Se você ainda não mede os resultados dos seus eventos com precisão, precisa mudar isso imediatamente! Depois de oferecer eventos é sempre importante entender com clareza quais foram os seus resultados e se eles foram positivos ou não. Para isso serve o ROI.
O ROI ajudará o organizador do evento a entender se o investimento que ele fez para o evento, por exemplo, foi algo positivo e se ele deve repetir a mesma ação em um próximo planejamento ou não.
Mas você sabe, com clareza, o que é o ROI? Sabe como calculá-lo para poder avaliar seus resultados? Sabe como medir resultados que, muitas vezes, parecem intangíveis? Se você respondeu “não” para uma dessas perguntas, não se preocupe! Basta continuar lendo este artigo para entender tudo sobre o assunto. Boa leitura!
O que é o ROI?
O ROI é o Return On Investment ou Retorno sobre o Investimento em português. Sua principal função é mensurar qual foi o retorno a partir do investimento que foi feito. No caso dos eventos, como trata-se de um investimento monetário que provém da área financeira da organização, as perguntas que devem ser feitas são: esse investimento valeu a pena? Devemos repetir? Houveram prejuízos?
Dessa forma, será possível entender se o seu evento rendeu bons resultados ou não e, a partir disso, saber quais ações tomar ou não ao fazer o planejamento do próximo evento. Entretanto, mesmo o ROI sendo uma forma muito boa de direcionamento, algumas pessoas ainda se perguntam se ele é realmente necessário e importante para a organização. Para entender a resposta para isso, leia a seguir.
O ROI realmente é importante?
A resposta para essa pergunta é: sim. Por ser uma das métricas que melhor mede os resultados que o seu evento adquiriu a partir dos investimentos feitos, ela é uma das mais importantes para os organizadores de eventos.
Pode até parecer algo dispensável pelo fato da possibilidade de medir os resultados através de comparações simples, mas o ROI oferece mais que isso: maior precisão e isso dá ao organizador a possibilidade de mostrar esses números aos patrocinadores e parceiros que estão interessados em investir na sua organização.
Assim, eles perceberão que os seus eventos são bem organizados e administrados, com tudo devidamente arquitetado e calculado, o que levará uma boa impressão e, quem sabe, um novo patrocínio. Além disso, é sempre importante manter todos os seus resultados devidamente registrados para definir se no próximo evento vale a pena fazer aquele investimento novamente – ou até aumentá-lo – ou não.
Mas, uma dúvida comum é: como calcular o ROI em eventos? Continue lendo para entender, abaixo preparamos um ótimo exemplo. Veja:
Como calcular o ROI em eventos?
Essa é uma conta bem fácil de ser feita: o investimento feito é subtraído pelo ganho obtido, e o resultado dessa conta é dividido pelo investimento inicial.
Por exemplo, se você fez um investimento de 60 mil reais e teve um ganho de 270 mil, a conta ficaria desse jeito:
ROI = (270.000 – 60.000) / 60.000
ROI = 210.000 / 60.000
ROI = 3,5 x 100
ROI% = 350%
Portanto, podemos concluir que o retorno foi 3,5 maior que o investimento feito. Para transformar esse resultado em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100 para obter o percentual – que seria de 350%. Nesse caso, o seu evento teria contado com um retorno de 350%, o que é ótimo.
Simples, né? Isso serve para cálculos com números tangíveis. Mas e os resultados intangíveis? Como fazemos para mensurá-los e constatá-los? Eles também são muito importantes para entender os resultados de um evento, por isso, entenda a seguir outros elementos que também devem ser observados.
Métricas intangíveis
Existem diversas métricas que podemos usar para calcular os resultados de eventos. As métricas intangíveis são aquelas que não são facilmente calculadas justamente por não retornarem como receita. Neste caso, usamos o ROO (Return On Objectives), que é mais abrangente que o ROI e foca não no retorno financeiro, mas nos outros objetivos traçados no planejamento.
