do que ocorreu;
  • promova uma reflexão acerca dos temas discutidos e, também, sobre o que é ser cristão, mostrando que se trata de uma oportunidade única de comunhão com Cristo.

Lembre-se de que as mudanças devem fazer sentido para a célula evangélica, de forma a trazer um propósito para esse momento de contato com Deus. É importante deixar claro por que tal alteração está sendo realizada, trazendo não só dinamismo, mas também reflexão.

Programe um dia de lazer com o grupo

Outro ponto que potencializa a união e a fraternidade entre todos é dividir os instantes de prazer. É claro que é preciso haver estudo, ensinamento, conversas e reflexões, mas, para promover a união entre os participantes, são necessários momentos de lazer que potencializem os laços entre todos.

São nessas oportunidades que as pessoas dividem seus relatos, contam suas histórias de vida e suas dificuldades, estreitam laços e fazem amizades. Portanto, é essencial separar momentos para a confraternização entre os membros.

Isso pode ser feito das seguintes formas:

  • luau;
  • churrasco;
  • festas de aniversário para os membros da célula;
  • karaokê;
  • vigília;
  • viagens;
  • retiros em sítios e granjas;
  • dias em clubes;
  • noites de massas, entre outras.

Esse tipo de ligação fortalece os laços entre todos, permitindo que surja uma sensação real de formação familiar no local. Assim, quando um dos membros passar por dificuldades, os demais, certamente, o apoiarão, seguindo os ensinamentos cristãos.

Essas ideias para células evangélicas podem ajudar a conseguir bons resultados, motivar os membros e fazer dos encontros momentos únicos e especiais para todos.

Quer mais dicas para produzir eventos que promoverão bem-estar à sua comunidade? Assine nossa newsletter e receba-as diretamente em seu e-mail!

Você também pode gostar
Organizando as inscrições online de seu evento em 3 passos
Aprenda a fazer a captação de recursos para eventos
Quer saber o que vestir em eventos religiosos? Aprenda aqui!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This