Como a maioria dos organizadores de eventos já sabe, o setor de eventos é um dos mais afetados economicamente pela pandemia da Covid-19. Mas, temos boas notícias no mês de julho: os novos eventos teste em São Paulo.
Inicialmente seriam realizados 10 eventos teste no estado, mas no dia 7 de julho o governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou que aumentarão de 10 para 30 eventos teste e que eles devem acontecer a partir de julho.
Assim como ocorreu em outros países, os eventos serão uma forma de medir a segurança e começar a pensar na retomada do setor no segundo semestre deste ano. Neste artigo falaremos mais detalhes de como funcionarão esses eventos e como serão controlados. Continue lendo!
Afinal, quais eventos serão esses?
Serão, no total, 30 eventos teste no estado de São Paulo, desdobrados em 4 categorias diferentes. Contabilizando:
- 12 eventos de economia criativa;
- 2 eventos esportivos;
- 2 de negócios;
- 14 eventos sociais.
Esses eventos devem ter seu início no dia 17 de julho, em cidades como Santos, Campinas e Serrana, e se estendendo até o final do ano, segundo o G1. A lista dos eventos também já saiu, veja a seguir os eventos que devem fazer parte desse teste:
- Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1;
- Campus Party;
- Feiras de economia criativa no Memorial da América Latina e em Campinas;
- CCXP;
- Oktoberfest;
- 4 shows na Arena Allianz Parque (de música sertaneja, eletrônica e funk);
- 1 concerto;
- SP Arte;
- eventos sociais.
Monitoramento dos eventos teste em São Paulo
Todos os eventos teste que serão realizados em São Paulo a partir do dia 17 de julho serão devidamente monitorados pelo governo do estado.
Os eventos seguirão diversos protocolos de segurança e normas sanitárias rígidas do governo de São Paulo, como capacidade reduzida, entrada apenas para pessoas vacinadas e testadas previamente, sempre exigindo o uso de máscaras e álcool em gel.
Mas os cuidados e o monitoramento não param por aí: todos os participantes dos eventos serão testados também depois do evento e monitorados no período das duas semanas seguintes. Todos os testes realizados, tanto antes quanto depois, serão os de antígeno, com resultado rápido. De acordo com Patrícia Ellen, secretária do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, quem deverá arcar com os custos dos protocolos e as testagens são as próprias organizações que oferecerão os eventos.
Muitas pessoas podem estar se perguntando porque esses eventos teste ocorrerão, mas a resposta é muito simples — e de extrema importância para todos os organizadores de eventos. Entenda mais a seguir:
Por que esses eventos teste vão acontecer?
A resposta é muito simples: os eventos teste visam a retomada na economia no estado de São Paulo e no setor de eventos, visto que foi um dos setores mais afetados durante a pandemia da Covid-19 e perdeu 270 bilhões nesse meio tempo, segundo a CNN Brasil. Isso fez com que 3 milhões de pessoas ficassem desempregadas, desencadeando o desenvolvimento de um projeto de lei que mais tarde seria aprovado pela Câmara.
Trata-se da Lei 14.148, que prevê um auxílio a organizadores de eventos. Para saber mais sobre essa lei e como ela funciona, leia nosso artigo específico clicando na imagem abaixo.
Os eventos teste servirão como guia para o planejamento do segundo semestre deste ano sobre o setor — o que pode significar o retorno dos eventos presenciais, pelo menos em São Paulo. Um acalento e tanto para organizadores de eventos, né?!
Podemos concluir, portanto, que a partir dos resultados dos testes e do acompanhamento que os participantes terão nesses eventos teste, o governo de São Paulo definirá como será o segundo semestre de 2021 para o setor de eventos e pensará em uma retomada na economia.
Retorno do setor de eventos
Qualquer organizador de eventos que estiver lendo este artigo provavelmente pensará: ok, mas qual é o primeiro passo se os eventos realmente retornarem? Bom, primeiramente pensar em todas as medidas de segurança necessárias para que nenhum dos seus inscritos adoeça por falta de cuidados. Portanto, pense sempre na:
- Higienização do local;
- Exigência do uso de máscaras e álcool em gel;
- Local onde realmente possa ser praticado o distanciamento social, como no Gramado Summit;
- Testagem rápida antes do evento;
- Mostre em sua divulgação todos os cuidados que serão tomados antes e durante o evento, isso pode tranquilizar muitas pessoas e trazer mais inscritos.
Além disso, os organizadores de eventos podem pensar em possibilidades como os eventos híbridos em um primeiro momento. Para saber mais sobre eventos híbridos, clique aqui.
Faça um planejamento estratégico para que os seus eventos sejam um sucesso. Para isso, muitas vezes é interessante usar uma metodologia, como a Scrum. Mas não esqueça da parte mais importante: ter uma ferramenta de gestão de eventos.
Uma ferramenta de gestão de eventos pode otimizar o trabalho manual dos organizadores de eventos e fazer com que remanejem seu tempo para tarefas mais urgentes e intransferíveis.
E-inscrição: a gestão de eventos ideal
O E-inscrição é a plataforma de gestão de cursos e eventos que oferece o gerenciamento completo para o seu evento: desde a inscrição até o certificado, passando pela comunicação, financeiro e check-in.
Conosco você reduz o tempo cuidando de questões como inscrições e administração do financeiro, visto que tudo isso é feito pela própria plataforma. E não somos nós que estamos dizendo isso não, viu? São nossos clientes! Para saber mais sobre o que eles pensam e dizem sobre a plataforma, clique aqui e leia nossos cases de sucesso.
Oferecemos diversas funcionalidades aos nossos clientes, tais como:
- Formulários personalizados;
- Inscrições online;
- Diversos relatórios que situam os organizadores;
- Comunicação com os inscritos através da própria plataforma;
- Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos selecionados;
- Formas de pagamento aos seus inscritos;
- Pagamento fácil e seguro: processo seguro e 100% integrado com criptografia avançada + PCI Compliance;
- Emissão de certificados
E muito mais! Somos uma plataforma aprovada pelo mercado: já foram mais de 1,5 milhão de inscrições feitas por mais de 16 mil organizações. Junte-se ao E-inscrição para realizar eventos de sucesso clicando no botão abaixo.
Gostou deste artigo? Deixe um comentário e não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter abaixo para ficar por dentro de conteúdos como estes.