Criar um crowdfunding para eventos exige criatividade e bastante dedicação. De fato, lançar uma campanha voltada ao público gospel representa uma proposta diferenciada em um universo de possibilidades porque a comunidade evangélica é extremamente participativa em atividades religiosas com conteúdo agregador.
Não importa qual seja o segmento de sua ação, torna-se necessário montar um planejamento detalhado e estudar o terreno antes de escolher a melhor estratégia. Para isso, você deve conhecer a fundo como funcionam as campanhas on-line com a intenção de ganhar a confiança dos colaboradores.
Quer saber mais? Vamos mostrar como montar um trabalho eficiente e interessante no mundo virtual. Acompanhe.
Crie um bom projeto
O primeiro passo para atrair o interesse do público no universo virtual é criar um bom projeto. De nada adianta ter toda a estrutura no papel se você não souber colocar em prática. Por isso, tenha foco no planejamento e saiba exatamente qual o caminho necessário para realizar o evento gospel.
Como o processo de crowdfunding para eventos tem várias etapas, o ideal é detalhar a estratégia com antecedência. O diferencial está em conhecer os pontos fortes da programação escolhida com a intenção de aumentar a credibilidade do financiamento.
Quanto mais informações forem divulgadas, certamente maior será o número de contribuições diretas. Crie um relacionamento transparente durante o período da campanha e busque diversas maneiras de estimular o engajamento em longo prazo. A partir de argumentos válidos, o alcance da meta se torna apenas questão de tempo.
Planeje o orçamento
O financiamento coletivo precisa de um valor específico para ser inscrito na plataforma. Ou seja: você deve ter um orçamento completo para compreender o que é necessário na hora de realizar o evento evangélico e estabelecer a quantia oficial. A meta deve ser condizente com o tamanho do projeto e as descrições de como o valor será utilizado.
Monte um cronograma passo a passo, que seja coerente com os serviços oferecidos na ação. Escolha, primeiramente, o local, as atrações, a alimentação, os fornecedores, a equipe de apoio e a logística de segurança. Só assim os potenciais participantes se sentem como parte importante do projeto ao acompanhar todas as etapas. O segredo é mostrar o quanto a ajuda de cada pessoa faz diferença.
Escolha a plataforma adequada
A escolha da plataforma é uma peça-chave para o sucesso do financiamento coletivo. Saiba que um site especializado em crowdfunding deve ajudar o produtor do evento em diversas questões para criar uma campanha impactante. Existe, também, um sistema de proteção que garante a segurança dos colaboradores em modalidades acessíveis.
Obviamente, qualquer pessoa deseja se sentir protegida no momento de colaborar com uma campanha em que acredita. Sendo assim, o modelo se mostra muito democrático, já que todos podem criar projetos e usar o poder de uma boa divulgação para tirar o orçamento do zero.
No entanto, antes de começar o trabalho, é interessante estudar bem o ambiente e o engajamento do público gospel nesse tipo de campanha. Veja aqui as plataformas mais usadas atualmente:
Catarse
Foi o primeiro site especializado em financiamento coletivo no Brasil. Está aberto a qualquer tipo de projeto e oferece uma estrutura completa para orientar o produtor a alcançar seus objetivos.
Kickstarter
A plataforma americana reúne mais de 380 mil propostas de sucesso ao redor do mundo e muita popularidade entre os internautas.
Kickante
Uma das mais famosas no Brasil, a plataforma permite que os criadores dos projetos retirem o dinheiro doado também quando não alcançam a meta.
Queremos!
Com o foco em eventos de entretenimento, a plataforma é muito procurada por quem deseja promover shows de suas bandas preferidas. Os usuários vão desde fãs até produtores envolvidos no cenário artístico.
Mobilize
Ferramenta originada do Facebook. Ajuda a promover as campanhas com um aplicativo repleto de interações virtuais.
Monte um cronograma de divulgação
A forma como o seu evento gospel será divulgado é o que determina o nível de interesse dos colaboradores. Afinal, o público cristão costuma ser extremamente participativo em tudo o que envolve sua comunidade religiosa.
Como todo o segmento do financiamento coletivo gira em torno das mídias digitais, você precisa montar um cronograma que siga essa linha de comunicação. Estude bem esse universo para encontrar a linguagem adequada e procure conteúdos relevantes. Mais do que ganhar compartilhamentos, torna-se necessário medir o engajamento para mensurar onde a sua proposta pode chegar.
A vantagem de ganhar apelo nas redes sociais é que todos os doadores podem indicar ao seu ciclo de amigos de maneira eficiente. Pode até não parecer à primeira vista, mas o “boca a boca virtual” se direciona rapidamente e aumenta as chances de alcançar a quantia estimada no financiamento.
Recompense os participantes
Se você já participou de algum financiamento coletivo, sabe que existem cotas de doações em que os colaboradores são recompensados de acordo com o valor investido. Pois bem, a criatividade envolvida nesse processo representa um verdadeiro divisor de águas na hora de escolher qual campanha ajudar.
Essa parte costuma ser a mais interessante do crowdfunding, já que todos saem satisfeitos no final. Para se destacar da concorrência virtual, você precisa fugir do comum e mostrar o quanto conhece os interesses do público gospel.
Caso seja possível, dê preferência aos produtos personalizados que agregam valor à experiência. Tudo deve ter referências ao evento e ser uma espécie de “lojinha de brindes” exclusivos. Conheça opções de recompensas:
-
camisetas temáticas do evento;
-
artigos raros do artista ou palestrante envolvido;
-
material autografado;
-
blocos de notas para usar durante o evento;
-
carregadores portáteis;
-
canecas com artigos bíblicos;
-
acessórios temáticos;
-
pacote de fotos instantâneas.
Não esqueça que o seu papel envolve surpreender no conteúdo. Por mais que as recompensas sejam importantes, o cronograma do grande dia deve ser seu carro-chefe para garantir engajamento.
Pronto! Agora você já sabe como criar crowdfunding para eventos. O melhor caminho é explorar algo inusitado no segmento gospel. Claro que não precisa ser uma temática completamente inédita, porém a forma de abordar algo em perspectiva inovadora impulsiona o financiamento coletivo.
Gostou das informações deste artigo? Então, deixe o seu comentário no texto e conte-nos suas experiências com esse tipo de campanha.
Você já possui uma plataforma de gestão de eventos como ferramenta para facilitar toda a organização e criar uma experiência única e positiva para os participantes?
Já conhece a E-inscrição? Somos uma plataforma sem custos para eventos gratuitos, e para eventos pagos, é possível sacar os pagamentos das inscrições diretamente para uma conta bancária, sem complicações ou burocracias!
Não perca tempo e clique no botão abaixo para se cadastrar!