Para entender se você deve usar o ROI ou o ROO na métrica escolhida basta entender do que ela se trata: geralmente o ROI trata do aspecto financeiro e do que gera um retorno em receita. Já o ROO, diz respeito a um objetivo mais intangível mas que, de qualquer forma, também pode ser medido – e é muito importante.
Portanto, os retornos intangíveis dizem respeito a outros objetivos que você estabeleceu no planejamento do seu evento, que não esteja relacionado ao financeiro. Podemos citar um exemplo: você organiza um evento para o seu público cristão e deseja mensurar o número de inscritos vindos das redes sociais. Esse é um retorno intangível. Veja a seguir 3 exemplos e como você pode fazer para conseguir medi-los.
1. Número de leads
Esse é um dado importante para se coletar depois da realização de um evento, e para que esse dado possa ser coletado, é interessante que o organizador disponibilize, por exemplo, um formulário para uma pesquisa pós-evento. Com um formulário de feedback é possível descobrir quem são clientes em potencial e quem não são. Coloque questões para entender se aquele inscrito tem ou não interesse no seu produto, se a resposta for positiva já é possível classificá-lo como lead.
2. Engajamento das redes sociais
Como um objetivo a ser alcançado por marketing, o engajamento nas mídias sociais pode ser responsável por grande parte do número de participantes do evento. Entretanto, para entender se a campanha feita nas redes realmente obteve resultado, é preciso medi-lo. É possível fazer isso criando uma hashtag (#) que o seu público possa reproduzir. Dessa forma, será possível monitorar e visualizar todas as pessoas que fizeram postagens usando a hashtag. Mas, além disso, temos algumas ferramentas que podem auxiliar, como:
- Google Analytics;
- SocialBakers;
- Facebook Analytics (dentro da própria rede);
- Instagram Analytics (oferecido pelo Instagram);
- Collecto;
- SumAll;
- Twitter Analytics (dentro da rede);
- Keyhole.
Entre muitas outras. Com esses indicadores é muito simples entender suas redes, quais ações do seu planejamento performaram bem e merecem ser repetidas. Lembrando que se há algum investimento dentro das redes é possível calculá-lo com o ROI, visto que terá o valor investido e o resultado obtido.
3. Alcance do evento
Entender quem são seus participantes e seus gostos é super importante para poder elaborar uma persona, por exemplo, e aperfeiçoar seus próximos eventos. Para isso, é sempre interessante ter em mãos um relatório geográfico do evento realizado. Ele dará informações de forma que será possível ter uma visão estratégica do alcance do evento. Conseguir esse relatório geográfico nem sempre é uma tarefa fácil, mas é possível ter acesso a esses – e muitos outros dados – com uma plataforma de gestão de eventos.
E-inscrição: todas as informações que você precisa em um só lugar
O E-inscrição é uma plataforma de gestão de cursos e eventos que oferece diversas informações para que você possa organizar seus eventos com precisão e qualidade e ainda consiga calcular o ROI dos eventos, como:
- Relatórios geográficos;
- Relatórios financeiros e de boletos;
- Gestão das inscrições;
- Cancelamento automático de inscrições de boletos não pagos.
Além disso, oferecemos uma gestão completa indo desde a inscrição até o certificado, passando por áreas como financeiro, comunicação e check-in.
Isso facilita o gerenciamento da sua organização e dos seus eventos, visto que a plataforma automatiza diversos processos administrativos e financeiros, liberando tempo para o organizador cuidar de outras questões e não precisar mais fazer todos os processos manualmente.
E o melhor, você pode começar a usar a plataforma GRATUITAMENTE! Para isso, basta clicar no botão abaixo e você será direcionado para a nossa página:
Com o E-inscrição fica muito mais fácil conseguir mensurar todos os resultados para que você possa usar o ROI na gestão dos seus eventos!
Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e não esqueça de se inscrever na nossa newsletter abaixo para receber diversos conteúdos como esses.