Os eventos gastronômicos – sejam feiras, festas ou festivais – são uma alternativa perfeita para quem gosta de passear com a família e amigos e desfrutar de uma boa comida. Esse nicho, inclusive, é bastante interessante e tem grande potencial de crescimento – quem é organizador sabe.
Mas atenção: esse tipo de evento, que sempre é tão dinâmico e divertido, exige certos cuidados especiais – aspectos que você precisa se atentar para evitar problemas e garantir uma experiência completa para os participantes.
Pensando nisso, preparamos dicas especiais para a gestão de eventos gastronômicos, para que você os torne realmente inesquecíveis! Está pronto? Continue conosco.
7 aspectos que não podem faltar em qualquer evento gastronômico
Como todo evento, os eventos gastronômicos também exigem planejamento, organização, gestão de inscrições, divulgação, ações pós-evento, e assim por diante. Mas além de tudo isso, você sabe o que não pode faltar de jeito nenhum nesse tipo de evento?
Em primeiro lugar…
#1 Infraestrutura adequada
Independente da quantidade de inscritos, todo evento gastronômico deve contar com uma infraestrutura adequada, afinal, estamos falando de eventos cuja maior atração é justamente a comida: a cozinha, os equipamentos e toda a aparelhagem são indispensáveis.
No momento de escolher o local do seu evento, atente-se ao espaço: há lugar suficiente para acomodar os chefs e cozinheiros, e também os auxiliares? Há espaço suficiente para acomodar os inscritos? O pessoal da equipe de organização?
Tudo isso deve ser levado em conta antes que você bata o martelo na escolha da estrutura – que, conforme você já descobriu, é um dos aspectos mais importantes na gestão de um evento gastronômico. Leia também: 5 critérios a considerar na hora de escolher um local para o seu evento.
#2 Logística organizada
No momento de abastecer mercadorias, organizar os estoques e assim por diante, contar com uma equipe de logística que garanta controle e organização é outro aspecto fundamental.
Na gestão de um evento gastronômico, caso não haja a organização necessária, a experiência dos participantes pode ser facilmente prejudicada, tendo em vista que qualquer falta, falha ou erro culinário, pode ser uma pedra de tropeço na transmissão de credibilidade.
E quando falamos em alimentação, a situação se torna muito mais delicada.
#3 Pelo menos um nome-referência para atrair os inscritos
Para garantir um evento inesquecível e atrair seu público de interesse, aposte em pelo menos um nome que seja referência no ramo.
Seu evento gastronômico é específico em massas? Comida mexicana? Carnes? Confeitaria? Defina essa questão e então analise o mercado para descobrir quem é o chef que mais encantará os inscritos.
Depois, entre em contato, peça um orçamento, mostre sua proposta e, se o convidado aprovar, trabalhe bem a sua divulgação em cima dele:
- Nas redes sociais;
- No site do seu evento;
- Via e-mail marketing.
#4 Uma trilha sonora!
Em eventos dinâmicos, familiares, divertidos e aconchegantes – como é o caso dos eventos gastronômicos – nada melhor que uma trilha sonora para tornar o ambiente e a experiência dos participantes ainda mais inesquecíveis.
No momento de selecionar as músicas e montar sua playlist, foque em canções que o público conheça, que não sejam “para baixo” demais e que se adequem à atmosfera que você criou – com a cenografia, a identidade visual e afins.
A gente tem umas dicas para você. Corre aqui no nosso artigo: Música para eventos: 6 playlists gratuitas para os mais diversos tipos de eventos e descubra.
#5 Segurança e higiene
Se essa já é uma preocupação em todos os tipos de eventos, imagina na gestão de eventos gastronômicos? E se essa preocupação já era grande antes da pandemia, imagina em um mundo pós-pandemia? Consegue dimensionar a importância da segurança e da higiene nessa modalidade de evento?
Para garantir esses aspectos no seu grande dia, conte com uma equipe de inspeção para estar sempre checando se tudo está em ordem e sob controle, além de uma equipe de limpeza qualificada e todos os EPIs necessários para o pessoal que vai trabalhar na cozinha, na limpeza e no serviço das mesas.
#6 Opções alimentares alternativas
Vegetarianos, veganos, intolerantes à lactose ou ao glúten… diversas são as pessoas que necessitam de opções alimentares alternativas. Para abraçá-los, garanta essa questão no seu evento.
A ação de promover opções alternativas demonstra que você é um organizador atento e que se preocupa com o seu público. Certamente que esse aspecto irá melhorar ainda mais a experiência dos participantes e garantir mais credibilidade para o seu negócio.
#7 Uma plataforma de gestão
Uma plataforma de gestão te ajuda a automatizar processos que antes seriam executados manualmente, além de reduzir o seu tempo de trabalho e te ajudar a tornar todas as etapas do seu evento um verdadeiro sucesso, com excelência.
Mas atenção: escolha bem sua plataforma de gestão. Você precisa de uma ferramenta que permita segurança, privacidade, flexibilidade e facilidade.
E se a gente disser que o E-inscrição tem tudo isso e ainda te oferece a melhor rentabilidade do mercado? Sim! O E-inscrição é a solução que você precisa: somos uma plataforma completa e integrada para você:
- gerenciar inscrições;
- personalizar e emitir certificados digitais;
- gerir as finanças do evento;
- ter uma visão do seu alcance e ainda mapear seus inscritos para conhecer melhor o seu perfil, através de um relatório geográfico;
- automatizar processos;
- ter tudo isso GRATUITAMENTE para eventos sem custos e com uma taxa de apenas 6,9% para eventos pagos.
Precisa de ajuda na gestão do seu evento gastronômico? Conte conosco! Clique no botão abaixo e saiba mais!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Gestão de eventos esportivos: 4 aspectos que não podem faltar